Os processos de negociações na área de vendas podem ser duros e cansativos a tal ponto que afasta muita gente desta profissão.
Realmente não é fácil se sentar à mesa para um verdadeiro embate de ideias e objetivos, ainda mais quando o cliente não é um parceiro de negócios.
Saber ceder em alguns momentos e impor condições em outros é uma arte que pode ser alcançada conhecendo técnicas de negociação e argumentação.
Ainda que você tenha estas técnicas, é necessário um felling todo especial, é preciso sentir os ânimos durante as fases do processo de negociação para fechar o melhor negócio.
Quando você está no controle e impõe (ainda que subjetivamente) as formas de negociação, suas chances de sucesso na venda crescem bastante.
O blog SuperVendedores preparou para o post de hoje quatro regras para que você se mantenha no controle durante todas as fases do processo de negociação. Vamos a elas!
Regra 1- Respire e medite antes de entrar na negociação
Em outras palavras, mantenha a calma! 😀
Depois que você já estudou bem o seu cliente e o negócio dele, tire um tempo para se concentrar.
Ouça uma música que você gosta, converse com um amigo ou familiar, procure uma atividade que lhe acalme e agrade.
Sentar-se à mesa de negociações se sentindo bem consigo mesmo pode render resultados muito melhores.
Regra 2 – Inicie a negociação, fique frio e mantenha-se calmo
Tente conduzir o processo. A sua argumentação e o seu poder de persuasão tem que ser expostos com toda a tranquilidade que a situação permitir.
No entanto, saiba ouvir o lado do seu cliente e esteja preparado para possíveis mudanças de rota ocasionadas pelo o que for dito por ele.
Outra dica interessante é analisar a postura do seu interlocutor e procurar fazer uma leitura corporal correta de como ele está se sentindo durante a negociação.
Essa leitura lhe dará subsídios para encontrar as melhores argumentações.
Regra 3 – Use a lógica para negociar
O seu enredo está sendo montado para que o cliente consiga enxergar o quão importante é o produto que está sendo negociado.
Cada passo da sua argumentação será mais uma pedra a pavimentar o caminho para que o cliente, ao fim das negociações, diga: “ok, o seu produto representa valor para mim”.
Monte um plano de argumentação para que, através da lógica, você consiga levá-lo a esta conclusão.
Regra 4 – Esteja no seu terreno
Você deve conhecer o seu produto melhor do que ninguém.
Quais são os benefícios que um determinado cliente vai ter ao adquiri-lo? Por que o seu produto vai agregar valor ao negócio do seu cliente?
O plano argumentativo citado na regra anterior é o fio condutor que vai levar a um objetivo final: o entendimento da importância do produto e o fechamento da venda.
Este é o seu terreno!!! 😉
Se a negociação se desviar dele, tente trazê-lo de volta.
Experimente as regras, mantenha-se no controle das negociações e melhore as suas vendas!
Até a próxima!!!