Já falamos aqui no blog Supervendedores sobre o que falar em uma entrevista de emprego e agora vamos para o lado oposto desta questão.
Se você está em um processo de recrutamento e seleção para uma vaga de trabalho, precisa também conhecer o que não falar em uma entrevista de emprego!
Saiba que falar sobre determinados assuntos pode reduzir (e muito) as suas chances dentro desta seleção.
Por isso, nossa equipe conversou com especialistas e reuniu aqui alguns pontos dos quais você deve fugir em quando estiver frente a frente com o seu entrevistador. Confira!
Problemas com antigos empregadores
Sejam quais forem os problemas que você passou com o seu antigo empregador, esta não é a hora de “lavar roupa suja”, mesmo que você tenha sido vítima de um mau patrão.
Fazer queixas neste momento vai gerar uma reação negativa no seu entrevistador.
Questões internas da sua antiga empresa
É claro que o objetivo em uma entrevista de emprego é causar uma boa impressão e isso não será atingido se você abrir dados estratégicos de sua antiga empresa empregadora.
Então, o selecionador sabe que uma hora no futuro você pode fazer exatamente a mesma coisa com ele.
Visão sobre assuntos polêmicos (política, religião)
Este também é um assunto que deve ser evitado, uma vez que o seu posicionamento político e religioso pode ser bem diferente daquele adotado pelo entrevistador.
Criar uma animosidade neste momento definitivamente não é boa ideia.
Evitar “não sei” e “não gosto”
Fuja do “não sei”, prefira um “não tive acesso a estes dados” ou “preciso estudar melhor esta questão”. Quanto ao “não gosto”, saiba que esta atitude negativa pode ser vista pelo selecionador como falta de iniciativa.
Informações não confirmadas
Boatos estão entre o que não falar em uma entrevista de emprego. Prepare-se bem para a entrevista e traga dados e informações sobre os quais você tem certeza. Então, informações não confirmadas podem pegar muito mal na entrevista
Dizer mentiras
Mentir é ainda pior do que falar sobre boatos e informações não confirmadas. É um pecado mortal em uma entrevista de emprego. E, com isso, certamente vai enterrar as suas chances de ter sucesso neste processo. Seja honesto com as suas informações sempre!
Esteja preparado!
A melhor forma de evitar as questões descritas neste post é estar bem preparado para a entrevista. Nunca vá a uma entrevista de emprego sem antes fazer uma boa pesquisa sobre a empresa que está oferecendo a vaga.
Não deixe de pesquisar o site oficial, as redes sociais e as últimas notícias que foram divulgadas pela mídia sobre a empresa.
Prepare-se também para responder as mais frequentes perguntas feitas por recrutadores experientes.
Você deve ter na ponta da língua as melhores respostas para a perguntas “por que devo de contratar?”, por exemplo.
Agora que já vimos o que não falar em uma entrevista de emprego, veja no nosso blog outras perguntas que são frequentes em entrevistas de emprego. Além disso, conheça as melhores estratégias de resposta.
Até a próxima!