Estratégia de Vendas

10 Técnicas para Você Fidelizar seu Cliente

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 17 de junho de 2017
10 Técnicas para Você Fidelizar seu Cliente
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Até o presente artigo, já conseguimos entender que vender requer um conjunto de técnicas e o constante desenvolvimento das nossas habilidades em negociação, certo?

Porém, um dos fatores que separam os vendedores dos SUPERVENDEDORES é a forma de fidelizar seus clientes!

No artigo de hoje, nosso objetivo é ensinar 10 técnicas para você fidelizar seu cliente e vender muito!

O que é Fidelizar um Cliente?

Fidelizar clientes é a arte de encantar e tornar fiel um cliente.

Isso quer dizer que ele sempre comprará seu produto ou serviço, garantindo boas comissões no futuro e ajudando você a alcançar sua meta de vendas!

A Diferença entre um Cliente e um Cliente Fiel

Um cliente é aquele que compra seu produto.

O cliente fiel é aquele que defende sua marca, seus produtos e, principalmente VOCÊ! Isso mesmo!

Você percebe que fidelizou um cliente quando ele faz questão de ser atendido por VOCÊ e não por outro vendedor da equipe.

Além disso, outros 3 aspectos que mostram que você conseguiu fidelizar seu cliente estão listados abaixo, para facilitar seu entendimento:

Aspecto 1: Mais Fácil

As negociações são menos tensas e você consegue ir para o fechamento sem tantas objeções como anteriormente, nas primeiras negociações!

Não existem ameaças ou imposições por parte do cliente e, quando há, ele abre o jogo com mais facilidade, pedindo o que precisa para fechar negócio com você e sua empresa.

Aspecto 2: Confiança e Relacionamento

Você percebe que ele confia em sua opinião e a leva em consideração na hora de definir a compra.

Você pode apresentar um lançamento ou mesmo oferecer para ele os produtos que ele não compra usualmente, ele vai confiar em você e comprá-los.

Aspecto: Reciprocidade

Você o chama pelo NOME e ele também!

Isso torna a negociação mais pessoal e é comum uma amizade surgir entre esse relacionamento, em que a confiança e a credibilidade aumentam e se desenvolvem mutuamente.

Como Fidelizar seu Cliente em 5 Etapas

1. Foco no Atendimento de Qualidade

Se você tiver foco na qualidade do seu atendimento, seu cliente vai perceber isso e, principalmente, vai valorizar essa característica em você e em sua empresa.

Preocupe-se em apresentar de forma correta sua solução e não deixar nenhuma dúvida junto ao cliente.

NUNCA minta ou faça promessas que não possam ser cumpridas!

2. Crie uma Experiência Única

Atualmente, não basta entendermos o real problema do nosso cliente e ofertar o produto correto para ele.

Precisamos criar uma experiência de compra ÚNICA, que faça com que ele se orgulhe do que está comprando e com quem está comprando!

Para entendermos melhor, veja o caso do Outback, restaurante Australiano que possui diversos restaurantes no Brasil.

Quando você é atendido por um garçom você tem a nítida impressão de que ele é seu amigo de longa data e está servindo você com o maior prazer!

É comum eles ficarem abaixados, para que seus olhos fiquem no mesmo nível dos seus e a comunicação flua com mais liberdade e segurança!

Quando digo que precisamos criar uma experiência única de compra, não é para você soltar fogos de artificio, mas fazer algo que seu cliente lembre assim que precisar comprar novamente seu produto!

3. Surpreenda seu Cliente

A melhor forma de você surpreender seu cliente é entregando mais do que prometeu (ou do que ele comprou)!

Essa forma de surpreender gera uma satisfação muito maior do que se você apenas estivesse cumprido o que prometeu!

Para exemplificar, se você trabalha em um centro automotivo e vende serviços de manutenção e peças, concorda comigo que uma excelente forma de surpreender seu cliente é entregar o carro lavado, encerado e perfumado?

Seu cliente espera, no mínimo, que o carro seja entregue da mesma forma que ele deixou no seu centro automotivo.

Mas você supera suas expectativas com uma pequena ação: lavar o carro antes de entregá-lo!

Tenho certeza que seu cliente NUNCA vai esquecer de você e de sua empresa.

4. Garanta a TOTAL Satisfação com seu Produto!

Se você fizer a apresentação do seu produto corretamente e fechar a venda, tenha foco na satisfação TOTAL do seu cliente com o seu produto.

