Hoje em dia, com a concorrência acirrada e com produtos e serviços a preços similares, está cada vez mais difícil não apenas atrair, mas manter clientes. Especialistas de marketing são categóricos em afirmar que é muito mais caro atrair clientes do que mantê-los.
No artigo de hoje, vamos entender o que fazer para que seu cliente volte a comprar em sua empresa!
Atualmente, quando entro nos estabelecimentos percebo que recebo o “feijão com arroz”, às vezes nem isso.
Estou me referindo ao atendimento simples, ao atendente que fala um “bom dia” sem entusiasmo, não olha nos olhos e não agradece. Infelizmente, isso ainda acontece na maioria dos estabelecimentos.
E por que não oferecer alguma cortesia para aquele que é o principal personagem do nosso negócio, o CLIENTE?
Sendo assim, precisamos ter em mente o seguinte questionamento: quando o cliente sair do meu estabelecimento, o que lhe terei dado para que volte? Para tê-lo de volta, precisamos ser diferentes. Já não aguentamos mais ouvir o termo: “Posso ajudar?”.
Não que esteja errado, mas por que não mudar, inovar?
Apresentar-se e dizer: “É um prazer recebê-lo e estou à disposição caso precise” é um bom exemplo.
Não entendo o motivo pelo qual os seguranças das lojas, mercados e outros estabelecimentos ainda precisam estar carrancudos. É necessário mudar isso, pois ele é a primeira pessoa com quem seu cliente terá contato. Sendo assim, peça a ele que sorria para o cliente e que o cumprimente com entusiasmo.
Isso fará com que seu cliente comente com outras pessoas sobre a simpatia e boa vontade dos colaboradores.
Sabe por quê? Porque não estamos acostumados com esse tipo de comportamento por parte dos seguranças.
Se um casal entrar no seu restaurante, bar ou padaria, o recepcionista ou garçom escutar que esse casal está comemorando aniversário de namoro ou de casamento, por que não oferecer uma sobremesa ou um bolo gratuito?
Eles ficarão agradecidos e comentarão com outras pessoas.
Se uma cliente entrou no seu salão de beleza com o cabelo “detonado” devido a um erro de outro salão, arrume-o e não cobre nada.
Apenas diga: “Esse trabalho será por conta do salão, você já teve gastos com isso, sem contar o estresse que passou.
Transforme um problema em solução para encantar o seu cliente.
Dê um brinde para que o cliente se lembre de você, como um calendário com ímã de geladeira, por exemplo, todos gostam. Assim, sempre que a pessoa abrir a geladeira, verá o nome de sua empresa.
Se for uma loja, faça uma sacola bonita com o nome de sua empresa. Sendo uma sacola resistente, a pessoa poderá usar muitas vezes e, com isso, fará gratuitamente a propaganda de sua empresa.
Ofereça água, café, chá e bolo para seus clientes, e coloque música ambiente de acordo com seu público-alvo. Leve seu cliente até a porta, e diga: “obrigado!”. São as pequenas gentilezas que fazem a diferença.
Saiba fazer o marketing boca a boca positivo. Não custa nada, mas requer atenção e muita dedicação àquele que é essencial em qualquer negócio: o nosso amado CLIENTE! E lembre-se: A primeira impressão precisa ser positiva! ;D