Entrevista com Prof. Marins – Como Vencer o Medo de Vencer em VENDAS!

Na entrevista de hoje, converso com o Professor Marins que estudou antropologia na Austrália (Macquarie University) e na USP, foi professor da Universidade Federal de São Carlos e outras grandes universidades. Possui larga experiência em projetos no setor privado e público inclusive internacional e hoje vai conversar conosco sobre como vencer o medo de vencer em VENDAS! Confira!

Assista a Entrevista com o Prof. Marins:

Por que o Profissional de Vendas têm Medo de Vencer?

No Brasil, há um grande estigma sobre o termo vendedor. A primeira coisa que os profissionais que trabalham com vendas têm que perder é a vergonha de vender, afinal todos nós somos vendedores.

Vender é informar. É comunicar! O vendedor precisa acreditar que ele tem um produto ou serviço que vai resolver um problema, uma ansiedade, uma necessidade ou um desejo de alguém, então ele primeiro tem que acreditar no produto. A ansiedade mata a venda, então coloque na sua cabeça que você não vai vender, vai “apenas” informar.

Caracteristicas que todos os Profissionais sem medo de Vencer têm em comum

As Características que Todos os Profissionais Sem Medo de Vencer têm em Comum?

Essas pessoas tem uma autoestima muito forte, então o ego delas não está nas mãos de outra pessoa, está nas mãos dela. Essas pessoas não ficam sempre querendo agradar os outros, são pessoas polidas, educadas, civilizadas, porque quando se tem uma autoestima elevada ou quando a imagem que você tem de si próprio é boa, você se torna uma pessoa mais segura, então consequentemente se torna uma pessoa mais simples e uma pessoa simples é mais rápida, mais veloz.

São pessoas pró-ativas, não tem medo da concorrência, não liga para palavras bonitas, são pessoas comprometidas, dão atenção aos detalhes e terminam o que começam, essas são as maiores características de uma pessoa que não tem medo de vencer.

Mas antes de tudo a pessoa deve ter uma vida alicerçada em princípios e valores, então se você não é uma pessoa moral ou eticamente defensável, você pode enganar todo mundo, mas você não pode enganar a si mesmo. É nesse momento que sua auto estima cai.

Quais as Características que um Vendedor Precisa ter?

Características que um Vendedor de Sucesso Precisa Desenvolver

1 – Ter Paixão pela Profissão:

Paixão é no começo, não no sentido negativo, mas todo mundo lembra da primeira venda, os médicos lembram da primeira consulta, os professores da primeira aula e etc.

Aquela paixão do começo que faz com que você se pré-ocupe com aquela situação, então você vai prestar atenção nos detalhes, mas depois vira costumeiro e acaba caindo na rotina, isso acontece muito com cliente. Depois que você conquista ele a primeira vez você se acostuma e vai abandonando aquela paixão do começo que você tinha por ele, isso é natural.

2 – Nunca Parar de Aprender:

Velhice é quando se perde a vontade de aprender, então para você se manter criativo você tem que participar de cursos, seminários, conferência, feiras, ler bastante, tentar se manter ativo.

Já está comprovado que as pessoas que têm mais sucesso são aquelas que tem maior rede de relacionamentos, mas são relações importantes não com algum viés de interesse, pessoas que agreguem valor e que você pode aprender com elas.

Pessoas que valem a pena você se relacionar. Então busque mais essas pessoas, elas vão te elevar e sempre incentivar você a aprender mais.

3 – Tenha Disciplina:

Domínio da vontade é a coisa mais importante, a inteligência é um farol, ela só mostra a direção o que faz você caminhar é a vontade e a disciplina.
Disciplina é você pegar o caminho certo para onde você quer chegar, impor limites a você mesmo para atingir o que você quer.

A indisciplina é a falta de conhecimento sobre onde você quer chegar e mesmo que você saiba onde quer ir mas não pegar a estrada certa, você não vai chegar a lugar nenhum.

4 – Cultivar o Entusiasmo:

Entusiasmo significa ter um Deus dentro de você, ou seja, se você tem um Deus dentro de você, você é uma pessoa que não tem medo de vencer.

Os entusiastas são pessoas proativas. Eles acreditam mais em si do que no mundo à sua volta, acredita na sua capacidade de vencer obstáculos, isso que diferencia entusiasmo do otimismo, que é um reativo ora estamos, ora não estamos.

5 – Desenvolver um Profundo Sentimento de Gratidão:

Ninguém chega ao pódio sozinho, todo vencedor sabe disso. Ao invés de se perguntar qual é a sua sorte, procure perguntar quem é a sua sorte seja GRATO!

A gratidão é fundamental. Devemos agradecer aos dons que temos e tentar devolver um pouco desses dons a sociedade, porque quanta gente tem muito mais talento que nós e não teve as mesmas oportunidades que tivemos?

Então tenha gratidão pelo seu cliente, pelo seu fornecedor, pela sua equipe, pelo seu gestor, isso faz toda a diferença e essa é uma virtude genuína que faz nós termos princípios e valores mais elevados.

Última Dica para Todos os SuperVendedores?

Vendedor é a profissão mais espetacular que existe, não tem monotonia e se bem feita pode ter altos ganhos. Não tenha vergonha de vender, tire a ansiedade da venda e não queira apenas vender: queira informar seu cliente.

Você é um intermediário absolutamente necessário. Fale a respeito do sucesso que seu cliente terá, fale da felicidade que vai ser em adquirir seu produto, das maiores oportunidades, através do produto ou serviço que você está vendendo, fale tudo isso sem ansiedade.

Venda é servir, se você tem o espirito de servir você vai ter um enorme sucesso.

Resumindo Como Vencer o Medo de Vencer em VENDAS!

Na entrevista de hoje, conversamos com o Professor Marins sobre como vencer o medo de vencer em VENDAS. Geralmente, os profissionais que trabalham com vendas têm perder é a vergonha de vender, afinal todos nós somos vendedores.

Precisamos enfatizar que vender nada mais é do que INFORMAR. É comunicar! O vendedor precisa acreditar que ele tem um produto que vai realmente fazer a diferença na vida do seu cliente.

As principais características que os profissionais de vendas de SUCESSO têm são:

-Autoestima muito forte

-Não se preocupam com a opinião dos outros e tão pouco quer agradá-los

-São pessoas polidas, educadas e civilizadas.

-São pessoas pró-ativas

-Não tem medo da concorrência,

-São pessoas comprometidas

-Dão atenção aos detalhes

-Terminam o que começam

-São pautados por princípios e valores

E trazendo isso para o mundo das Vendas, as Características que um Vendedor de Sucesso Precisa são:

1 – Ter Paixão pela Profissão: porque você precisa ser apaixonado pelo que faz e ter plena convicção de que você pode transformar a vida dos seus clientes.

2 – Nunca Parar de Aprender: por que conhecimento é a fonte dos grandes profissionais. Então para você se manter criativo você tem que participar de cursos, seminários, conferência, feiras, ler bastante, tentar se manter ativo.

3 – Tenha Disciplina: é você pegar o caminho certo para onde você quer chegar, impondo limites a você mesmo para atingir o que você quer.

4 – Cultivar o Entusiasmo: entusiasmo significa ter um Deus dentro de você, ou seja, se você tem um Deus dentro de você, você é uma pessoa que não tem medo de vencer.

5 – Desenvolver um Profundo Sentimento de Gratidão: ninguém chega ao pódio sozinho, todo vencedor sabe disso. Ao invés de se perguntar qual é a sua sorte, procure perguntar quem é a sua sorte seja GRATO!

Boas Vendas e SUCESSO!