Entrevista com Franco Junior – Como Aumentar seu Poder de Comunicação e Vender Mais!

Na entrevista de hoje, converso com Franco Junior, palestrante, jornalista e especialista em comunicação oral. O Franco realiza treinamentos de profissionais liberais e executivos de alto nível e forma, anualmente, centenas de alunos. Tenho absoluta certeza que você vai ter inúmeras ferramentas para melhorar sua comunicação com os clientes e aumentar seus resultados. Portanto, não perca tempo e assista a entrevista “Franco Junior – Como Aumentar seu Poder de Comunicação e Vender Mais!

Assista a Entrevista com Franco Junior:

1-) Qual a importância da COMUNICAÇÃO para um Vendedor?

Em vendas é de extrema importância que o vendedor conheça absolutamente tudo sobre o produto, saiba técnicas de vendas, fechamento e condições de mercado. Mas é fundamental que o vendedor saiba apresentar da maneira correta a sua mensagem e transmita os BENEFÍCIOS que o cliente terá em obter o produto ou serviço, tudo isso com muito entusiasmo e energia.

A comunicação é essencial para um bom vendedor para que o cliente se sinta bem no momento da negociação e que assim o vendedor possa fidelizar o cliente.

A comunicação é essencial para um bom vendedor para que o cliente se sinta bem no momento da negociação e que assim o vendedor possa fidelizar o cliente.

2-) Qual a importância do CORPO (Gestos, Palavras e Voz)?

Toda vez que nós nos comunicamos em qualquer situação o impacto da nossa comunicação chega até o ouvinte através de palavras, tom de voz e gestos.

Existem duas formas de comunicação quando nós falamos: a verbal que são palavras que faladas e a não verbal que são os gestos, a expressão facial, as mãos, os braços e etc.

Existem duas formas de comunicação quando nós falamos: a verbal que são palavras que faladas e a não verbal que são os gestos, a expressão facial, as mãos, os braços e etc.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia diz que:

7% do impacto da venda acontece através das palavras faladas pelos vendedores. Com as palavras, você pode mostrar para o consumidor como aquele produto ou serviço vai resolver o problema da vida dele.

Ao invés de falar todo o conhecimento técnico do produto, só fale algo mais aprofundado quando você perceber que o cliente que está ali, na sua frente, tem também o mesmo conhecimento técnico que você.

Escolhas palavras que seu consumidor entenda. Dê exemplos do produto ou serviço sendo usado no dia-a-dia dele e, principalmente, mostre como seu produto ou serviço vai ajudar seu cliente a resolver um problema, essa é a função das palavras.

38% do impacto das vendas acontece através do tom de voz! Passe entusiasmo ao falar. Confira duas dicas para você saber trabalhar bem seu tom de voz:

A – Alterne o Timbre e a Velocidade de Voz:

Quando você estiver prestes a falar algo muito importante sobre seu produto, diminua sua velocidade de fala e seu tom de voz. Essa técnica vai ativar o cérebro do cliente para prestar mais atenção e que aquela informação é importante. Isso vai provocar um momento de reflexão na cabeça do seu cliente.

B – Fechamento de Venda Acelerado:

No momento do fechamento da venda aumente sua velocidade de fala e suba para o agudo seu tom de voz, nesse momento você provoca a euforia, o entusiasmo na cabeça do seu cliente. É claro que sempre vai depender do seu objetivo na negociação.

55% através dos gestos e fisionomia. Isso nos mostra a importância que os gestos têm no processo de vendas, porque impacta diretamente a percepção do seu cliente!

Porém, muito cuidado com os gestos que contradizem aquilo que você fala, pois ele tem um impacto de 55% contra apenas 7% que as palavras têm.

Universidade da Califórnia diz que 7% do impacto da venda acontece através das palavras faladas, 38% do impacto das vendas acontece através do tom de voz e 55% através dos gesto e fisionomia.

3-) Qual a diferença na COMUNICAÇÃO entre quem vende por telefone e quem vende pessoalmente?

Aqui vale a pena você destacar os PRÓS e CONTRAS de cada modalidade, reforçando o peso do corpo que existe quando estamos na frente do cliente.

Quando você estiver ao telefone, imagine que você está frente a frente com o cliente. Portanto, use os mesmos gestos que você usaria se estivesse conversando com ele pessoalmente.

Tenha ABSOLUTA CERTEZA que o cliente vai sentir a diferença. Cada voz é única e ela leva a nossa psicodinâmica, ou seja, o psicológico dos nossos gestos. E atenção: mantenha contato visual.

4-) Como um profissional de vendas pode planejar a comunicação com o cliente?

