PARE e Pense! Você É Vendedor ou Você ESTÁ Vendedor?

Outro dia eu estava no shopping, comprando um presente para minha esposa em uma loja de sapatos. Fui tão bem atendido pela vendedora que fiquei espantado. Mesmo assim, disse a ela que daria uma volta e, se eu não achasse nada do meu agrado retornaria. Ela me respondeu: fique tranquilo! Quando você retornar, procure por mim! Terei o prazer em servi-lo! Essa frase me marcou muito porque, nos olhos da vendedora, percebi que existem profissionais que “são” e profissionais que “estão” vendedores. Você sabe a diferença? Vamos descobrir!

Vídeo: Você É Vendedor ou Você Está Vendedor?

Vender é um Dom? Você Nasce Vendedor ou Aprende a Vender?

Ninguém nasce médico! Ninguém nasce engenheiro. Ninguém nasce advogado! Na verdade, nós nascemos com características que pré-dispõem determinadas profissões, apenas isso! Portanto, você pode aprender a VENDER SIM!

Só que, como em todas as profissões, você precisa estudar, treinar e se especializar naquilo que você exerce todos os dias. Se com um médico, um engenheiro e um advogado foi dessa forma, porque comigo e com você, que trabalhamos com vendas, seria diferente?

Para Começar, o que é VENDER?

Vender, antes de tudo, é SERVIR ao próximo! É colocar seus desejos, suas metas e suas vontades  de lado e se preocupar com o seu cliente, com o que realmente é importante para ele!

Vender é NÃO enganar, não “influenciar” negativamente, não “ludibriar” ou trapacear mas sim mostrar VALOR no seu trabalho, no seu produto e na sua empresa. É transmitir segurança e credibilidade para o seu cliente, demonstrando extrema preocupação com a solução para o problema dele!

Portanto, perceba que VENDER está muito mais relacionado ao próximo, ou seja, ao cliente do que a nós, vendedores. Vender é saber se relacionar, saber se comunicar, descobrir o que realmente importa para o cliente sem necessariamente perguntar para ele.

PARE e pense! Você É Vendedor ou Você ESTÁ Vendedor

Agora que você sabe a definição de vendas, pare e pense: isso que você acabou de ler, fez sentido para você? Tocou seu coração? Quando você estava lendo, concordou aleatoriamente com a cabeça ou duvidou?

Quando SOMOS vendedores, encaramos a nossa rotina de trabalho, ou seja, o ato de VENDER, como uma nobre PROFISSÃO, tal como um médico, um engenheiro ou um advogado encara a deles.

Um Exemplo Prático!

Na entrevista que eu fiz com o Sargento Cleber Serpa, que foi sargento do exercito americano e participou da guerra no Iraque. Durante nosso bate-papo, ele contou sua história de quando mudou para os EUA. Assim que ele chegou, ele foi trabalhar em uma empresa de construção, como pedreiro.

Mas TODOS OS DIAS, quando ele ia para o trabalho, ele passava na frente de um restaurante e falava: “eu vou trabalhar lá!”. Nessa breve história, você percebe que ele nunca foi pedreiro, apenas “ESTAVA” pedreiro?

Ok! Então Como me Tornar um Vendedor?

Para facilitar a nossa compreensão, vou listar 10 formas se tornar um vendedor de sucesso e crescer na sua profissão, aumentando sua renda e trazendo mais conforto para você e sua família. Vamos lá?

1 – Orgulho de ser VENDEDOR!

A primeira atitude de um profissional que É vendedor é ter ORGULHO da profissão. Ter orgulho de trabalhar com vendas é saber que você exerce uma das profissões mais antigas do mundo e, pasmem, você é a principal engrenagem da roda econômica do nosso país. Se você não vender, o nosso país não anda, parou para pensar nisso?

Ter OBJETIVOS em VENDAS É FUNDAMENTAL para sair, todos os dias, da zona de conforto e ir para a zona de confronto!

2 – Estuda Frequentemente!

A segunda atitude é comum em qualquer profissão: um profissional que busca a excelência NUNCA para de estudar! Portanto, leia bons livros, assista bons vídeos sobre vendas, leia bons artigos, cadastre-se em sites que falem do seu segmento de mercado e esteja antenado a tudo que está acontecendo ao seu redor!

3 – Faça TREINAMENTOS de Vendas!

Assim como atletas, você precisa fazer treinamentos de vendas! Mas não qualquer um! Busque treinamentos que complementem seus pontos fracos e torne-se um ESPECIALISTA em vendas. Os maiores vendedores que eu conheci sempre frequentavam treinamentos de vendas, mesmo quando já tinham alcançados altos graus nas corporações que trabalhavam.

Mas por que? Porque somente com treinamento e muito estudo você se mantém atualizado com tudo que está acontecendo. Tudo munda muito rápido e as técnicas de vendas também mudam. Portanto, faça bons treinamentos de vendas. Pelo menos 1 por ano!

Controle CADA MOVIMENTO que você dá para ser um vendedor de sucesso!

4 – Organize-se!

Profissionais de vendas que são campeões são extremamente organizados! Qual a sua rotina de trabalho? Quais são seus procedimentos? Como você organiza entre prospecção, contato com clientes e contato com ex-clientes?

