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Vícios que Você Deve Evitar em Televendas

Televendas: modalidade em que o vendedor faz a venda apenas por telefone!

Para os vendedores que trabalham atendendo seus clientes por telefone, método comumente conhecido como “televendas”, pequenas alterações no timbre de voz e na sua postura podem refletir diretamente no aumento dos seus números.

Porém, na contramão, vícios durante a conversa ou mesmo falar palavras erradas podem atrapalhar a negociação e culminar na perda da venda, sem contar na imagem da sua empresa!

No artigo de hoje, vamos abordar os principais vícios que você deve EVITAR em Televendas!

Uma Venda é um Diálogo!

Sim! Toda venda é, diretamente, um diálogo.

Seja através do telefone, pessoalmente ou mesmo pela internet.

O emissor (neste caso, o vendedor) possui a missão de passar o conteúdo de forma correta para o seu receptor (o cliente, claro!).

Se algo sai errado, a culpa é do vendedor que não soube se expressar corretamente, não levando a mensagem ao seu cliente e fazendo-o comprar do concorrente!

É simples: se você está contando uma piada e ninguém ri, certamente não é culpa dos seus amigos.

O Que é um Vício em Televendas?

Um vício em televendas pode ocorrer de diversas formas e varia conforme o profissional.

Basta alguns minutos de atenção em uma conversa com um fornecedor, e você percebe que ele está conversando mascando um chiclete ou utiliza muito a expressão “cara”.

O vício é justamente isso: algo que a pessoa faz inconscientemente, ou seja, sem perceber que isso é o que está atrapalhando o seu desempenho.

Ainda neste ponto, um vício comum ocorre com as expressões “né”, “sabe” ou qualquer outra figura de linguagem que você utiliza no seu dia a dia.

Principais Vícios em Televendas:

Partindo para o lado prático, abaixo está uma lista de vícios que os profissionais de vendas cometem.

Cabe ressaltar que não se aplica apenas às pessoas que trabalham com televendas, mas a todos os SUPER VENDEDORES que atendem seus clientes por telefone, seja para tirar uma dúvida sobre um pedido ou mesmo para agendar uma reunião. Vamos a eles:

1. Não Ouvir e Falar Demais

Sim! Esse é um dos principais problemas dos vendedores.

Na ânsia de vender, eles acabam expondo seus produtos de forma quase descontrolada, não deixando que o cliente diga o que realmente precisa comprar.

Ouça mais e fale menos, assim você consegue descobrir todas as informações para vencer a objeção do cliente no momento do fechamento!

2. Utilizar Expressões Repetitivas

Pegando carona no primeiro erro, os profissionais de vendas acabam utilizando expressões repetidas vezes, atrapalhando a comunicação.

Expressões como: “então tá”, “sabe”, “né”, “tá” e assim por diante.

3. Utilizar o Gerúndio

Uma das piores coisas que se pode ouvir são os verbos em gerúndio, porque denota que a ação nunca terá fim!

Expressões como “estarei fazendo”, “estarei verificando”, “estarei enviando” devem ser evitadas ao máximo.

Para corrigir, utilize expressões pontuais, ou seja, “farei até quarta-feira”, “verifico até hoje a tarde” e “envio assim que desligar”. Melhor não?

4. Palavras Negativas

Se você quer vender seu produto, utilize frases POSITIVAS.

Caso contrário, palavras como “problemas”, “atraso”, “nunca”, “impossível” e “prejuízo” deixam, durante a negociação, um aspecto amador, e pior, seu cliente ficará inseguro em concluir o negócio.

5. Utilizar Palavras no Diminutivo

Usar “palavrinhas” no diminutivo pode deixar uma má impressão sobre você, sua empresa e seu produto.

Utilizar de forma errada palavras como “ligadinha”, “precinho”, “minutinho” e “uma passadinha” dificultam a mensagem que deseja passar ao seu cliente.

6. Gírias e Vocabulários Impróprios

Qualquer que seja o seu mercado, utilizar gírias como “pô”, “peraí”, “falou”, “show”, “sem chance” e “tá ligado” são impróprias e transmitem insegurança ao seu cliente.

Nós gostamos de conversar com pessoas educadas e bem informadas, certo?

7. Expressões Inseguras

Se você fala durante a apresentação do seu produto “eu acho que”, “talvez seja assim”, “Não sei bem” pode ter CERTEZA que seu cliente ficará inseguro e o resultado é NÃO comprar seu produto.

Antes de ligar para o seu cliente, certifique-se que você entende do seu produto e do seu mercado.

8. Falta de Higiene

Conversar com o cliente enquanto você almoça ou mesmo mascando um chiclete, transmite a imagem de uma pessoa sem educação.

Mesmo pessoalmente, quando conversamos com alguém que masca chiclete, concorda que é estranha a sensação da pessoa estar “mastigando” e falando ao mesmo tempo?

9. Errar Palavras Simples

No momento da negociação, evite falar palavras de forma errada.

Em qualquer apresentação comercial, a boa dicção e o vocabulário correto são itens fundamentais para termos certeza absoluta que estamos transmitindo a mensagem da forma correta.

Evite:

  • Problema = probema ou pobrema
  • Cliente = criente
  • Aguarde, por favor = só um segundinho
  • Vou verificar = não sei não

10. Tratar com Intimidade

Lembre-se: você está trabalhando e deseja VENDER.

Você não está conversando com sua amiga para usar expressões como “meu amor”, “benzinho”, “fofo”, “minha flor” e “paixão”.

Não caia nessa armadilha!

Como Vender pelo Telefone

Simples: Não cometa esses erros.

Além disso, esteja muito bem informado sobre seus produtos e sobre o seu mercado.

Mantenha sempre a educação, chamando a pessoa pelo nome e priorizando os produtos que seu cliente deseja (e precisa) comprar.

Seguindo essas orientações, você aumentará a confiança que seu cliente deposita em você e desenvolverá um relacionamento de longo prazo.

Nós sabemos que relacionamento não vende, constrói amigos, certo?

Finalizando Vendas por Telefone

Veja como seu cliente fala e se comporta durante a conversa no telefone.

É dessa forma que você deve conduzir a conversa, mas nunca deixando de seguir as orientações acima expostas.

Entenda que nivelar uma conversa não quer dizer que você precisa usar o mesmo vocabulário do seu cliente.

Você deve usar o mesmo tom de voz e velocidade no diálogo. Se ele fala groso, fale também.

Agora se ela fala com rapidez, transmita a comunicação de forma clara, mas rapidamente.

Isso SIM é estabelecer rapport através do contato telefônico e causar uma boa impressão!

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