Análise SWOT! Acredito que você já ouviu falar no modelo SWOT, creditada a Albert Humphrey.
Trata-se de uma excelente ferramenta estratégica para se sustentar no mercado tanto empresarial, profissional e pessoal.
O termo SWOT é uma sigla em inglês, que representa um acrônimo de Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
No artigo de hoje vamos falar sobre a análise SWOT como diferencial na gestão estratégia de vendas e como você pode vender mais e melhor! 🙂
O Que é Análise SWOT
A Análise SWOT é um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.
A análise se divide em Ambiente Interno, composto pelos itens Forças e Fraquezas e no Ambiente Externo, relacionado às Oportunidades e Ameaças.
A partir dessa divisão é possível estabelecer aquilo que é de responsabilidade da empresa, e o que é uma antecipação do futuro, ou seja, o que se pode traçar a respeito de possibilidades positivas ou negativas do macro ambiente conforme o modelo abaixo.
A Matriz SWOT
Como podemos verificar, a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de decisão ao nível de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os pontos fracos, também reduzindo os efeitos das ameaças.
A análise é complementada com um quadro que ajuda a identificar qual o impacto (elevado, médio ou fraco) que os fatores podem ter no negócio e qual a tendência (melhorar, manter ou piorar) futura que estes fatores têm no negócio.
Como Aplicar a Análise SWOT em Vendas
A aplicação da Análise SWOT num processo de planejamento pode representar um impulso para a mudança cultural da organização e do indivíduo.
O SUPERVENDEDOR pode fazer sua autoanálise aplicando a matriz tanto em sua via profissional como pessoal.
Essa ferramenta pode ajudar na avaliação de empresas, projetos, produtos, serviços e equipes.
Para isso, faça as seguintes perguntas para cada item:
Pontos Fortes
- O que você, sua empresa e equipe fazem bem?
- Que recursos especiais você possui e pode aproveitar?
- Quais os seus diferenciais?
- O que a concorrência, a equipe, os clientes e os fornecedores acham que você faz bem?
Pontos Fracos
- No que você precisa ficar atento?
- O que precisa melhorar?
- Onde deve se blindar?
- Onde possui menos recursos que os demais?
- Quais são suas fraquezas identificadas pelos outros?
Ameaças
- Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar?
- Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você?
- Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?
Oportunidades
- Quais são as oportunidades externas que você pode identificar?
- O que seu cliente deseja e precisa que pode servir como oportunidade de negócio?
- Como agregar valor ao seu produto ou serviço?
- Quais tendências você pode aproveitar ao seu favor?
Após responder essas perguntas, crie planos de ações estratégicos e alcance melhores resultados.
Foco em Vendas: Receita para o Sucesso!
Um profisisonal de vendas não canta a música “Deixa a vida me levar, vida leva eu” cantada pelo ilustríssimo Zeca Pagodinho composta por Serginho Meriti.
A música citada é boa mas não podemos nos acomodar e ficar numa zona de conforto esperando que as coisas aconteçam.
Agora, se você não souber o que quer para a sua vida, a vida saberá por você, é ai que mora o perigo, pois ela lhe dará coisas que você não deseja.
Os Super Vendedores sempre cantam a música que tem o principal refrão “Quem sabe faz a hora e não espera acontecer” o nome desta musica é Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores composta por Geraldo Vandré.
Bem esta música remete a situação seguinte: você é o senhor do seu destino e você é o único que fará toda a diferença em sua própria vida, como?
Simplesmente tendo atitudes e tomando as decisões em todas as vertentes de sua vida.