Para ser mais específico, entre em contato com ele após alguns dias da compra para ver o que ele achou e, caso tenha dúvidas, coloque-se à disposição para esclarecê-las.

Isso dará credibilidade a sua imagem e aumentará o nível de satisfação do cliente junto a você e sua empresa.

Além disso, é um momento importante de contato com ele, porque sua intenção é auxiliar e não “vender” nada para ele, compreende?

5. Demonstre Importância

Nada melhor que sentir-se importante, concorda? Sempre que for possível, chame-o pelo nome e acompanhe todo o processo da venda.

O suporte que um vendedor dá na etapa entre o fechamento e a fidelização da compra, é o que vai fazer com que você e sua empresa fiquem gravadas na mente e no coração do cliente, e procure por você sempre que precisar do seu produto.

6. Faça Aquilo que Prometeu Fazer

Se você prometeu que a entrega do produto é em até 15 dias, então CUMPRA! A melhor forma de fidelizar um cliente é cumprindo o que prometeu e mostrar que você está sempre à disposição para esclarecer dúvidas ou mesmo auxiliar no que for preciso.

7. Programa de Fidelização

Um ponto importante, que deve ser destacado, é a importância da sua empresa possuir um programa de fidelização.

Mostre ao cliente que, além dele ser importante, ele vai ganhar diversos benefícios se voltar a comprar seus produtos!

Minha esposa brinca que sou o “rei do cartão fidelidade”.

Sempre que eu posso, tomo sorvete, almoço ou me divirto nos locais que tenho o cartão fidelidade, por exemplo.

8. Conheça seus Pontos Fortes e Fracos

Não existe empresa perfeita! Isso é um fato que eu, você e seu cliente sabemos.

No entanto, o mais importante é você saber o que seu cliente está falando sobre o seu negócio ou sobre seu produto!

Quando entrar em contato com ele, além de perguntar o que ele está achando do produto, preocupe-se com a experiência de compra do seu cliente.

Veja se existe algum problema e, no caso de uma resposta positiva, faça tudo que for possível para solucionar o problema.

Se você estiver sempre em contato com o cliente, vai descobrir diversas informações sobre o mercado e sobre seu concorrente, acredite!

9. Anote TODAS as Informações do seu Cliente

Se você realmente quer fidelizar seu cliente, é primordial que anote TODAS as informações de contato dele.

Solicite seu nome completo, telefone, email (importantíssimo!), data de aniversário e tudo o que achar ideal para aumentar o relacionamento e garantir vendas futuras.

Entenda uma coisa: a etapa mais difícil, que é o fechamento, já passou! Porque não aproveitar para entender mais sobre os hábitos de consumo do seu cliente, sobre o que ele gosta ou no que trabalha?

Mostre interesse por ele e aproveite para coletar informações estratégicas que você pode usar futuramente em uma nova ação comercial!

10. Mantenha contato frequente

Se ele já efetuou a compra e está feliz com o produto ou serviço, promova o relacionamento enviando e-mails com informativos, promoções (sem SPAM, por favor!) ou mesmo mantenha contato através das redes sociais, como Facebook e LinkedIn.

Além disso, aproveite para solicitar algumas indicações para você vender mais!

Se você quiser aprender mais sobre o assunto, aconselho ler dois artigos do nosso Blog a respeito:

DICA EXTRA: Peça Opiniões e Depoimentos

Seu cliente comprou seu produto ou serviço e está conversando animadamente com você?

Por que não pedir um conselho para ele sobre o seu atendimento, sua empresa ou mesmo seu produto?

Além disso, nada melhor que pedir um testemunho (uma opinião formal) da sua empresa e de você para que seja selado entre vocês um vínculo de amizade.

Utilize esse depoimento conquistado para futuras vendas!

Finalizando e Fidelizando seu Cliente!

A arte de fidelizar clientes é como degustar um bom vinho: quanto mais se faz, mais se aprende e mais se quer!

Para todo SUPER VENDEDOR (leia-se vendedor de SUCESSO), ter uma carteira de clientes que garanta vendas mensais é item primordial em sua estratégia de vendas.

Comece hoje mesmo a trabalhar com mais foco e determinação em seus atendimentos e concentre-se em 17fidelizar seu cliente, com certeza isso fará seus números aumentar!

E ae? Terminou a leitura? ;)

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