10 Dicas para Você Vender mais no Natal

Vender é algo incrível. Você ganha dinheiro por satisfazer os desejos (ou solucionar um problema) do seu cliente. Quando paramos para refletir sobre vendas na época do Natal é ainda mais prazeroso. Os clientes estão adeptos a novas compras e a vontade de presentear os amigos e a família torna a venda mais fácil. No artigo de hoje, vamos abordar 10 dicas para você vender mais no Natal.

Por que Aproveitar o Natal para Vender mais?

A data natalina está associada a presentear, ou seja, uma oportunidade para os comerciantes venderem mais. O comércio aposta no Natal porque as pessoas estão mais dispostas a gastar no mês de dezembro, pois tem o diferencial do 13° salário, que é um estímulo para ir às compras.

No ultimo artigo, escrevemos quais são os “15 Maiores Erros em Vendas no Natal” (recomendamos a leitura), onde descrevemos desde o planejamento até a forma como o pós-venda precisa (e deve) ser feito para que você continue vendendo bem no início do ano.

Como Um Vendedor Pode Fidelizar o Cliente:

O bom relacionamento com os clientes deve ser feito durante o ano todo para que você seja a primeira pessoa que seu cliente lembre. É por isso que o papel do vendedor é importante para fidelizar a clientela.

Atendimento eficaz, atenção aos detalhes e a vontade de suprir as expectativas com produtos de qualidade são armas infalíveis para um bom vendedor. Quem está comprando na loja quer atenção, paciência e dedicação. Afinal, o melhor cliente é aquele que é fiel!

10 Técnicas de Vendas Exclusivas para o Natal

Para que você possa aumentar seu resultado durante essa época, descrevemos 10 técnicas para auxiliar no desenvolvimento do seu trabalho.

1 – Mantenha Contato com seus Atuais Clientes:

SIM! Uma das melhores formas de vender mais é vender para quem já é seu cliente, ou seja, para quem já te conhece. Mantenha contato com eles, seja por telefone ou e-mail e convide-os para fazerem uma visita, instigando-os sobre o que a sua empresa está preparando para o Natal.

2 – Decoração e Ambiente:

Nada melhor que comprar presentes de Natal em uma loja que está no clima natalino. Invista na decoração do seu ambiente com irreverência e criatividade. Tudo o que é novidade, aguça a curiosidade.

Loja decorada para o Natal

3 – Marketing Sensorial:

Uma das apostas dos últimos anos está relacionada ao ambiente de vendas, ou seja, a preocupação com a melhor experiência de compras que o cliente vai ter dentro da sua loja ou empresa.

O marketing sensorial ajuda a atrair e reter os clientes mais tempo dentro da sua loja. Para exemplificar, se você utilizar aromatizadores de ambiente, sons e iluminação adequadas ao seu segmento, seus clientes vão sentir-se bem e, consequentemente, estarão mais propensos a gastarem.

4 – Atendimento de Qualidade:

Um dos principais problemas dessa época é a famosa “correria”, ou seja, os vendedores tentando atender inúmeros clientes ao mesmo tempo. Para vender mais no Natal, você precisa atender bem seu cliente e, principalmente, OUVIR o que ele deseja comprar.

Além disso, receba-os com muita atenção e, sempre que possível, mostre o MIX de produtos da loja para ele. É mais fácil você aumentar o ticket médio de uma venda do que atender vários clientes ao mesmo tempo.

Sempre que for possível, dê algo de presente ou brinde. Os clientes que estão comprando para presentear vão adorar serem presentados e vão ter maior empatia com você. Isso resulta em relacionamento de longo prazo!

 5 – Promoções:

Aproveite a época do Natal para fazer promoções, principalmente às “combo” (compre 1 e ganhe outro, por exemplo). Além disso, oferecer kit’s prontos, já com uma embalagem de presente.

Uma das promoções que surtem maior efeito no comércio é a de descontos acumulativos. Os clientes que compram 3 peças de uma roupa ganham, por exemplo,  50% de desconto na 4º. Dessa forma, você utiliza gatilhos mentais nos clientes, mostrando a possibilidade de ECONOMIA quando, na verdade, eles vão gastar mais para ter o benefício.

