O Que Você Faz Para Que Seu Cliente Volte?

Hoje em dia, com a concorrência acirrada e com produtos, serviços e preços similares, está cada vez mais difícil não apenas atrair, mas principalmente manter os clientes. Os especialistas de marketing são categóricos em afirmar que é muito mais caro atrair clientes do que mantê-los, não é mesmo? No artigo de hoje, vamos entender o que fazer para que seu cliente volte para sua empresa!

Atualmente, quando entro nos estabelecimentos, percebo que recebo o “arroz e feijão”. Às vezes, nem isso. Estou me referindo ao atendimento simples, àquele atendente que fala um “bom dia” sem entusiasmo, não olha nos olhos e não agradece. Infelizmente, isso ainda acontece na maioria dos estabelecimentos. E por que não oferecer alguma cortesia para aquele que é o principal personagem do nosso negócio, o CLIENTE?

Sendo assim, precisamos ter em mente o seguinte questionamento: quando o cliente sair do estabelecimento, o que lhe terei dado para que ele volte? Para tê-lo de volta, precisamos ser diferentes. Já não aguentamos mais ouvir o termo: “Posso ajudar?”. Não que esteja errado, mas por que não mudar, inovar? Apresentar-se e dizer: “É um prazer recebê-lo e estou à disposição, caso precise” é um bom exemplo.

O que fazer para que seu cliente volte a comprar da sua empresa!

Não entendo o motivo pelo qual os seguranças das lojas, mercados e outros estabelecimentos ainda precisam estar carrancudos. É necessário mudar isso, pois ele é a primeira pessoa com quem seu cliente terá contato. Sendo assim, peça a ele que sorria para o cliente e que o cumprimente com entusiasmo, com prazer. Com certeza, seu cliente irá comentar com outras pessoas: “Que segurança simpático!”. Sabe por que? Porque não estamos acostumados com esse tipo de comportamento de seguranças.

Se um casal entrar no seu restaurante, bar ou padaria, e o/a recepcionista ou garçom/garçonete escutar que esse casal está comemorando aniversário de namoro ou de casamento, por que não oferecer uma sobremesa ou um bolo gratuito? Com certeza, eles irão comentar o fato com outras pessoas.

Se uma cliente entrou no seu salão de beleza com o cabelo “detonado” devido a um erro de outro salão, arrume-o e não cobre nada. Apenas diga: “Esse trabalho será por conta do salão, pois você já gastou com isso, sem contar o estresse que passou. Então, queremos contar sempre com a sua presença no salão.” Transforme um problema em solução para encantar o seu cliente.

Dê um brinde ao cliente, para que ele se lembre de você. Um calendário com ímã de geladeira, por exemplo, pois todos gostam. Assim, sempre que a pessoa abrir a geladeira, verá o nome de sua empresa. Se for uma loja, faça uma sacola bonita com o nome de sua empresa. Sendo uma sacola resistente, a pessoa poderá usar muitas vezes e, com isso, fará gratuitamente a propaganda de sua empresa.

Dê um brinde ao seu cliente e deixe ele fazer propaganda para sua empresa!

Ofereça água, café, chá e bolo para seus clientes, e coloque música ambiente de acordo com seu público-alvo. Leve seu cliente até a porta, e diga: “obrigado”, “obrigado” e “obrigado”! São as pequenas gentilezas que fazem a diferença.

Saiba fazer o marketing boca a boca positivo. Não custa nada, mas requer atenção e muita dedicação àquele que é essencial em qualquer negócio: o nosso amado CLIENTE! E lembrem-se: A Primeira Impressão precisa ser Positiva!