Marketing Pessoal em Vendas: Como Fazer?

O marketing pessoal é importante para todos os profissionais, independente da área de atuação. É o marketing que ajudará você a chegar onde deseja. Agora, se você trabalha com vendas, é essencial se atentar e melhorar o seu marketing pessoal.

O que é Marketing Pessoal e Como Aplicar em Vendas

O que é Marketing Pessoal e Como Aplicar em VendasAntes de o vendedor abrir a boca, ele já começa a ser medido pelo cliente e começa a receber comparações de referencia de como um vendedor deva se comportar. Por exemplo: um vendedor que queira vender roupas e se apresenta ao cliente com o sapato sujo de barro, acabou… ele já perdeu a venda antes de iniciá-la.

Amigos, é o que eu sempre digo, cada venda é uma historia diferente, mas como tudo na vida existe caminhos. O blog Supervendedor traçou um caminho para um bom marketing pessoal para nós vendedores.

O Início do Marketing Pessoal

No corre-corre diário, muitos profissionais da área de vendas se esquecem de praticar o marketing pessoal para aumentar suas vendas. É bom lembrar que o marketing pessoal ajuda o profissional a estar sempre em contato com possíveis novos clientes, pois projeta sua imagem no mercado em que atua. Abaixo colocamos algumas dicas importantes para você fazer seu marketing pessoal com sabedoria!

1. O Vestuário

Vista-se bem, com roupas adequadas ao seu ramo de atuação. Opte por usar sempre um bom sapato, um relógio, um perfume e as mulheres podem sim fazer uso de maquiagem. Entenda que a primeira impressão é a que fica!

O que é Marketing Pessoal - O Vestuário Adequado ao Vendedor

2. A Importância da Comunicação

Procure falar com desenvoltura e segurança, e certifique-se de que a sua mensagem foi passada com clareza e entendida pelo seu interlocutor. Pronuncie as palavras corretamente e sem pressa. Em caso de dúvidas, repita seu discurso ao cliente até que ele entenda o que você realmente deseja transmitir!

3. Utilize os Acessórios para Vender Mais

Use canetas com design moderno, isso causa uma boa impressão, assim como pastas executivas discretas e práticas. Se você utiliza um notebook ou mesmo um tablete, certifique-se que a tela está limpa e que não ocorrerá falhas durante a sua apresentação, como acabar a energia ou mesmo a internet não funcionar!

4. Eventos

Participe sempre de eventos sociais e feiras de negócios, esses são ótimos lugares para você conhecer novas pessoas. Não esqueça de manter seus cartões de visitas ou folders de apresentação em mãos. Aproveite toda e qualquer oportunidade de apresentação ou contato com novos clientes (prospects). Quem não é visto não é lembrado.

5. Apresentação

Sempre que se apresentar a alguém, pergunte o nome do uma vez só e já grave. Procure, durante os momentos da visita, sempre chamar pelo nome. Este gesto é bom para aproximação e para aumentar seu relacionamento com o cliente.

6. Cartão de Visitas

Marketing Pessoal - O Cartão de Visitas como ApresentaçãoJamais saia de casa sem seus cartões de visita, pois a qualquer momento você pode encontrar algum potencial cliente. Mantenha-os em um local bem armazenado, isso evita que estejam amassados quando você for se apresentar!

7. Conteúdo

É muito importante ter e saber o que dizer, possuir conhecimento, mostrar a que veio e transmiti-lo de forma natural. Esteja sempre bem informado sobre os produtos ou serviços que você oferece ao mercado, bem como notícias de uma forma em geral. Isto lhe fará uma pessoa descolada e entendida sobre o cotidiano.

8. Simpatia

As pessoas em geral gostam de quem as tratam bem. Ser cordial, afetuoso, entusiástico e “educado” é fundamental para garantir uma imagem positiva entre as pessoas de seu relacionamento. Ações simples como um cumprimento, um sorriso, um abraço ou um olhar podem garantir pontos importantes para o seu marketing pessoal. A alegria é um poderoso anti-estressante e contagia todos que estão por perto.

9. Falar no Momento Certo

Marketing Pessoal - Falar no Momento Certo e Saber Ouvir o ClienteParece brincadeira, mas muitos vendedores pecam neste quesito. Infelizmente só eles querem falar e não deixam espaço para o cliente. Portanto, fale no momento certo! Primeiro escute com muita atenção e só depois fale o que é necessário. Agindo assim, você criará empatia com seu cliente ou prospect, o que facilitará uma futura negociação.

Concluindo o Marketing Pessoal para Vendedores

O marketing pessoal não é composto apenas por questões visíveis. Um marketing pessoal eficiente está baseado no autoconhecimento, porque quando nós nos conhecemos somos capazes de estabelecer objetivos e tomamos consciência dos nossos desejos, competências e limitações.

Quando temos objetivos, temos foco e direcionamos melhor nossas energias e lidamos melhor com as adversidades. Entendemos que ninguém modifica hábitos e comportamentos do dia para a noite, apenas a consciência e a prática constante são capazes de promover mudanças. Este caminho para o marketing pessoal lhe ajudará a disparar nas vendas! Faça tudo com muito bom senso e bom humor.

Sucesso, você nasceu para vender e vencer.