Quer uma dica EXTRA? Use ferramentas para facilitar o seu trabalho! Quer um exemplo? Use a ferramenta “Funil de Vendas” para você organizar a sua rotina e poder aumentar a sua produtividade!

5 – Desenvolva a sua Resiliência!

Conheci bons profissionais de vendas que tinham medo de se tornarem GRANDES ou até excepcionais porque tinham medo de serem rejeitados ou de levar “nãos”! Ter resiliência é aprender a levar “nãos” e seguir em frente, sem se desmotivar.

Mais uma dica EXTRA: sempre que você receber um NÃO imagine-se mais próximo do SIM! É assim que eu encaro o meu dia a dia e acredite, a sua rotina será muito mais leve. Não se cobre tanto! Você pode conquistar MUITOS resultados positivos trabalhando corretamente essa técnica!

6 – Fuja de Pessoas Negativas:

Pessoas negativas só vão te ajudar a deixar você NEGATIVO! Simples! Fuja de pessoas que só reclamam, que só colocam a culpa na crise, no governo, no chefe ou nos produtos. Corra dessas pessoas e não fique nem um minuto ao lado delas!

DICA EXTRA: procure pessoas que sejam positivas mas, acima de tudo, queira crescer pessoal e profissionalmente! São essas as pessoas que vão te ajudar a tornar-se um profissional melhor e mais bem preparado!

Tenha Determinação na sua carreira de VENDEDOR! O sucesso vai te acompanhar onde quer que você vá!

7 – Cuide da sua Apresentação Pessoal:

Sua aparência e a forma como você se apresenta é um reflexo direto dos seus resultados. Seu cliente vai observar você desde a hora que você chegou para conversar com ele até a hora que saiu. Portanto, cause uma boa apresentação, desde a roupa que você está usando até mesmo a sua apresentação. Tudo precisa estar perfeitamente impecável para causar um impacto bastante positivo no cliente!

DICA EXTRA: assista a entrevista que fiz com a Dany Padilla sobre “Como se Portar na Empresa e Ser um Vendedor de Sucesso!”. Ela deu várias dicas incríveis e que vai ajudar você a crescer profissionalmente, acredite!

8 – Desenvolva a Disciplina!

Ter disciplina é fundamental em qualquer aspecto da nossa vida! Quando temos disciplina, nossa rotina se adequa e logo nosso cérebro entende que aquela tarefa, aquela ação ou atividade faz parte do nosso dia a dia.

Crie rotinas de PROSPECÇÃO, rotinas de contatos com clientes inativos, contato com clientes, contato para follow-up e contato com parceiros estratégicos por exemplo. Mas tudo com horas determinadas. E isso funciona para TUDO, desde a hora em que você acorda até mesmo para aumentar a quantidade de livros que você lê!

Desenvolva a Disciplina para aumentar seus resultados em VENDAS!

9 – Controle suas Comissões e sua Vida Financeira!

Eu conheço MUITOS vendedores mas, infelizmente, poucos financeiramente aposentados. E olha que eu conheço vendedores que ganham mais de R$40.000,00 por mês apenas de comissão!

Controle sua vida financeira de forma estruturada. Caso você tenha algum tipo de dívida, honre o mais breve possível e tente iniciar uma poupança. Reserve um percentual das suas comissões para investir no seu futuro.

Conforme comento no vídeo, veja nossos artigos sobre finanças. O primeiro contém a planilha que uso para administrar minhas finanças pessoais:

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA EM VENDAS – 6 DICAS BÁSICAS

5 DICAS DE ADMINISTRAÇÃO PARA VENDEDORES

COMO ADMINISTRAR MELHOR SUAS COMISSÕES E GANHAR MAIS DINHEIRO!

3 DICAS PARA INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO PARA VENDEDORES

ALCANÇAR A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA TRABALHANDO COM VENDAS, É POSSÍVEL?

10 – Seja FELIZ Trabalhando Com Vendas!

Minha ultima dica é para você ser feliz trabalhando com vendas! Se você está nessa profissão apenas pelo dinheiro, me perdoe, mas você está na profissão ERRADA! Procure outra profissão ou emprego que possa fazer você feliz porque a felicidade de uma pessoa é algo impagável!

Agora se fechar uma venda, se bater uma meta, se fechar um contrato que ninguém conseguia fechar ou se você for o campeão de vendas do mês for motivo de alegria no seu coração: MEUS PARABÉNS! Você É vendedor! Alias, você é um SUPERVENDEDOR!

Resumindo: Você é Vendedor ou Está Vendedor?

Ser vendedor é uma das profissões mais nobres do mundo! Você realiza sonhos, cura dores, ajuda seus clientes e ainda ganha amigos! SER vendedor é ter ORGULHO da profissão e entender que sem a nossa força nosso país não anda!

Portanto, tenha orgulho de ser vendedor, estude com frequência, leia bons livros, assista vídeos e participe de treinamentos de vendas!  Seja um profissional organizado e desenvolva o poder da resiliência, sempre fugindo das pessoas negativas e aliando-se as pessoas que desejam crescer profissionalmente!

Cuide atentamente da sua apresentação pessoal e nunca esqueça que um dos segredos dos campeões de vendas é a disciplina! Com disciplina e talento você vai muito, mas muito longe!  Nunca se esqueça de controlar sua vida financeira e, claro, ser FELIZ trabalhando com vendas!

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!