6 – Trabalhe com a Forma de Pagamento:

Uma das melhores formas de vender mais no Natal é disponibilizar formas de pagamentos com maior número de parcelas. Utilizando o exemplo acima, para aumentar o gatilho mental do seu cliente diga para ele: “e você ainda pode pagar em 6 vezes sem juros”.

A conta é bem simples: se eu posso comprar um presente de R$100,00, porque eu não poderia gastar R$600,00 (ou seja, R$100,00 durante 6 meses), comprar mais presentes e ainda ganhar um descontão?

Compreender os gatilhos mentais que ativam a necessidade de compra do seu cliente é premissa fundamental para você ter maiores chances de aumentar as vendas e o LUCRO da empresa.

Forma de pagamento

7 – Atrações Artísticas e Musicais:

Se você pode ousar um pouco mais nas estratégias de vendas, porque não colocar algo que encante o cliente enquanto ele compra em sua empresa? Se você trabalha em uma loja de brinquedos, concorda que ter atrações para as crianças vai fazer com que as mães e os pais permaneçam mais tempo dentro da loja?

Outro exemplo seria em uma loja de roupa. Geralmente as lojas tocam músicas mais agitadas, para fazer com que o cliente sinta-se despojado e compre mais. Porque não usar um Dj de verdade, remixando as músicas na hora e tornando o som ambiente agradável?

Atrações Artísticas e Músicas é sempre uma ótima idéia para implementar as suas vendas

8 – Disposição dos Produtos:

Nesta técnica, é MUITO importante você observar o comportamento do seu cliente. Se grande parte dos clientes que compram o seu produto “A” se interessam, no momento da compra pelo “B” (por fazer correlação), porque não coloca-los juntos?

Para exemplificar, quando você compra um sapato masculino, o local onde você experimenta o sapato sempre está próximo do expositor de cintos e carteiras, correto? Essa é a intenção (e importância) da disposição dos produtos para vender mais no Natal.

9 – Equipe Comercial e Treinamento de Vendas:

Essa dica é para gerente de vendas ou para o coordenador. Uma vez que a demanda aumenta, concorda que precisamos ter mais vendedores qualificados para atender o alto volume?

Essa é uma das principais dicas, porque para atender o cliente de forma agradável, com muita simpatia e de foram prestativa, você concorda comigo que o profissional de vendas precisa estar com o foco 100% no cliente?

Além disso, a equipe comercial precisa estar alinhada com a estratégia da loja e com a meta de vendas, tanto a individual como a do grupo. Vendedor gosta de trabalhar em equipe e, porque não, incentivar os que têm maior desempenho com um bônus no final do mês?

Quando ao treinamento de vendas, precisamos reforçar que vendedor precisa estar treinado e preparado para atender os clientes e vender mais. É obrigação do gestor da empresa o treinamento e aperfeiçoamento contínuo da equipe.

10 – Invista em Pós-venda:

Agora que você fechou a venda, porque não anota os dados do cliente (nome, telefone celular e email)? Essa é a MELHOR forma de estabelecer um relacionamento de longo prazo com eles e garantir vendas futuras, no ano que se aproxima.

Uma dica extra é manter o hábito de enviar emails que ajudam a vender, ou seja, manter contato com esses novos clientes, informando sobre promoções, novas coleções ou qualquer outra novidade que seu mercado e sua empresa oferecem.

Pós Venda é muito importante para se criar um relacionamento com o cliente

Para Vender Mais no Natal:

No Natal as promoções aparecem a todo vapor como iscas para os consumidores, proporcionando retorno garantido de vendas e lucro para os empresários e comerciantes. Os shoppings, por exemplo, sempre têm sorteios de carros, viagens e outros prêmios tentadores. Por isso, quanto mais seu cliente comprar, mais chances ele tem de ganhar.

Lembre-se: somos profissionais que trabalhamos com pessoas. Quando temos foco na satisfação destas pessoas, nossos resultados aparecem. O mundo ainda carece de bons profissionais de vendas e você, amigo(a) leitor(a), já está em destaque por estudar este artigo até aqui!

Valorize-se e acredite no seu potencial!

Um abraço, boas vendas e SUCESSO!