5 Dicas práticas de Como Vender Pela Internet!

Você deve se perguntar como a internet pode ter um espaço tão grande no seu dia-a-dia, certo? O fato é que ela também está presente na vida do sue cliente! Vender pela internet deixou de ser responsabilidade de um Ecommerce (loja virtual) e passou a ser responsabilidade de todo empresário e profissional de vendas! No artigo de hoje, vamos falar sobre isso e ainda abordar 5 dicas práticas de como vender pela internet!

Porque Se Preocupar em Vender pela Internet?

Há 10 anos não existiam vendas por e-mail, as redes sociais resumiam-se a salas de bate-papo e o “Ecommerce” ainda estava engatinhando. Hoje, o e-mail se tornou a principal forma de comunicação entre vendedor – cliente e as redes sociais estão presentes nos nossos celulares e tablets (nem vamos falar do acesso via computador, tá?!).

Ainda sobre a importância de vender pela internet, uma pesquisa recente (fonte E-bit Informação) revelou que em 2002 o faturamento na internet foi de 850 milhões de Reais. No ano de 2012 o valor foi de 22.5 BILHÕES e a projeção para 2013 está em 28 BILHÕES.

Porque Se Preocupar em Vender pela Internet?

Muito Além de “Vender” pela Internet!

OK! Esses dados foram apresentados baseados no faturamento do mercado de Ecommerce. Mas o que você tem a ver com isso, se a sua empresa vende produtos ou serviços “fora” da internet?

O ponto mais importante deste artigo é: NÃO EXISTE FORA OU DENTRO DA INTERNET! Isso mesmo! Se você trabalha em uma empresa, você precisa estar na internet e entender como seus resultados podem ser diferentes se encarar esse desafio com profissionalismo e inovação!

A competitividade em vendas nos mais variados mercados já está dentro do mercado ONLINE. A empresa que não estiver com uma estrutura de marketing digital voltada para o cliente e ter como objetivo facilitar o contato entre internauta (PROSPECT) e a equipe de vendas está fadada ao fracasso!

Muito Além de “Vender” pela Internet!

O Brasil é o 5º país em acesso pela internet, perdendo apenas para China, EUA, Índia e Japão. Se juntarmos o número de acessos da Itália com a Espanha, ainda assim ficamos na frente! Porque devemos nos desvalorizar? Precisamos SIM é potencializar nossas vendas e obter mais resultados através das ferramentas online!

Como eu Posso Aumentar as minhas Vendas Utilizando a Internet?

Pare e responda: onde foi a ultima vez que você fez a consulta de um novo fornecedor ou cliente para sua empresa? Você responde Google ou lista telefônica? Essa é uma das principais diferenças que podem fazer você vender mais pela internet e pelas redes sociais.

Desenvolver um site bem estruturado, pensando em como seu internauta (que pode ser um LEAD ou mesmo um atual cliente) vai enxergar seus produtos e a sua empresa é o principal fator de sucesso no mercado atualmente. Além disso, podemos reforçar:

  • É fácil achar seu telefone no seu site?
  • Seu formulário de e-mail está funcionando?
  • Seus produtos estão sendo bem explicados?
  • Existem fotos e vídeos a respeito deles?
  • Nas redes sociais, como você se comunica?
  • Você posta somente informação sobre seus PRODUTOS ou você insere informação RELEVANTE ao seu cliente?
  • Você responde as solicitações de contatos provenientes do Facebook?

Mude a forma como você encara a internet e as redes sociais. Hoje, um dos principais fatores é a “encontrabilidade” da sua empresa. Onde ela está localizada no índice de resultados do Google? E os seus produtos? Seus clientes e prospects acham você facilmente? Pare! Pense! Faça!

5 Dicas para Você Vender pela Internet:

Agora que você está convencido que a internet possui um papel fundamental na relação entre você e seu cliente, vamos apresentar 5 dicas para você aumentar suas vendas e, consequentemente, seu LUCRO!

1 – Tenha um Site que Seja a Extensão da sua Empresa!

Um site precisa ser algo informativo, que propague “o que é” sua empresa e seus produtos. Chega de apenas colocar a visão e a missão. Insira informações (leia-se CONTEÚDO) que sejam relevantes ao seu público alvo, mas que também auxiliam sua empresa a vender mais!

