Não importa se você é um gestor ou um membro de equipe comercial, ou mesmo o quão bons foram seus resultados nos últimos meses.
Saiba que é sempre possível vender mais e melhor! Para isso, a dica é conhecer boas técnicas de produtividade em vendas e colocá-las em prática.
Acompanhe o artigo de hoje, entenda a relação entre produtividade da equipe comercial e os resultados e tenha sucesso!
1 – Conheça o funil de vendas!
Entender o processo no qual você, profissional da área comercial, está envolvido é fundamental para obter melhores resultados dentro deste ramo.
O funil de vendas é uma das técnicas de produtividade em vendas consideradas importantíssimas. Portanto, você precisa desse conhecimento.
Basicamente, o funil de vendas começa com uma grande quantidade de clientes com potencial para fechar o negócio (boca do funil) e a partir de então o processo passa por fases.
Contudo, muitas destas oportunidades se perdem no decorrer do caminho e apenas algumas delas chegam ao fim do funil, completando o processo e efetuando a compra.
Com isso, é conhecido por funil de vendas ou pipeline de vendas.
Como a produtividade pode aumentar as vendas? Com conhecimento!
2 – Saiba quais são os quatro pilares da produtividade em vendas!
Os pilares também estão entre as técnicas de produtividade em vendas. Essa é mais uma dica para que você entenda os processos empregados em um empreendimento com fins comerciais.
Aqui o importante é entender que uma boa venda tem quatro pilares. Quando eles estão bem construídos, facilitam a busca por produtividade. Os pilares são:
- Pessoas
- Processos
- Gestão
- Tecnologia
3- Faça o melhor uso da tecnologia!
A tecnologia tem que ser parceira das técnicas de produtividade em vendas.
Quanto tempo você gasta respondendo e-mails no seu emprego? Quanto você gasta em redes sociais? Estes recursos aumentam ou reduzem a sua concentração? Esta disponibilidade de recursos (financeiros e de tempo) o ajuda a obter melhores resultados?
Saiba como responder essas perguntas e busque as soluções para tornar a tecnologia realmente uma parceira do seu trabalho.
Busque conhecer os CRMs de vendas que possibilitam um aumento da produtividade em vendas, auxiliando o profissional desde a prospecção até o fechamento do negócio.
4 – Busque a objetividade nas reuniões
Uma reunião interminável e que não chega a nenhuma conclusão é uma perda de tempo incrível e totalmente contrária ao que entendemos como técnicas de produtividade em vendas.
Para obter mais e melhores resultados, não aceite reuniões que não tenham agendas pré-definidas.
Então, ao perceber que o assunto não precisa de uma reunião para ser resolvido, busque as soluções mais rápidas.
Às vezes uma ligação de alguns minutos pode resolver mais do que uma reunião de uma hora.
5 – Saiba cada vez mais sobre o assunto
Não descarte, mesmo que você seja um ótimo vendedor, a possibilidade de aprender mais – essa é uma técnica importantíssima. Cursos, livros, blogs, palestras e discussões sobre o comércio com outros profissionais podem fazer mais pela produtividade em vendas do que você pensa!