Os 10 Mandamentos do Atendimento ao Cliente

Como mencionado pelo Cesar Frazão, vendas é um processo que possui começo, meio e fim. Portanto, o atendimento ao cliente faz parte deste processo e possui grande peso no sucesso do vendedor. E é justamente por isso que, no artigo de hoje, vamos estudar os 10 mandamentos do atendimento ao cliente!

Porque o Atendimento ao Cliente é Importante?

Todo profissional de vendas de sucesso entende que é justamente no atendimento ao cliente que temos a oportunidade de fazer perguntas inteligentes para entender o que ele realmente quer e precisa comprar.

Além disso, desenvolvendo um excelente atendimento, podemos impressionar positivamente o cliente, transmitindo credibilidade e confiança, tanto em nossos produtos como em nós mesmos e em nossa empresa.

O Atendimento Bem Antes do Produto!

O atendimento ao cliente começa muito antes de você apresentar seu produto. Para você ser um profissional que entende de atendimento ao cliente precisa ter 3 pontos muito bem fortalecidos:

1 – Autoestima e Energia Positiva:

Pare e pense: você prefere conversar com um amigo que reclama da crise ou com um amigo que fala sobre os desafios que vai enfrentar, mas de forma animada? Ninguém gosta de conversar ou ser atendido por um profissional que não esteja motivado ou com energia positiva. Certo?

Autoestima e Energia Positiva

É justamente essa troca de postura que faz com seu atendimento seja visto de forma diferente. E quando seu cliente percebe isso, ele valoriza essa característica em você, aumentando o grau de relacionamento e confiança.

2 – Preparação e Planejamento:

Você é um profissional preparado? Você entende sobre seus produtos ou serviços? Você é capaz de fazer uma rápida apresentação do seu produto para um cliente que encontre no elevador do prédio comercial, por exemplo?

Uma das habilidades dos profissionais que sabem atender bem seus clientes é justamente o fato de serem extremamente preparados, ou seja, sabem exatamente o que precisam falar e no momento exato!

Uma das melhores formas de você ser um profissional muito bem preparado é fazendo um bom planejamento das suas atividades e também fazendo um treinamento de vendas que possa auxiliar nas suas habilidades de fechamento!

Esteja sempre preparado para atender o seu cliente

Aconselho ler os artigos “Você Sabe Encantar o seu Cliente?” e “10 Dicas de Como Vender Mais e Melhor”, onde deixamos diversas dicas valiosas para você encantar o seu cliente, fidelizar, aumentar o relacionamento e também suas vendas!

3 – Foco e Energia:

Você precisa ter foco no cliente durante o atendimento! É comum eu ver, infelizmente, alguns vendedores entendendo mais de um cliente ao mesmo tempo e não vendendo para nenhum. Porque? Porque não conseguem dar atenção, ter foco e energia que precisam para fechar a venda!

Portando, quando for atender um cliente, foque suas energias nesse atendimento! Preocupe-se com ele e com o que ele realmente quer comprar. Pare de empurrar produtos que não são aconselháveis a eles e ofereça apenas produtos que façam sentido ao seu cliente!

O Atendimento Melhora com o Relacionamento!

Imagine a seguinte situação: você vai a uma loja de roupa e é muito bem atendido por uma vendedora. Quando for comprar roupa novamente, procura ela e, novamente, é bem atendido. Na próxima vez, quem você vai procurar?

Melhore o seu relacionamento com os clientes

Agora imagine que você é essa vendedora e, nesse momento, sua carteira de clientes não para de crescer! Seus clientes voltam para comprar com você e ainda indicam você para amigos e familiares. Seria isso impossível? NÃO!

O atendimento de qualidade é algo tão difícil nos dias atuais que, quando encontramos alguém que nos dê atenção especial queremos ser atendidos sempre por aquela pessoa. Criamos um vinculo de amizade, de confiança e de carinho com ela e nossas escolhas são sempre influenciadas pela opinião dela. Estou certo?

Quais Características Influenciam o Atendimento ao Cliente?

Existem algumas características que podem influenciar positivamente o atendimento ao cliente e, caso você treine com muita vontade cada um deles, tenho certeza absoluta que vai facilitar bastante a aproximação entre você e seus clientes:

  1. Sorriso no rosto
  2. Simpatia
  3. Boa aparência
  4. Pro-atividade
  5. Ouvir mais do que falar
  6. Força de vontade
  7. Entusiasmo
  8. Energia positiva

São 8 características que até parecem simples, mas se você adotá-las como ATITUDES vai perceber que sua vida vai mudar e que você vai tornar-se um verdadeiro imã de grandes negócios.

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Os 10 Mandamentos do Atendimento ao Cliente:

Para auxiliar ainda mais no tema, resolvemos criar um arquivo digital que você pudesse fazer download e deixar em um local visível, para que sempre pudesse ler e refletir sobre as características que um profissional de sucesso deve ter!

Os 10 mandamentos do Atendimento ao Cliente

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Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!

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