Sua empresa precisa e deve ter uma página para cada produto ou serviço que você trabalha. Nessas páginas devem ter um conteúdo que fale sobre o produto, mas principalmente os BENEFÍCIOS que seu cliente vai ter utilizando-o.

Tenha um Site que Seja a Extensão da sua Empresa!

Insirir exemplos (com fotos e vídeos) é uma excelente forma de potencializar os resultados. Além disso, insira os telefones da sua empresa ao longo da página e um formulário de contato no final dela, facilitando a análise do seu cliente e, principalmente, a decisão entre entrar em contato ou não!

2 – Comunique-se bem com seus clientes: Use o E-mail!

Comunique-se bem com seus clientes: Use o E-mail!

Quando você atende uma base grande de clientes, é fundamental utilizar o e-mail como ferramenta de vendas. Escrevemos um artigo chamado “Como Escrever E-mails que Vendem Mais”. Aconselhamos a leitura!

O e-mail é uma ferramenta rápida e barata. Escrever corretamente e expor suas ideias de forma concisa e coerente são fundamentais para seu destinatário entender a mensagem. Lembre-se que TUDO que é escrito não pode ser descartado e, por isso, CUIDADO na forma de escrita e no próprio conteúdo!

Uma das principais dicas é manter seus clientes atualizados, mesmo aqueles clientes que não compram todos os meses. É fundamental que eles recebam um e-mail informativo sobre o seu mercado ou mesmo um lançamento de um produto da sua empresa. Quem não é visto, não é lembrado!

3 – Tenha TODOS os clientes em um Mailing!

Fechou uma venda? Cadastre o cliente (com dados COMPLETOS) no seu banco de contatos por e-mail. Participou de um evento ou fez contato com um novo PROSPECT? Cadastre os dados também no seu mailing.

Construir um mailing é tão importante quanto construir uma carteira de clientes. Quando você trabalha de forma estratégica seu mailing, suas vendas aumentam porque a comunicação entre empresa – cliente é facilitada. Além disso, o custo é extremamente reduzido frente aos benefícios!

Para saber maiores informações, leia o artigo “Como Fazer E-mail-marketing Campeão de Vendas”. Ressaltamos diversas dicas de como você, vendedor(a), pode trabalhar com essa ferramenta sem incomodar seu cliente!

4 – Utilize Depoimentos e Cases de Sucesso!

Uma das melhores formas de vender pela internet é mostrando depoimentos de clientes satisfeitos com seu produto e serviço. Tenha, para cada página de produtos, pelo menos 1 ou 2 depoimentos de empresas que utilizam ESSE PRODUTO!

Trabalhe por depoimentos sinceros e, se for possível, em vídeo! Um cliente falando bem do seu produto e da sua empresa causa um impacto infinitamente superior ao melhor texto de vendas do mundo. Acredite!

Além disso, desenvolva CASES DE SUCESSO e exponha eles no seu site (em uma página específica). Cases de sucesso são infinitamente melhores que mostrar a logo dos seus grandes clientes, pois você mostra claramente “como era”, “o que foi realizado” e os resultados (“como é hoje”) de forma prática e interativa.

5 – Atualize Constantemente sua Empresa!

Atualize Constantemente sua Empresa!Fez um site e agora está pronto? NÃO! Seu site precisa ser atualizado com frequência. Insira seus novos produtos, pois muita empresa não faz isso, que parece ser óbvio, certo? Troque periodicamente as fotos da HOME do site e insira as ultimas novidades sobre o seu mercado. Um site nunca está pronto, pois precisa SEMPRE ser atualizado!

Se for possível, tenha incorporado ao seu site um BLOG, onde você possa falar abertamente sobre seus produtos e seu mercado. Não seja “comercial”, mas sim informativo. Textos comerciais são chatos, mas textos informativos (que mostram os benefícios e a forma de utilização de um produto) aumenta a credibilidade e o relacionamento!

Posso Fazer Tudo e Vender mais?

A resposta é SIM! Utilize a internet para atender um número maior de clientes, automatizando processos. Perceba que o artigo que você escreveu no Blog da sua empresa é uma excelente “novidade” que você pode encaminhar aos seus clientes (mailing) por e-mail!

Fazer um trabalho diferenciado na internet é uma excelente forma de crescer, com a mesma estrutura de custos. Você gostaria de vender mais pela internet, aumentar sua participação no mercado e, além disso, seu LUCRO? Então comece HOJE mesmo!

Um forte abraço, boas vendas e SUCESSO!