O Que Aprender Sobre Vendas com o Filme Dois Vendedores Numa Fria

Quem trabalha com vendas tem como hábito analisar tudo que ocorre ao seu redor com uma visão comercial. Procuramos oportunidades onde “pessoas normais” geralmente não consegue enxergar e nunca desligamos nosso radar comercial. No fim de semana, quando estava pesquisando os canais da TV achei um filme sobre nosso dia a dia: VENDAS. Trata-se de uma comédia em que dois atrapalhados vendedores têm a difícil missão de bater suas metas, pois estão sendo pressionados pelo seu chefe. Soa familiar? Boa leitura!

Dois Vendedores Numa Fria: Filme ou Realidade

Lições de Vendas com o Filme Dois Vendedores Numa FriaNo filme, Maurice e Dave têm a difícil missão de vender carne congelada de porta em porta. Passando por um longo período sem “tirar” o bom e velho pedido, o gerente de vendas pressiona por resultados e eles se vêm obrigados a fechar um excelente negócio em 24 horas ou serão demitidos! O que aprender com o Filme? Vamos a 5 dicas de VENDAS que podemos aprender com o filme “Dois Vendedores Numa Fria”:

Dica 1: Argumentação Errada “mata” a venda

Dave começa a negociar com um potencial cliente e aborda com uma argumentação errada, puxando a negociação para conceitos cristãos (sem saber ao certo a religião do cliente) e ainda faz algumas ameaças psicológicas que não funcionam efetivamente.

Dica 2: SEMPRE Fechar uma Venda

Quando vendem, preocupam-se demais com a burocracia do pedido e esquecem-se do cliente, que é o foco de tudo. Dessa forma, eles não parabenizam o cliente, fortalecendo a sensação dele ter feito um excelente negócio, diminuindo a dissonância cognitiva.

Dica 3: Saiba Como Agir Quando Perder uma Venda Feita

Estar bem preparado para vender é fundamental, mas se você não estiver preparado para outras situações como o cancelamento de uma venda, estará fadado ao fracasso. Entenda que o item anterior (dissonância cognitiva) é tão importante quanto às técnicas de vendas que você utiliza e, dominar esse item é FUNDAMENTAL para o seu sucesso!

Dica 4: Quando Receber Clientes Potenciais, Planeje-se!

Se seu superior direciona algumas contas importantes para você, é crucial montar uma estratégia comercial para atender esses leads. Entenda que existem vários tipos de prospects e, dessa forma, devemos nos preparar de forma diferente para atender cada um. Procure por informação sobre cada contato, suas preferências e peça informações. Lembre-se: clientes difíceis concedem grandes pedidos (e comissões!). No filme, você verá que isso é o que não ocorre!

Dica 5: Encontre Sinergia com o Cliente e VENDA!

Deixe o cliente falar mais e escute atentamente! Identifique as reais necessidades e forneça a solução, dessa forma você garante a VENDA! Estabeleça RAPPORT com o cliente e encontre o que ele enxerga como BENEFÍCIO no seu produto ou serviço, pois dessa forma a negociação será mais eficiente e você terá mais facilidade de partir para o fechamento!

Gerentes de Vendas - Treinamento com o Filme Dois Vendedores Numa FriaEssas 5 dicas foram tiradas do filme “Dois vendedores Numa Fria”. Se você é gerente de vendas e possui uma equipe, vale a pena fazer uma sessão pipoca e passar esse filme como um treinamento diferenciado. Muitos irão se identificar com as situações que esses dois atrapalhados vendedores passaram para fazer uma grande venda e garantir seus empregos!

Boas vendas e SUCESSO!