Quando um Vendedor deve Procurar um Emprego Novo?

Você não tem mais motivação para ir trabalhar? Quando a segunda-feira chega, você deseja que a sexta chegue o mais depressa possível? Estende o horário de almoço e sai mais cedo? Esses são pequenos indícios de que você está precisando de novos ares! É justamente sobre esse assunto que vamos conversar no artigo de hoje: quando um vendedor deve procurar um emprego novo!

Por Que Procurar uma Nova Oportunidade?

Quando trabalhamos com vendas, nossa rotina nunca segue um padrão. Temos desafios diários, novos clientes para atender (leia-se pessoas para conhecer) e metas a serem atingidas.

Porém, um grande dilema sempre aparece na vida profissional quando não temos mais motivação para trabalhar. A famosa “pegada” para chegarmos ao topo!

Desmotivado Por Quê?

Quando estamos desmotivados, tudo parece conspirar contra nós, certo? Nossa insatisfação aumenta a cada dia e qualquer ocorrência na empresa ou dificuldade junto ao cliente são motivos para reclamarmos.

Quando estas coisas começam a acontecer, o reflexo no seu resultado aparece e suas vendas caem. Ninguém consegue ter um excelente desempenho sem estar plenamente feliz.

O mais importante, se você tem essa sensação, procure entender o motivo de sua desmotivação. Faça pequenas perguntas e reflexões consigo mesmo, tais como:

  • Porque me sinto assim?
  • Minha rotina mudou ou eu mudei?
  • Como está o relacionamento no trabalho, com a minha equipe?
  • Quando tenho problema com um cliente, como me sinto? Esse problema ocorre sempre?

Profissional de Vendas Desmotivada!

É muito importante você conseguir destacar que sua motivação pode ocorrer pelo ambiente em que você está (sua empresa), ou pelo produto que você trabalha. É justamente isso que precisamos identificar, pois apenas dessa forma vamos conseguir tomar a atitude de procurar um novo emprego!

Um bom vendedor sempre saberá exercer sua profissão, em qualquer empresa e segmento de mercado, e suas habilidades comerciais permanecerão intactas, mesmo em um novo desafio!

 Um Novo Ramo, as Mesmas Vendas

Um profissional acaba optando por trocar de emprego diversas vezes, até encontrar aquele que considera ideal. Com o profissional de vendas, não é diferente! É comum vermos pessoas que acabaram de conseguir um emprego e, em poucos dias, procuram uma nova oportunidade, pois não se adaptaram ao ambiente de trabalho ou na nova equipe.

Quem trabalha com vendas sabe que é fundamental desenvolver suas técnicas e habilidades e, o mais importante, que elas podem ser aplicadas em qualquer segmento (ou ramo). Mas o fator primordial é o próprio vendedor acreditar e confiar no seu produto.

Desde o início da minha história no mundo das vendas, prometi a mim mesmo: NUNCA VOU VENDER AQUILO QUE NÃO COMPRO! Espero que você entenda que seu desempenho será afetado se você não se convencer de que o produto é bom antes de convencer seu cliente!

Portanto, se você não confia no seu produto ou não está satisfeito com o desempenho dele, mude! Não venda (ou engane) seu cliente!

Por Onde Começo a Buscar um Novo Emprego?

OK! Você pensou sobre tudo que conversamos até aqui e chegou a conclusão que precisa buscar uma nova oportunidade. Vamos passar abaixo 4 ideias de como você pode dar o próximo passo:

Aprenda a conquistar um novo emprego via LinkedIn - Veja o passo-a-passo

1 – Verifique seu Currículo

Atualize seu currículo e seu perfil no LinkedIn! Converse com colegas de trabalho ou com seu superior e peça feed-backs sobre suas qualidades e diferenciais. Você fez um novo curso, participou de uma feira de negócios ou mesmo uma viagem internacional? Atualize essas informações!

2 – Quais são suas Qualidades? Defeitos?

Converse com as pessoas da sua equipe e, além disso, com seu superior. Eles são as melhores pessoas para dizer suas qualidades e defeitos!

Transcreva essas qualidades no seu currículo e organize-o para que mostre exatamente quem você é e o que você pode fazer pela empresa. No artigo “8 Dicas para uma Entrevista de Vendas” tem bastante conteúdo interessante para você analisar!

Procure saber quais são seus defeitos, para poder mudar de postura e crescer profissionalmente. Sempre gosto de dizer que eu (pessoalmente) cresço mais com um feedback negativo do que o positivo.

Nesse ponto, pode ser interessante (e ético) você avisar que está em busca de uma nova oportunidade ao seu superior. Nesse ponto, deixo você decidir!

3 – Verifique seu Segmento de Mercado e seu Networking

Analise estrategicamente o seu segmento de mercado. Quais empresas você gostaria de trabalhar? Elas estão recrutando? Como eu posso conversar com o profissional de Recursos Humanos e entregar meu currículo? São perguntas que precisam ser respondidas!

4 – Utilize Estrategicamente seu Networking

Descobrindo para ONDE você deseja ir é o primeiro passo. Agora, utilize seu networking e informe que você está procurando um novo emprego, uma nova oportunidade de trabalho!

Fique ligado as atualizações das empresas no LinkedIn que você selecionou na etapa anterior. Envie email a profissionais responsáveis por contratação (headhunters) e busque cadastrar seu currículo em empresas especializadas em seleção de candidatos para grandes empresas.

A Importância da Qualificação

Treinamentos são indispensáveis para se manter atualizado.Independentemente de sua situação no mercado de trabalho, todo vendedor deve buscar constantemente se atualizar com relação às técnicas de vendas mais atuais do mercado e também as novas tecnologias disponíveis.

Isso porque, a cada troca de emprego, fica mais difícil se adaptar ao que os superiores pedem e a arte da venda deve ser realizada de uma forma diferente. Para manter-se atualizado, cursos e treinamentos são sempre bem-vindos.

Histórias de Sucesso – Quebrando Paradigmas!

Histórias de pessoas que se superam após trocarem de emprego são comuns no dia a dia. Mas uma destas histórias não diz respeito apenas a uma pessoa, mas a uma empresa famosa holandesa, a Philips.

A empresa, que foi pioneira na fabricação de TVs em todo o mundo, mudou de foco e de ramo recentemente. Atualmente, a empresa se concentra na venda de produtos para a área da saúde e os mais diversos tipos de baterias.

Concluído: Procurar um Novo Emprego!

Seja como for, as vendas são atividades que envolvem muitas técnicas e habilidades que, juntas, proporcionam a satisfação e fidelização dos clientes. Um vendedor é um artista, que faz a alegria das pessoas por meio do consumo.

Agora é só começar no novo emprego

Se for necessário trocar de emprego para voltar a fazer as pessoas sorrirem com suas vendas, faça isso com alegria e força de vontade!

Boas vendas, um grande abraço e SUCESSO!