“Prove Seu Valor Para a Empresa e Você Será Uma Pessoa de Valor e Referência Para a Sociedade” é um artigo que sugere diversas formas de ser reconhecido e vencer neste mercado competitivo!
Muitas vezes executivos e colaboradores são extremamente prejudicados por diversas razões, entre elas, burocracia, arrogância, distância física e interpessoal da alta diretoria, planejamento inadequado, visão de investimentos de curto prazo, recursos e habilidades inadequadas, equipes comerciais medíocres, seu mercado entrando em disrupção, entre outros.
Fracassos aparentemente inexplicáveis ocorrem em setores que progridem com rapidez e nos que caminham lentamente; nos que têm por base tecnologias eletrônicas, e também nos que se alicerçam em tecnologias químicas, mecânicas; nos setores de manufatura, varejo e serviços…
Hoje ninguém mais escapa das consequências da mudança.
Porém, este conteúdo te levará a reflexões importantes e produtivas para a sua carreira.
Embora a maioria dos executivos e gerentes sintam que são mais valorizados hoje do que há alguns anos pelas pessoas para quem trabalham, seu valor ainda pode ser aumentado.
É mais provável que as pessoas altamente valorizadas sejam as primeiras a serem consideradas para avançar na carreira ou para assumir algumas das melhores funções na empresa.
E, durante os tempos difíceis, é mais provável que as pessoas altamente valorizadas e estimadas nas suas relações interpessoais não sejam os primeiros alvos de redução de quadro pessoal.
Entre as ideias claras a respeito do que aumentaria seu valor aos olhos dos chefes ou investidores, no topo da lista, o que talvez surpreenda, está o aumento de receita, o que leva de volta a um dos conceitos fundamentais do gerenciamento eficaz: LUCRO e foco nos resultados.
Não há mais aquilo que eu denomino “leveza” no mundo do trabalho…
As palavras de ordem são: comprometimento, atitude, força de vontade, entrega de trabalho intenso e inteligente, cooperação, lealdade e resultados pessoais de curto, médio e longo prazo, gerando satisfação para as equipes e para a sociedade.
Quando os departamentos e empresas determinam o verdadeiro valor que fornecem aos olhos, assim como na percepção e experiência de uso do cliente, isso apresenta uma oportunidade para que você alinhe com o seu valor.
E para que isso aconteça, comece fazendo as seguintes perguntas que envolvem VOCÊ:
- O que você tem planejado para os próximos seis meses?
- Como acredita ter sido o seu desempenho nos últimos seis meses?
- O que você está fazendo agora para elevar o seu valor e a lucratividade da sua empresa, e que apenas você tem capacidade para conduzir seja através da sua liderança ou através de seu conhecimento?
- Você exerce influência sobre as equipes em sua empresa?
- Você é uma referência para seu mercado comprador?
Agora, responda às seguintes perguntas sob a visão da EMPRESA:
- Sua empresa é a primeira opção de compra do seu cliente quando ele precisa de uma solução completa em relação aos problemas que ele tem?
- Que serviços o seu cliente valoriza e paga sem reclamar? Ou ele insiste em renegociações e obtenção de descontos a todo o momento?
- Como sua empresa trata os processos e as equipes de vendas? Com profissionalismo e zelo, ou como um “mal necessário”?
- Qual a percepção de seus melhores clientes em relação a marca? Eles reconhecem que a empresa possui uma equipe qualificada no atendimento?
- Seus concorrentes o veem como uma ameaça? A reputação das lideranças, equipes e domínio técnico são pontos fortes da empresa?
- As equipes de desenvolvimento estão trabalhando não só no desenvolvimento tecnológico, mas em um processo e produto que possa garantir a existência da empresa daqui a 5 anos? O que está sendo planejado para que não sofram disrupção?
- Qual foi a última inovação? Ela gerou ganho de imagem e aumentou a lucratividade?
- E o que não deu certo? Realizaram uma análise dos erros e barreiras afim de evitar novos prejuízos e investimentos desnecessários?
- O que, quais produtos e quais equipes geram maior receita para a sua empresa?
- Quanto tempo você acredita que a sua empresa existirá no mercado, independentemente de ter prejuízos ou estar com grande lucratividade?
Perceba que o número de questões e a maior preocupação e complexidade das respostas se volta para as necessidades dos clientes e do mercado, e as questões internas da empresa acabam ficando para segundo plano, independente de que parte do mundo a sua empresa esteja situada.
Com isso, seja você o fator de mudança e o tomador das iniciativas. Jamais espere que a empresa “pegue na sua mão” e o conduza para as ações…
Pois esse tempo já foi extinto!
Os empregos não são eternos, mas independente disso, tenha a atitude de evoluir e gerar resultados positivos sempre, pois a última impressão é a que fica.
As 12 Maneiras de Ser Mais Valorizado na sua Organização (por ordem de importância segundo pesquisas)
- Aumentar a receita
- Fazer mais com menos
- Comprar bem
- Aumentar o lucro
- Cortar custos
- Fornecer ideias criativas
- Assumir mais responsabilidades sem necessariamente ter aumento de salário (pelo menos por um período curto de tempo)
- Colaborar mais no sucesso de outras equipes ligadas ou não a seu “departamento”
- Compartilhar informações com os estrategistas da empresa para que possam projetar cenários e ações afim de evitar ou amenizar a disrupção, ou ser pego de surpresa pelos concorrentes
- Passar mais tempo com os clientes e transformar tanto o atendimento, como o pós venda em resultados positivos e distribuição de lucro a todas as equipes participantes
- Assumir o desenvolvimento de sua própria carreira
- Fazer seu superior parecer bom, e o superior dele melhor ainda… Pois toda a imagem que o mercado tiver de ambos refletirá diretamente na sua evolução pessoal, profissional e financeira.
Empresa não é casa de caridade e precisa dar lucro pois o lucro é a semente do amanhã!
Por isso, é fundamental compararmos e medirmos nosso desempenho e o desempenho de nossas equipes, tendo consciência de que nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!
E tem mais: nas regras da administração não existe remorso ou coração. Você entra em uma empresa para fazer a diferença somando nos resultados, ou você está fora…
Seja bem-vindo ao fabuloso mundo dos negócios!
Logo, COMPROMETIMENTO e LEALDADE são as regras universais de evolução do líder, do empresário, do gestor, assim também como para seus liderados!
Pois quem fica no emprego apenas pelo dinheiro perdeu a esperança de que algo mais é possível e será questão de tempo para essa pessoa perder a autoestima e começar a arruinar a si, sua equipe, seus clientes e a empresa que trabalha.
Guarde para sempre a minha última mensagem deste artigo, e estará sempre na vanguarda se praticá-la:
* O termo “disrupção” foi cunhado pelo professor de Harvard, Clayton Christensen. Ele é usado para descrever inovações que oferecem produtos e serviços acessíveis e criam um novo mercado de consumidores, desestabilizando as empresas que eram líderes no setor.
Tenha um fabuloso dia hoje e sempre… Pois o MERCADO é do TAMANHO de sua IMAGINAÇÃO.
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