Estratégia de Vendas

O Que é Nicho de Mercado?

Keldner Pedreira
Escrito por Keldner Pedreira em 8 de setembro de 2017
O Que é Nicho de Mercado?
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O termo nicho de mercado ou segmentação de mercado tem sido constantemente utilizado na web, principalmente na área de Marketing. Acredito que se o profissional de vendas investir tempo e colocar energia para pensar em atender um público específico, oferecendo soluções para atender as necessidades deste público, com certeza obterá grandes frutos deste trabalho. No artigo de hoje vamos estudar o que é e como trabalhar com nichos de mercados! Confira!

Definição de Nicho de Mercado

Nicho de Mercado é um segmento cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes, em outras palavras: é um sub-mercado onde uma pequena parcela dos clientes e consumidores provavelmente não estão sendo atendidos pelos fabricantes principais de um determinado produto ou serviço.

Logo, existe uma oportunidade para explorar este mercado. Se determinada empresa conseguir visualizar este nicho, passará a explorar de forma dominante e terá um lucro alto.

Digamos que esta empresa pesquisou e entendeu as necessidades deste nicho de mercado, então ela disponibilizará vantagens competitivas originadas de uma estratégia de marketing, fazendo uso de suas potencialidades com um contínuo enfoque na diferenciação, de modo que o posicionamento de seu produto ou serviço desenhará uma imagem singular, criando um relacionamento forte com seus clientes, difícil de ser quebrado pela concorrência.

Um Exemplo de Nicho de Mercado

Para ilustrar, um exemplo de nicho de mercado são os colecionadores de discos de vinil, na era da música em formato digital ainda existe quem ame os antigos “bolachões” e tope pagar por eles.

Há diversas maneiras de achar um nicho de mercado inexplorado, mas cuidado, talvez ele seja inexplorado pois não é grande o suficiente ou não apresenta potencial de lucro que valha a pena gastar seu tempo.

Ser “Expert” no seu Nicho de Mercado

Quem irá definir um nicho de mercado deve primeiramente levar em consideração uma linha de produtos ou serviço, concentrando todas as energias e estreitando o foco de atenção para ser o melhor, um “expert”, naquele nicho. Isso significa, entre outras coisas, conhecer profundamente o perfil de seu público-alvo a ponto de poder satisfazer plenamente suas necessidades.

O vendedor deverá conhecer muito bem este nicho e as suas necessidades a ponto de se tornar excelência no assunto, somente assim, atendendo com excelência a uma necessidade específica de determinado público se consolidará como o fornecedor número um deste nicho.

6 Dicas de Como Criar um Nicho de Mercado

Preparamos 6 dicas de como criar um nicho de mercado. 😀

1 – Desejo

Faça uma lista dos seus desejos, colocando: o que quer vender? Para quem quer vender? Existem concorrentes? Quais os seus pontos fortes e pontos fracos? Seja tão específico quanto puder, identifique o alcance geográfico e os tipos de  empresas ou clientes que você quer atingir com o seu negócio.

2 – Foco

Faça uma lista do seu foco, ou seja, coisas que você faz melhor e as competências implícitas em cada uma delas. Liste suas realizações, identifique as mais importantes lições que aprendeu na vida e procure por padrões que revelam seu estilo ou abordagem para a resolução de problemas.

3 – Visão

Faça uma lista descrevendo a visão de mundo do seu cliente. Quando você olha para o mundo a partir da perspectiva de seus potenciais clientes, você pode identificar as suas necessidades ou desejos. A melhor maneira de fazer isso é falar com seus clientes e identificar suas principais preocupações.

4 – Síntese

Faça uma lista de ideias que atendam as necessidades de seus clientes. Nesta fase, o seu nicho deve começar a tomar forma. Veja como suas ideias e as necessidades do cliente se fundem para criar algo novo. Automaticamente suas ideias o levarão para onde quer ir, em outras palavras, ela estará de acordo com a sua visão de longo prazo.

5 – Teste

Depois de ter definido um produto para um nicho específico, teste o mercado. Isto pode ser feito através da oferta de amostras, com um mini-seminário, demonstração de produtos ou serviços de forma gratuita para que o cliente possa conhecer seu produto ou serviço.

 6 – Concretize

É hora de implementar sua ideia. Para muitos vendedores esta é a fase mais difícil, porque está no inicio e ainda não se tem nada palpável além de uma boa ideia. Não tenha medo, se você fez sua lição de casa, entrar no mercado será um risco calculado e não apenas um jogo de aventureiro. 

Frase do dia

“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso.” – Santos Dumont

Resumo sobre o que é nicho de mercado:

Uma vez que o seu nicho foi estabelecido e bem recebido por seu mercado, você pode concluir que seu trabalho termina por aqui. Errado! O mercado está em constante evolução, é importante que você acompanhe de perto e esteja sempre atualizado. Faça sempre os ajustes necessários e relacione-se com seu cliente. Essa relação é que vai indicar o rumo que você deve seguir.

E ae? Terminou a leitura? ;)

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