Primeiramente, precisamos entender que a comunicação é tão importante quanto a técnica de vendas. Portanto, você tem que se preparar para uma boa comunicação em vendas.

a comunicação é tão importante quanto a técnica de vendas. Portanto, você tem que se preparar para uma boa comunicação em vendas.

E essa preparação pode ser feita através de treinos, na frente do espelho por exemplo. Avalie como você está gesticulando, veja e analise se seus gestos não estão contradizendo aquilo que você está falando.

Para finalizar, coloque seus objetivos no papel e trace uma técnica para cada item e, depois, treine e treine e treine na frente do espelho até virar uma ação automática do seu corpo!

5-) Como fazer uma boa apresentação de vendas?

Comece a sua fala mostrando para o seu cliente qual o problema que aquele produto ou que aquele serviço vai resolver na vida dele.

A palavra “IMAGINE” pode mudar completamente o humor do seu cliente em relação ao que você está falando. Quando você faz com que ele imagine uma situação com o produto você tira ele daquele local e leva-o para o lugar onde vai ser usado aquele produto e faz com que ele imagine a venda já efetivada.

Você também pode perceber se naquele momento o consumidor está cinestésico, visual ou auditivo, assim você pode caminhar com a sua comunicação para agradar mais o seu cliente.

Para entender melhor sobre PNL e perfil predominante, acesse os seguintes artigos:

Por exemplo, se ele está mais visual, utilize palavras visuais, faça com que ele crie imagens na cabeça, se ele está mais auditivo utilize palavras que agucem a parte auditiva, utilize as palavras “ouça o que eu vou falar”. Se seu cliente esta mais cinestésico utilize palavras que lembre as sensações (uma cadeira pode ser confortável e macia).

Entrevista com Fernando Augusto – O Que é PNL e Como Aplicar em Vendas!
Entrevista com Marcos Sousa – PNL Aplicado a Vendas: os 5C’s da Venda
Entrevista com Anderson Tamborin – Micro Expressões – Parte 1
Entrevista com Anderson Tamborin – Micro Expressões – Parte 2
Marcos Sousa – Como Conquistar a confiança do seu Cliente em Até 5 Minutos!

Planeje cada uma dessas situações, treine como você agiria na com cada tipo de cliente!

Resumindo: Franco Junior – Como Aumentar seu Poder de Comunicação e Vender Mais!

Em vendas é de extrema importância que o vendedor conheça absolutamente tudo sobre o produto, saiba técnicas de vendas, fechamento e condições de mercado. Mas é fundamental que o vendedor saiba apresentar da maneira correta a sua mensagem e transmita os BENEFÍCIOS que o cliente terá em obter o produto ou serviço, tudo isso com muito entusiasmo e energia.

Apenas 7% do impacto da venda acontece através das palavras faladas pelos vendedores. Com as palavras, você pode mostrar para o consumidor como aquele produto ou serviço vai resolver o problema da vida dele. Já 38% do impacto das vendas acontece através do tom de voz! Portanto, passe entusiasmo ao falar. E para finalizar a conta, 55% através dos gestos e fisionomia. Isso nos mostra a importância que os gestos têm no processo de vendas, porque impacta diretamente a percepção do seu cliente!

Quando você trabalha muito por telefone, uma das melhores técnicas é você imaginar que está frente a frente com o cliente. Sendo assim, use os mesmos gestos que você usaria se estivesse conversando com ele pessoalmente. Tenha ABSOLUTA CERTEZA que o cliente vai sentir a diferença. Cada voz é única e ela leva a nossa psicodinâmica, ou seja, o psicológico dos nossos gestos. E atenção: mantenha contato visual.

Precisamos entender que a comunicação é tão importante quanto a técnica de vendas. Portanto, você tem que se preparar para uma boa comunicação em vendas. E essa preparação pode ser feita através de treinos, na frente do espelho por exemplo.

Para fazer uma boa apresentação de vendas, comece a sua fala mostrando para o seu cliente qual o problema que aquele produto ou que aquele serviço vai resolver na vida dele. Use com cuidado a palavra IMAGINE e alterne o timbre de voz sempre que quiser dar ênfase a conversa. Quando estiver no fechamento, aumente sua velocidade de fala e suba para o agudo seu tom de voz, nesse momento você provoca a euforia, o entusiasmo na cabeça do seu cliente.

Para finalizar, nunca se esqueça de planejar sua comunicação ANTES da reunião ou da ligação com o cliente e treine como você agiria na com cada tipo de cliente!

Boas vendas, um forte abraço e SUCESSO!