Motivação

Como Motivar sua Equipe de Vendas Através da Competitividade!

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 15 de junho de 2017
Como Motivar sua Equipe de Vendas Através da Competitividade!
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Esse fim de semana eu assisti o filme: “Funcionário do Mês” (Employee of the Month – 2006). O filme retrata uma equipe de funcionários de um atacadista (como o Makro ou o Sam’s Club) e o líder (Gerente de Vendas) motiva sua equipe premiando o funcionário do mês. Esse profissional é escolhido com base em alguns critérios de avaliação pré-estabelecidos pela matriz.

O que eu posso aprender sobre liderança com o filme “Funcionário do Mês”?

No contexto econômico atual, em um mercado globalizado e competitivo, as empresas estão em constante busca pela excelência, assim como os profissionais de vendas que buscam sempre uma melhor qualificação e maior remuneração.

Dessa forma, líderes devem estimular a competitividade entre os membros de sua equipe, pois gera uma competição interna, motivando a equipe comercial e aumentando o volume de vendas.

Psicologicamente, existem diversas maneiras de motivar um vendedor, sendo basicamente dividido em motivação intrínseca, ou seja, tudo aquilo que é proveniente do próprio indivíduo – sua dedicação, competência, força de vontade e comprometimento, por exemplo – e motivação extrínseca, no qual o meio em que ele atua proporciona para o profissional de vendas como os recursos de trabalho, ambiente, salário ou bônus.

Em geral, todos os profissionais de vendas são competitivos e culturalmente somos desenvolvidos para buscar sempre a vitória.

Gerando Competitividade na Equipe Comercial!

Caso o líder da equipe desenvolva uma campanha de reconhecimento do melhor profissional de vendas em um determinado período, ele esta estimulando a competitividade na sua equipe. Desenvolvendo critérios pré-estabelecidos e que não vão mudar ao longo da competição, o Gerente de Vendas pode ter um resultado expressivo no aumento das vendas em virtude dessa competição.

No filme, o que enxergamos é justamente o contrário. Como o profissional já se destaca por muitos meses (17 meses seguidos), os outros membros da equipe sentem-se desmotivados em competir, uma vez que o atual ganhador já possui as qualidades que a gerência deseja e o considera um modelo de funcionário.

A competitividade entre membros da mesma equipe comercial deve existir, porém deve ser saudável e trazer benefícios tanto para os profissionais como para a empresa.

Motivando Através do Reconhecimento!

Os vendedores são, em geral, motivados de diversas formas. Uma das motivações que gera maior engajamento por parte do profissional de vendas é o RECONHECIMENTO perante o seu superior (coordenador, supervisor, gerente ou diretor) e sua equipe de trabalho, pois este sente-se orgulhoso em saber que seu trabalho esta sendo bem desenvolvido e que é um exemplo a ser seguido junto ao time comercial.

Quando traçamos um objetivo, nos motivamos em alcançá-lo, superando os desafios diários do mercado e alcançando resultados que nós mesmos não acreditávamos sermos capazes.

Exemplo de Competição Saudável que Gera Engajamento:

Para exemplificar, quando fui Coordenador de Vendas em um distribuidor de soluções tecnológicas de Bauru (interior de SP), desenvolvemos o desafio “GP de Vendas”. Neste desafio, cada membro do time comercial possuía um “carro” e ninguém sabia a quem pertenciam os demais veículos.

Ao lado da pista de corrida havia um valor percentual, que era relativo ao volume de vendas e a linha de chegada era representada por 100%. Conforme o vendedor progredisse em direção ao valor da sua meta individual (ou seja, 100%), seu carro se movia em direção à linha de chegada.

Essa ação gerou uma competição saudável entre a equipe, pois todos podiam competir igualmente, desde o vendedor mais experiente até mesmo aquele que havia chegado à equipe recentemente.

Dessa forma, estimulamos o aumento de vendas e geramos engajamento por parte do time comercial, pois todos queriam chegar primeiro para ficar no pódio (simbólico) do campeonato e ganhar o prêmio, que poderia ser um jantar com acompanhante em um restaurante da cidade.

Ressalvo que NUNCA desestimávamos o profissional que ficava por último, mas sim passávamos a estudar o que havia de errado no desenvolvimento do seu trabalho e estimulávamos a melhorar esses pontos, explicando que era possível sim ele(a) ganhar o desafio no próximo mês.

Concluindo: Competitividade em Vendas!

Acredito fielmente que a competição saudável entre vendedores é muito positiva, principalmente quando gera engajamento do time em prol do aumento de vendas. Estimular a equipe é muito mais do que dar “parabéns” ou simplesmente elogiar, mas sim dar feedbacks precisos, que orientam os profissionais a melhorarem suas deficiências e focarem nas suas qualidades.

Uma liderança sincera e participativa primeiro ouve sua equipe, para então opinar, orientar e ensinar a vender mais! Ser elogiado e reconhecido pela equipe é um excelente estimulo para o profissional!

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Boas vendas e SUCESSO!

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