Quero ser VENDEDOR! O Que eu Faço? Qual Faculdade e Cursos eu Faço?

Estamos começando o sexto vídeo da coluna CLINICA DE VENDAS e hoje, vamos responder a pergunta do Eliseu Nogueira que nos escreveu perguntando sobre a formação básica que um vendedor precisa ter para ser um profissional de destaque. Confira agora mesmo artigo e o vídeo quero ser VENDEDOR! O Que eu Faço? Por onde eu Começo?

VÍDEO: Quero ser VENDEDOR! O Que eu Faço? Por onde eu Começo?

Vamos a Pergunta:

Olá, tenho total interesse em ser um vendedor da empresa que trabalho. Mas qual faculdade, ou curso devo fazer para me profissionalizar?

Qual a Melhor Faculdade para um Vendedor?

No Brasil, pelo menos por enquanto, não existe um curso de graduação especializado em VENDAS como existem em outras áreas. Portanto, qualquer curso superior que você optar fazer, não será necessariamente voltado para sua profissão.

No entanto existem, na minha opinião, dois cursos que podem auxiliar bastante na construção da sua carreira em vendas: Marketing e Administração de empresas.

Faculdade de Marketing:

O curso de Marketing é bastante interessante, porque você vai aprender a aproveitar as oportunidades de mercado para atrair clientes, gerar e atender as expectativas que eles tem com relação aos seus produtos ou serviços.

Além disso, você vai desenvolver habilidades de conquistar a confiança do cliente, tornando-o fiel a sua marca e a construir uma imagem positiva dos seus produtos junto a mente e o coração do cliente. Também vai aprender sobre pesquisa de mercado, perfil do consumidor e vai cruzar essas informações com o ambiente socioeconômico.

Portanto, um vendedor que possui um curso de Marketing vai ter uma bagagem muito forte em termos mercadológicos, ou seja, unificar as informações dos produtos junto ao cliente.

Faculdade de Administração de Empresas:

A faculdade de administração de empresas vai trazer uma grande bagagem sobre todos os fatores intrínsecos ao dia a dia de uma empresa. Sendo assim, você vai estudar desde direito trabalhista, matemática financeira e recursos humanos até Marketing, mas sempre com o olhar de quem controla todas as decisões da empresa.

Eu mesmo sou formado em Administração de Empresas e posso confessar a você que eu uso todos os conhecimentos que eu aprendi na graduação no meu dia a dia. Já minha esposa se formou em Fisioterapia e depois fez uma pós-graduação em Administração de Empresas. Basicamente ela estudou 100% do conteúdo que eu aprendi em 4 anos em apenas 2.

Mas afinal, qual Graduação eu Escolho?

O fato é que não existe um curso que é melhor ou pior. O que você precisa entender e analisar é o seu perfil acadêmico e as suas preferencias. Eu conheci excelente profissionais de vendas que formaram-se em Engenharia, Direito e Matemática. Todos sempre comentam que a graduação ajudou e ainda ajuda no dia a dia profissional.

Portanto, não existe um curso 100% indicado para você se inscrever. Mais uma vez, vale a reflexão do que é importante versus o que você gosta de estudar. Quando você for escolher uma faculdade, procure sempre perceber como ela vai auxiliar no seu crescimento pessoal e profissional, combinado?

Qual o melhor curso de Pós-graduação para um Vendedor?

Agora, falando sobre cursos de pós-graduação e MBA’s, é possível escolher excelentes cursos para complementarem a sua vivencia acadêmica. Todas as grandes faculdades possuem, em sua grade de cursos de pós-graduação, a especialização em VENDAS.

Eu mesmo escolhi fazer o MBA de Gestão Estratégica em Vendas pela FGV e pela The Universaty of Tampa. E posso afirmar que, para mim, foi a combinação perfeita entre graduação e pós-graduação.

Qual o melhor curso de Pós-graduação para um Vendedor? MBA de Gestão Estratégica em Vendas pela FGV e pela The Universaty of Tampa

Cursos e Treinamentos de Vendas!

Embora eu tenha feito faculdade e pós-graduação que me ajudaram e ajudam muito no meu dia a dia, eu tenho certeza que meus conhecimentos, minhas habilidades e minhas atitudes foram moldadas pelos cursos e treinamentos de vendas que eu fiz!

Os treinamentos de vendas são bem mais curtos e efetivos, ou seja, você pode escolher cursos que varia de 1 dia (workshops) até formação de vendas que durem entre 3 a 6 meses. O próprio IEV – Instituído de Especialização em Vendas – possui um excelente curso de formação de vendedores que dura 6 meses, com aulas quinzenais durante a semana.

