Televendas: modalidade em que o vendedor faz a venda apenas por telefone!
Para os vendedores que trabalham atendendo seus clientes por telefone, método comumente conhecido como “televendas”, pequenas alterações no timbre de voz e na sua postura podem refletir diretamente no aumento dos seus números.
Porém, na contramão, vícios durante a conversa ou mesmo falar palavras erradas podem atrapalhar a negociação e culminar na perda da venda, sem contar na imagem da sua empresa!
No artigo de hoje, vamos abordar os principais vícios que você deve EVITAR em Televendas!
Uma Venda é um Diálogo!
Sim! Toda venda é, diretamente, um diálogo.
Seja através do telefone, pessoalmente ou mesmo pela internet.
O emissor (neste caso, o vendedor) possui a missão de passar o conteúdo de forma correta para o seu receptor (o cliente, claro!).
Se algo sai errado, a culpa é do vendedor que não soube se expressar corretamente, não levando a mensagem ao seu cliente e fazendo-o comprar do concorrente!
É simples: se você está contando uma piada e ninguém ri, certamente não é culpa dos seus amigos.
O Que é um Vício em Televendas?
Um vício em televendas pode ocorrer de diversas formas e varia conforme o profissional.
Basta alguns minutos de atenção em uma conversa com um fornecedor, e você percebe que ele está conversando mascando um chiclete ou utiliza muito a expressão “cara”.
O vício é justamente isso: algo que a pessoa faz inconscientemente, ou seja, sem perceber que isso é o que está atrapalhando o seu desempenho.
Ainda neste ponto, um vício comum ocorre com as expressões “né”, “sabe” ou qualquer outra figura de linguagem que você utiliza no seu dia a dia.
Principais Vícios em Televendas:
Partindo para o lado prático, abaixo está uma lista de vícios que os profissionais de vendas cometem.
Cabe ressaltar que não se aplica apenas às pessoas que trabalham com televendas, mas a todos os SUPER VENDEDORES que atendem seus clientes por telefone, seja para tirar uma dúvida sobre um pedido ou mesmo para agendar uma reunião. Vamos a eles:
1. Não Ouvir e Falar Demais
Sim! Esse é um dos principais problemas dos vendedores.
Na ânsia de vender, eles acabam expondo seus produtos de forma quase descontrolada, não deixando que o cliente diga o que realmente precisa comprar.
Ouça mais e fale menos, assim você consegue descobrir todas as informações para vencer a objeção do cliente no momento do fechamento!
2. Utilizar Expressões Repetitivas
Pegando carona no primeiro erro, os profissionais de vendas acabam utilizando expressões repetidas vezes, atrapalhando a comunicação.
Expressões como: “então tá”, “sabe”, “né”, “tá” e assim por diante.
3. Utilizar o Gerúndio
Uma das piores coisas que se pode ouvir são os verbos em gerúndio, porque denota que a ação nunca terá fim!
Expressões como “estarei fazendo”, “estarei verificando”, “estarei enviando” devem ser evitadas ao máximo.
Para corrigir, utilize expressões pontuais, ou seja, “farei até quarta-feira”, “verifico até hoje a tarde” e “envio assim que desligar”. Melhor não?
4. Palavras Negativas
Se você quer vender seu produto, utilize frases POSITIVAS.
Caso contrário, palavras como “problemas”, “atraso”, “nunca”, “impossível” e “prejuízo” deixam, durante a negociação, um aspecto amador, e pior, seu cliente ficará inseguro em concluir o negócio.
5. Utilizar Palavras no Diminutivo
Usar “palavrinhas” no diminutivo pode deixar uma má impressão sobre você, sua empresa e seu produto.
Utilizar de forma errada palavras como “ligadinha”, “precinho”, “minutinho” e “uma passadinha” dificultam a mensagem que deseja passar ao seu cliente.
6. Gírias e Vocabulários Impróprios
Qualquer que seja o seu mercado, utilizar gírias como “pô”, “peraí”, “falou”, “show”, “sem chance” e “tá ligado” são impróprias e transmitem insegurança ao seu cliente.
Nós gostamos de conversar com pessoas educadas e bem informadas, certo?
7. Expressões Inseguras
Se você fala durante a apresentação do seu produto “eu acho que”, “talvez seja assim”, “Não sei bem” pode ter CERTEZA que seu cliente ficará inseguro e o resultado é NÃO comprar seu produto.
Antes de ligar para o seu cliente, certifique-se que você entende do seu produto e do seu mercado.
8. Falta de Higiene
Conversar com o cliente enquanto você almoça ou mesmo mascando um chiclete, transmite a imagem de uma pessoa sem educação.
Mesmo pessoalmente, quando conversamos com alguém que masca chiclete, concorda que é estranha a sensação da pessoa estar “mastigando” e falando ao mesmo tempo?
9. Errar Palavras Simples
No momento da negociação, evite falar palavras de forma errada.
Em qualquer apresentação comercial, a boa dicção e o vocabulário correto são itens fundamentais para termos certeza absoluta que estamos transmitindo a mensagem da forma correta.
Evite:
- Problema = probema ou pobrema
- Cliente = criente
- Aguarde, por favor = só um segundinho
- Vou verificar = não sei não
10. Tratar com Intimidade
Lembre-se: você está trabalhando e deseja VENDER.
Você não está conversando com sua amiga para usar expressões como “meu amor”, “benzinho”, “fofo”, “minha flor” e “paixão”.
Não caia nessa armadilha!
Como Vender pelo Telefone
Simples: Não cometa esses erros.
Além disso, esteja muito bem informado sobre seus produtos e sobre o seu mercado.
Mantenha sempre a educação, chamando a pessoa pelo nome e priorizando os produtos que seu cliente deseja (e precisa) comprar.
Seguindo essas orientações, você aumentará a confiança que seu cliente deposita em você e desenvolverá um relacionamento de longo prazo.
Nós sabemos que relacionamento não vende, constrói amigos, certo?
Finalizando Vendas por Telefone
Veja como seu cliente fala e se comporta durante a conversa no telefone.
É dessa forma que você deve conduzir a conversa, mas nunca deixando de seguir as orientações acima expostas.
Entenda que nivelar uma conversa não quer dizer que você precisa usar o mesmo vocabulário do seu cliente.
Você deve usar o mesmo tom de voz e velocidade no diálogo. Se ele fala groso, fale também.
Agora se ela fala com rapidez, transmita a comunicação de forma clara, mas rapidamente.
Isso SIM é estabelecer rapport através do contato telefônico e causar uma boa impressão!