Entrevista com Lúcia Alves – Mulheres PODEROSAS! Como se Transformar em uma SuperVendedora!

Na entrevista de hoje, conversei com a Lúcia Alves, que ja trabalhou como vendedora, coordenadora, gerente e diretora de Marketing e Vendas! Atualmente, é consultora, palestrante e trabalha com desenvolvimento de profissionais, principalmente com mulheres! E o mais interessante do bate-papo é o tema: Mulheres PODEROSAS! Como se Transformar em uma SuperVendedora! Confira na integra!

Assista a Entrevista com a Lúcia Alves:

Quais são as diferenças entre “homens” e “mulheres” em VENDAS?

A diferença é enorme na nossa profissão. A mulher, quando vai em uma reunião de vendas, muitas vezes, sofre preconceito por parte do cliente “homem”. A mulher precisa, primeiro, quebrar barreiras e mostrar seus valores muito antes de mostrar seus produtos ou serviços. As SuperVendedoras precisam mostrar que são capacitadas técnica e comercialmente para estarem ali, presentes na reunião, o que fazem com que sejam muito mais bem preparadas para enfrentar as objeções dos clientes ou participarem de negociações mais intensas.

Qual a Importância da PREPARAÇÃO para Vender?

As SuperVendedoras precisam se preocupar não apenas com o hoje, mas também com o futuro. Sendo assim, precisam traçar planos de 1, 3, 5 e 10 anos para suas carreiras. E para cada plano, precisam entender como estarão encaixadas dentro das empresas em que trabalham, como serão os clientes e o segmento de mercado que atuam. Tudo pode mudar!

Além de enxergar longe, as SuperVendedoras precisam ter muita ambição na vida! Quem tem ambição, alcança muitos resultados positivos na carreira de vendas! Não contente-se apenas com o seu salário! Entenda o que você oferece para o seu cliente e crie oportunidades para vendas futuras. O sucesso em vendas está justamente em criar uma carteira de clientes que continue com você ao longo do tempo, comprando e indicado você para outras pessoas. Portanto, você não pode dar atenção ao cliente apenas no momento do fechamento!

A SuperVendedora sabe que dar atenção ao cliente é ligar para ele não apenas quando você quer ou precisa vender, mas sim para saber como ele está ou para saber como andam os negócios. É justamente essas posturas de preparação que separam as meninas das mulheres poderosas!

Como Conseguir a ATENÇÃO do Cliente?

A venda começa na PROSPEÇÃO! Quando estamos efetuando a apresentação do produto ou do serviço, a SuperVendedora precisa ser uma ESPECIALISTA, ou seja, saber TUDO sobre o mercado em que atua, a empresa em que trabalha, os concorrentes que enfrenta e o produto ou serviço que vende.

Dificilmente você vai efetuar uma venda em que o cliente não vá fazer objeções ou pedir descontos. É justamente nesse momento que você prova que está muito bem preparada, apresentando os benefícios do produto e transmitindo o VALOR das soluções que trabalha.

DICA EXTRA: pode ser estratégico, durante a negociação, você NÃO fechar a venda. Segurar o fechamento, em certas negociações, deixa o comprador ansioso pelo fechamento e você acaba aumentando o VALOR do seu produto ou serviço e concretiza a negociação em um futuro próximo.

Mulher Poderosa - Como Se Transformar em uma SuperVendedora

Qual a Melhor Forma de Obter INFORMAÇÃO do Cliente Potencial?

Qualquer pessoa que você conversa dentro da empresa é um cliente potencial. Não tenha preconceito com nenhuma pessoal ou cargo, pois nunca sabemos quem pode influenciar a decisão de compra do cliente!

Se você trabalha com produto, porque não fazer um teste presencial com o seu produto na empresa do cliente? Faça uma reunião com as pessoas que vão usar os produtos e execute a demonstração da melhor forma possível.

OUÇA muito bem seus clientes e FALE pouco! É ouvindo seu cliente que você vai ter insights poderosos para auxiliar no fechamento das suas vendas!

3 Dicas para “mandar bem” na APRESENTAÇÃO!

Cumprimente de forma firme seu cliente e olhe nos olhos! Isso passa auto-confiança! Logo em seguida, apresente o seu cartão de visitas e, caso tenha oportunidade, o material da sua empresa, seja impresso ou com digital. Se o cliente oferecer um café ou água, aceite! Nesse momento, aproveite para quebrar o gelo!

Abra os OUVIDOS! Isso mesmo: escute o que o seu cliente quer falar. É justamente ai que ele vai falar as coisas mais importantes que você vai precisar durante a sua apresentação. Nunca vá direto ao ponto. Contorne, tenha calma, controle a ansiedade! Vá conversando, mostrando exemplos, cases de sucesso e… Xeque mente! Faça a VENDA!

Mulher Poderosa - Como Se Transformar em uma SuperVendedora e Vender Mais

Como VENCER as objeções dos Clientes e VENDER MAIS?

Cuidado com testes de poder de conhecimento ou poder de persuasão! O Carisma que as mulheres levam para uma reunião fazem SIM a diferença dentro de uma reunião, mas essa diferença de ser extremamente profissional.

Use as técnicas de vendas que apresentamos em diversos artigos do Blog SuperVendedores para fechar a venda e nunca esqueça de cumprir com tudo que prometeu para o seu cliente!

Resumindo: Como se Transformar em uma SuperVendedora!

Toda mulher possui um carisma e uma simpatia que nenhum homem nunca vai possuir. Essa vantagem, alinhada com técnicas de vendas, PNL e desenvolvimento pessoal vão transformar qualquer vendedora em uma SuperVendedora! Portanto, se você deseja crescer na sua carreira de vendas e aumentar seus resultados, concentre-se em conquistar o coração dos seus clientes e criar relacionamentos duradouros com eles.

Além disso, tenha ambição e metas de crescimento! Mas metas necessitam de planejamento e, para que o planejamento seja efetivo, desenvolva planos de curto, médio e longo prazo! Mulheres Poderosas sabem que o desenvolvimento profissional e pessoal é algo contínuo e crescente, portanto, quanto mais cedo você começar, mais cedo você chegará onde deseja chegar!

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!