Treinamentos ONLINE de Vendas:

Uma das modalidades de cursos que mais crescem no Brasil são os ONLINE, ou seja, você assisti 100% do treinamento na sua casa, tirando suas dúvidas com os professores por chat ou e-mail. Muito em breve nós vamos lançar o curso aqui do SuperVendedores, fique ligado!

Cursos de Vendas X MBA em Vendas!

Tenho certeza que você deve estar se perguntando por que eu fiz um MBA em Vendas, sendo que eu já tenho o habito de fazer cursos e workshops de vendas, certo?

Treinamento de Vendas para aumentar suas vendas e desenvolver sua carreira!

E minha resposta é simples: porque o curso de pós-graduação te dá muito mais suporte acadêmico para o desenvolvimento da sua CARREIRA, além do título, ou seja, seu diploma, ter um peso muito mais forte dentro do seu currículo.

A própria nomenclatura MBA – Master of Business Administration – mostra que o conteúdo acadêmico que você vai aprender é muito mais focado em GESTÃO do que em VENDAS. Eu me lembro do meu primeiro dia, quando o professor pediu para os alunos se apresentarem e falarem sobre suas expetativas com relação ao curso.

Quando eu falei que queria desenvolver minhas habilidades em vendas, o professor cordialmente me corrigiu, mostrando que o conteúdo que eu iria aprender esta relacionado muito mais a gestão, a construção de um negócio e ao desenvolvimento consistente da equipe comercial do que com técnicas de vendas! Percebe a diferença?

Livros, Revistas, Vídeos e Artigos Sobre Vendas!

Além de participar de cursos e treinamentos, eu sempre gostei de ler bons livros, boas revistas e artigos da nossa profissão. A velocidade de atualização desses canais são muito mais eficazes do que os cursos acadêmicos. Então, porque não beber direto da fonte.

Como você está lendo esse artigo e assistindo meu vídeo, tenho absoluta certeza que você possui a vontade de aprender que eu sempre mantive muito presente em minha vida e minha carreira.

Cursos Extras – Fundamentais para o seu Desenvolvimento!

É muito importante que você não fique focado APENAS em cursos acadêmicos e treinamentos de VENDAS! Faça cursos que ajudem você a se desenvolver como pessoal, cursos de liderança e empreendedorismo.

Eu fiz dois cursos que não tem nada a ver com meu dia a dia de vendedor mas que me ajudam muito! Um deles foi o EMPRETEC do Sebrae e o outro foi o curso DL (desenvolvimento e liderança) do INEXH (Instituto Nacional de Excelência Humana).

Quer ser um campeão em vendas? Cursos Extras – Fundamentais para o seu Desenvolvimento!

O mais bacana desses cursos é que nenhum deles é voltado para vendedor, o que permite que você conheça outros universos e não deixe que seu Mindset fique focado apenas em vendas.

Resumindo: Quero ser VENDEDOR! O Que eu Faço? Por onde eu Começo?

Para ser um vendedor de sucesso, precisamos adotar uma postura de sucesso. Ter um curso superior, uma pós-graduação ou mesmo frequentar um treinamento de vendas por mês não vai garantir que você seja um campeão de vendas!

Quando falamos de curso superior, duas opções saltam a mete: marketing e administração de empresas. No curso de Marketing, você desenvolve suas habilidades mercadológicas, estuda o comportamento e as necessidades dos consumidores e descobre como sua empresa pode crescer justamente aumentando suas vendas atendendo seu público-alvo potencial.

No caso de Administração de Empresas, você vai aprender a gerir de forma correta e eficiente uma empresa, preocupando-se desde a contratação dos profissionais da empresa até a meta de vendas. A verdade é que não existe um curso superior mais indicado, pois a melhor opção sempre vai ser aquela que cruze suas expectativas de crescimento com as matérias que você gosta de estudar.

Se você optar por fazer uma Pós-graduação ou um MBA, saiba que existem bons cursos em diversas instituições de ensino que são focados nos profissionais de vendas. Recomendo que você analise a grade de cada curso e, novamente, cruze com suas expectativas de crescimento e desenvolvimento da sua carreira.

Tão importante quanto um curso superior é você participar ativamente de cursos e treinamentos de vendas, escolhendo sempre cursos que sejam complementares e que desenvolvam seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes (CHA em Vendas). Esses cursos podem ser presencial ou online, porque o mais importante é a sua vontade de aprender e crescer na carreira.

Para finalizar, nunca pare de ler bons livros, revistas e artigos que estão sendo publicados. Busque atualizar-se constantemente com vídeos no YouTube e desenvolva o seu Mindset focado em crescimento profissional e pessoal.

Com absoluta certeza é possível você sair da sua zona de conforto e aumentar seus resultados. Quando colocamos uma meta pessoal nas nossas vidas, fica muito mais fácil atingirmos esses objetivos. Portanto, escreva, desenhe e imprima seus sonhos para que eles tornem-se realidade.

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!