5 Técnicas de Vendas Eficientes para Vender Mais

Vender é algo muito prazeroso e há quem diga que seja fácil! Porém, para grande maioria dos vendedores, e para mim, vender não é tarefa simples e existem várias etapas até ouvirmos o grande “SIM” do cliente. No artigo de hoje, vamos falar de 5 técnicas de vendas e ainda entender como você pode ser mais eficiente durante a negociação, que é exatamente o momento em que essas técnicas devem ser aplicadas! Vamos lá:

Toda Venda é uma Negociação!

Atualmente, o grande problema de todos os vendedores é a falta de imaginação criativa e, principalmente, não ter o foco da venda direcionado para a solução do problema do cliente. Entenda desde o início qual é a real necessidade e anseio do seu cliente e busque o melhor produto ou serviço para atendê-lo.

Toda Venda é uma Negociação

Além disso, 3 características são fundamentais no processo de negociação: OTIMISMO, CRIATIVIDADE e COMPETÊNCIA. Se você for um vendedor otimista, seu cliente vai ter prazer em conversar com você. Se tiver criatividade para sair das objeções e competência para levar as melhores soluções para os problemas que ele possui, com absoluta certeza, ele fechará negócio!

Técnicas de Fechamento de Vendas

Para aumentar seu poder de vendas é necessário saber conduzir a negociação até o momento do “fechamento”, que é justamente o momento em que o cliente entende que seu produto é (ou não) importante para ele. Preparamos 5 técnicas de vendas para auxiliar no processo de vendas:

1. Explique sobre seu Produto

Uma das melhores técnicas de vendas é explicar, de forma correta, seu produto. Quando você estiver realizando sua apresentação nunca utilize o termo “GASTAR”, pois seu cliente associa isso a PERDA DE DINHEIRO. Utilize o termo USAR e explique com muito entusiasmo!

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2. Apresente Todos os Benefícios

Apresente Todos os Benefícios como Técnica de VendasQuando estiver negociando, uma das melhores técnicas de vendas é apresentar os BENEFÍCIOS do seu produto. Porém, quando você está apresentando os benefícios ao seu cliente ele pensa inconscientemente “e dai?” , é seu dever reverter essa situação!

Para dar valor a negociação, logo que apresentar um BENEFÍCIO do produto, utilize termos como: “isso significa que”, “isso serve para” ou “isso quer dizer que”, para fazer uma ligação lógica entre trazer o benefício à realidade do cliente.

Exemplificando, se você vende ar condicionado e diz ao cliente que o equipamento que estão negociando é uma máquina mais potente e robusta que a do concorrente e é ecologicamente correta, isso quer dizer que ele gastará menos energia elétrica para manter a temperatura “geladinha” e ainda não vai agredir o meio ambiente!

3. Utilize Perguntas em que a Resposta Seja a VENDA

Logo após a etapa de apresentação dos benefícios, uma das técnicas de vendas mais eficientes são as de perguntas que sempre resultam no “fechamento” da venda como, por exemplo:

  • O Sr. prefere pagar no cartão de crédito ou com cheque?
  • A Sra. prefere que façamos a entrega durante a semana ou no fim de semana?
  • O Sr. vai parcelar em 5 vezes ou vai pagar á vista com 5% de desconto?

Busque a resposta do cliente e nunca pergunte se ele quer comprar, pois isso reativa a hipótese do “NÃO” e você corre o risco de perder a venda!

4. Trabalhe a Objeção!

Trabalhe a Objeção para Vender mais!Quando o cliente faz uma objeção à compra do produto ele demonstra o porquê não quer comprar, mostrando os motivos em que você precisa trabalhar. A melhor técnica de venda é ouvir atentamente e simplesmente fazer a pergunta novamente ao cliente, para analisar qual vai ser a sua reação e entender seu comportamento.

Após isso, volte para a etapa dos benefícios e foque no item em que acredita ser mais conveniente para ele. Mostre o porquê ele deve comprar o produto ou serviço. Nessa etapa, você pode:

  • Apresentar atestados de capacitação
  • Apresentar depoimentos de atuais clientes
  • Oferecer um test-drive
  • Deixá-lo curioso
  • Oferecer um brinde

5. Reforce os Benefícios e VENDA!

Essa técnica de venda é justamente tentar novamente o fechamento de vendas após repetir o processo de fechamento, com perguntas abertas e conduzindo discretamente o cliente à compra. Lembre-se que o cliente precisa enxergar valor no seu produto e em VOCÊ!

Qual Técnica de Vendas é a Melhor?

Na minha opinião, a melhor técnica de vendas ainda é o relacionamento! Se você trabalhar o relacionamento com seus novos clientes, eles seguramente retornarão e ainda indicarão novos clientes. É um circulo virtuoso que vai fazer você ter sucesso em vendas e enriquecer!

Boas vendas e SUCESSO!

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