“Cliente bom é cliente que volta”, poderia dizer qualquer vendedor mais experiente.
Fidelizar a clientela é uma das formas de medir o quão bom foram os contatos anteriores entre o vendedor e o comprador, é sinal de um trabalho de venda criativa bem feito.
Sem contar que a fidelização é uma das dicas para vendedores que querem bater suas metas mais importantes. 😀
Não esqueça também de mostrar-se sempre disponível para o seu cliente e estar atento às novas tecnologias em vendas que são cada vez mais importantes no atendimento ao cliente.
Neste post do Blog Super Vendedores vamos abordar 3 técnicas para que a retenção de seus clientes seja boa. Vamos a elas:
1ª técnica:
Entender o seu cliente é uma ação importante e não importa sobre qual etapa do processo de vendas estamos falando.
Se o foco é fidelização do cliente, é claro, isso não é diferente. 😉
Sabemos que o fluxo de caixa impede muitas vezes que contratos sejam assinados para serviços que se iniciam naquele mesmo momento.
Pode não haver dinheiro em caixa naquela data, mas nada impede que haja dali a um ou dois meses.
Mostre para o cliente que você entende este problema e proponha assinar o contrato já, mas iniciar o trabalho após 1 ou 2 meses para se encaixar no fluxo de caixa.
Trabalhe sempre em consonância com a realidade do cliente, este entendimento pode te tornar um parceiro de trabalho e isso é essencial quando falamos sobre a retenção de clientes.
2ª técnica:
Mais uma vez: precisamos trabalhar dentro da realidade de cada cliente, compreendendo os problemas e apresentando as soluções.
Imagine um cliente que não tem grande verba, mas depende de vendedores para girar o estoque e aumentar o faturamento.
Talvez ele tenha dificuldades em orçar pagamentos mensais, mas pode atrelar o seu pagamento de comissões a resultados semanais. Pode ser uma boa saída tanto para ele quanto para você.
Outras formas de pagamento podem ser sugeridas, afinal você é o vendedor do seu serviço.
Criatividade para vender o seu trabalho pode ser fundamental para garantir novos jobs com o mesmo cliente.
3ª técnica:
Você conhece o conceito de intermediação? Na prática significa que o vendedor coloca o cliente diretamente em contato com o fornecedor e, é claro, recebe uma comissão por isso.
Pode ser um excelente negócio uma vez que:
- O fornecedor não precisa colocar seu próprio time de vendedores na rua, reduzindo custos;
- O vendedor não precisa se preocupar com a logística da entrega, o que também reduz custos;
- O comprador terá um preço melhor, uma vez que os custos nas etapas anteriores também foram reduzidos.
Sabemos que vendedores que apresentam melhores preços por meio de venda criativa, tendem a fidelizar o cliente.
Pesquise sobre o tema e ofereça essa solução aos seus clientes.
É uma forma de venda na qual todos ganham.
Existem inúmeras outras formas de venda criativa e aqui no blog Supervendedores você pode encontrá-las.
Continue navegando e boas vendas!