O Gerente de Vendas: 10 Qualidades do Novo Gerente de Vendas

O que um gerente de vendas faz? Quais as atribuições e qualidades exigidas dos novos gerentes de vendas? No artigo de hoje, vamos discutir porque um gerente de vendas é importante em uma empresa e entender o que é necessário para ser um líder de sucesso. Além disso, vamos listar 10 qualidades do novo gerente de vendas e identificar o que você precisa mudar para vender mais e ganhar dinheiro. Vamos lá!

Porque um Gerente de Vendas é Importante?

Porque um Gerente de Vendas é ImportanteO Gerente de vendas exerce uma função extremamente importante no corpo organizacional da empresa em que atua, sendo responsável pelos números azuis ou vermelhos vindos do faturamento, ou seja, fazer a gestão do negocio e mantendo interface com todas as áreas (ou a maioria das áreas), buscando uma sinergia única.

Essa habilidade é fundamental para quem ocupa esse cargo, afinal,um gerente de vendas  também é responsável pelas vendas, levantamento de negócios, e muitas vezes ele mesmo é quem tem que arregaçar as mangas e sair para o campo“vender”, ou seja fazer uma gestão operacional.

Manter a equipe comercial super motivada e engajada com as metas da empresa, focados em trazer os resultados impostos pela diretoria também fazem parte da rotina de um gerente de vendas. Para se chegar a tudo isso, ainda precisa de uma habilidade maior habilidade: gerir pessoas.

O Que é Necessário para ser um Gerente de Vendas de Sucesso

O gerente de vendas precisa possuir conhecimento de mercado, da empresa que trabalha e dos produtos ou serviços que são oferecidos. Não podemos esquecer que também é importante estar a procura de informações sobre atividades e produtos de seus concorrentes.

As empresas que obtêm um bom desenvolvimento, crescimento no faturamento, em virtude das vendas, possui um gerente de vendas que põe a mão na massa, que vai a campo acompanhar o desenvolvimento de seus produtos, de sua equipe e de empresa, por isso esse gerente comercial é considerado um SUPERVENDEDOR.

10 Qualidades Exigidas no Novo Gerente de Vendas

10 Qualidades Exigidas no Novo Gerente de Vendas

1. Avaliar e Planejar Estratégias de Vendas

O Planejamento estratégico em vendas é o um dos pilares fundamentais para sustentar o negocio da empresa, sem esta avaliação a empresa estará sujeita ao acaso e ao fracasso.

2. Dividir com os Demais Setores Envolvidos as Estratégias

O gerente de vendas precisa estar envolvido em TODAS as estratégias elaboradas para o desenvolvimento dos negócios da empresa e não apenas de um setor. É necessário este alinhamento estratégico desde a presidência até o porteiro, pois as vendas dependem dos demais setores para se concretizar, lembre-se… uma andorinha não faz verão.

3. Analisar e Definir o Processo de Vendas

O gerente de vendas sempre precisa aprimorar e ajustar o processo de vendas a realidade do mercado e da empresa, visando determinar assim um padrão de atuação. Uma empresa que não possui um processo de vendas claro e definido, possui grandes problemas de reclamação de clientes, retrabalho, funcionários estressados e perca de muito dinheiro.

4. Estruturar, Organizar e Distribuir sua Equipe de Vendas

Um gerente de vendas precisa de um time, e é ele quem o definirá pensando nos valores de cada integrante, desde o supervisor comercial, vendedores internos, vendedores externos e representantes, mostrando o que cada um tem como responsabilidades.

5. Assegurar o Cumprimento dos Objetivos e Metas de Vendas Estabelecidas

Para isso, o gerente de vendas deve motivar constantemente sua equipe, trabalhando individualmente cada integrante com o intuito de obter os resultados almejados, e é lógico, também deve possuir ferramentas para o monitoramento dos resultados atingidos pela equipe.

6. Avaliar as Melhores Práticas do Mercado e Implementá-las

O gerente de vendas precisa estar antenado quanto à movimentação da concorrência, quanto as práticas, produtos e novidades, e o principal, o que o mercado está pedindo, ou seja, o que o seu cliente quer. Isso é essencial para a sobrevivência da sua empresa em médio e longo prazo.

7. Avaliar o mix de Produtos, Níveis de Estoque e Margens de Lucro

Para que o gerente de vendas forme um Mix de Produto que otimize os resultados da empresa, é necessário conhecimento sólido do mercado, dos custos do negócio e administração financeira. Uma das principais ferramentas gerenciais trata-se da apuração da margem de contribuição dos produtos e de dados confiáveis das necessidades dos clientes. Para controlar os níveis do estoque, sabemos que nunca se tem certeza de quanto será a demanda exata. Portanto, é importante a previsão da venda futura e os prazos de suprimento deste estoque sem deixar um ativo muito alto no mesmo.

8. Promover Constante Treinamento Técnico e de Produtos com a sua Equipe

Este sem duvida é o quesito para se chegar à excelência em vendas, pois sem treinamento os vendedores não terão conhecimento técnico para suplantar todas as objeções de seus clientes, sendo assim, os clientes não terão confiança suficiente para entregar o pedido. Por isso é de suma importância que toda a equipe esteja bem treinada no que se diz tecnicamente e comercialmente.

9. Avaliar e Gerenciar as Despesas do Departamento Comercial

Este gerente não pode perder o olhar, deve sempre visar e cumprir o orçamento determinado, evitando desperdícios e gastos desnecessários, deve também estar atento ao controle de despesas que identifica e propor correção para o mal uso de recursos, como retrabalho, horas extras, devoluções, cancelamentos de pedidos, faltas de componentes, relatório de gastos e outros.

10. Gerenciar com Exemplos e NÃO com Palavras

Gerenciar com Exemplos e NÃO com Palavras

A principal função de um LÍDER é ensinar pelo exemplo. Um bom gerente de vendas mostra na prática como se deve fazer e deixa de lado exemplos e teorias  Não faz uso de palavras sem exemplos e não fala para os seus liderados coisas que ele não é capaz de realizar. Ou seja, tudo que ele faz deve ser ancorado em exemplos próprios e não apenas com palavras.

Uma vez escutei do meu professor na pós-graduação que não é uma empresa grande que compra uma pequena e sim uma ágil que compra uma lenta, isso que dizer que sempre devemos buscar a excelência em nossos relacionamentos, negócios e profissionalismo.