7 Dicas de Como Vender Móveis de Luxo

Estamos começando nosso terceiro CLÍNICA DE VENDAS e, como eu disse no vídeo anterior, nosso objetivo é que você, leitor do SuperVendedores possa fazer suas perguntas para que nós possamos respondê-las da melhor forma possível. E hoje, vamos responder a pergunta da Luciano Alves, que originou o título deste artigo: 7 Dicas de Como Vender Móveis de Luxo! Vamos lá?

VÍDEO: 7 Dicas de Como Vender Móveis de Luxo

Vamos a Pergunta:

E a quarta pergunta é do nosso amigo e SuperVendedor Luciano Alves! Vamos lá:

Muito Bom Dia! Aproveitando a deixa venho sugerir que façam algo por nos da classe de vendedores de móveis de luxo para decoração.

Eu trabalho em uma fabrica de móveis de luxo para decoração, e tenho encontrado grande dificuldade em vender nossos móveis. Eu sou o primeiro representante comercial da INOXFER DESIGN, até então fabricávamos com contrato apenas para 4 rede de lojas tais com Etna, Oppa e Tokstok.

Nossos diretores decidiram abrir mercado e me encarregaram desta missão, a qual aceitei pois sempre me destaquei na área de vendas. Mas, infelizmente, as coisas não tem ocorrido como o esperado, já tive vontade de desistir porem SOU BRASILEIRO! Como faço para vender móveis de luxo e me destacar dentro da empresa? Quais dicas você pode me dar?

Como Vender Móveis de Luxo:

Primeiramente, precisamos entender o seu público-alvo FINAL para, então, fazer um raciocínio reverso e buscar os seus potenciais clientes, ou seja, as lojas em que os clientes finais vão comprar os móveis. Para fazer esse exercício, pare alguns minutos e pense como um cliente da sua marca: onde, como e quando ele compraria o seu produto? Por que e em quais condições?

Feito esse exercício, é hora de entrarmos de cabeça nas 6 dicas que preparamos para você vender móveis de luxo e aumentar suas vendas:

1-) Entenda que Você Já tem GRANDES Clientes!

Antes de buscar novos clientes, precisamos compreender que você e sua empresa já atendem grades contas como a Tokstok e a Etna. Portanto, podemos fazer mais um exercício aqui nesse tópico, vamos procurar entender:

-O que eles têm em comum?

-Quais são as principais características de cada empresa?

-Qual é o MIX de produtos que você vende para eles?

-Dentro desse MIX, quais são os produtos que ELES mais vendem?

-Quais são as regiões onde estão concentradas as suas lojas?

Nesse ponto, o mais importante é que você mapear essas informações a fim de buscar seus concorrentes ou empresas do mesmo segmento mas que não competem diretamente. Dentro desses dois mercados você vai poder oferecer seus produtos!

Como Vender Móveis de Luxo - Fachada da Loja Tokstok

2-) Concentre seus Esforços por Região:

Agora que você mapeou seus clientes e traçou um panorama dos PROSPECTS ideais, foque em uma região específica. Note que essa região pode ser uma das que mais possuem lojas dos seus atuais clientes, por que faz sentido que o público-alvo final esteja localizado lá. Acredite: esses gigantes do varejo fashion não iriam abrir uma loja em um local que não tivesse um potencial de vendas enorme!

Inicie uma PESQUISA por potenciais clientes que possam comprar os seus produtos e faça uma lista de PROSPECTES para que você faça um primeiro contato e, por que não, agende uma visita. Acredito que seja estratégico informar, para o proprietário da empresa ou para o gerente de vendas, que você atende esses grandes varejistas. Afinal de contas, que empresa “local” não deseja ter os mesmos móveis que eles?

Mas não entregue tudo de uma vez! Agende uma visita para você conversar pessoalmente e mostre que você está capacitado para ser mais do que um fornecedor: ser um parceiro de negócios. Vou explicar mais pra frente o que eu quero dizer com isso!

DICA EXTRA: O Cliente Não Mostrou Interesse!

Mande uma belíssima apresentação por e-mail! Mostre os produtos e coloque algumas informações, sem citar fontes, do MIX de produtos e do potencial de rentabilidade que eles podem proporcionar para a empresa do PROSPECT FRIO.

Desperte a curiosidade nele e coloque ele, dentro do seu funil de vendas, em um local separado, para fazer um contato com menos frequência! Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!

3-) Agende uma Reunião e Faça uma Apresentação:

Agende uma reunião com seu cliente e prepare uma belíssima apresentação, mostrando todos os modelos que você trabalha e ainda oferecendo a oportunidade dele entender melhor COMO ele pode maximizar os resultados da empresa dele com seus produtos!

Um empresário ou gerente de vendas forte SEMPRE busca uma forma de aumentar suas vendas com lucratividade e se você mostrar isso na sua apresentação vai ganhar o cliente com absoluta certeza!

Logo após a apresentação, oferte um MIX de produtos ideal para o negócio dele e apresente uma proposta comercial. Aqui, você já vai sentir o poder de compra e a capacidade de negociação da empresa. Mas ATENÇÃO! Não force o fechamento ainda!

Técnicas de Vendas de Móveis - Apresentação Poderosa para Vender Mais e Melhor

4-) Seja mais que um Fornecedor: seja um PARCEIRO!

Ser um parceiro de negócios é ser mais do que um vendedor bem intencionado que quer vender seus produtos e ajudar o cliente a ganhar mais dinheiro. Ofereça para o cliente um treinamento de PRODUTOS para os VENDEDORES dele!

A matemática é simples! Se os vendedores dele estiverem mais bem preparados para venderem o SEU PRODUTO ao invés de venderem o do concorrente, as chances de você aumentar as vendas para o seu cliente aumenta MUITO, concorda comigo? Então capriche no treinamento e ajude os vendedores!

DICA EXTRA: Faça Campanha de Vendas!

Caso sua empresa e a sua margem permita, faça pequenas campanhas de vendas para os vendedores da loja! Dê pequenos incentivos como um jantar ou uma entrada de cinema para duas pessoas. As vezes, apenas o clima de competição já é suficiente para criar uma atmosfera vendedora e aumentar os resultados da empresa.

5-) Faça Eventos para Arquitetos e Decoradores:

Como você trabalha com móveis de luxo, traga arquitetos e decoradores para conhecerem e apreciarem os seus produtos. Ninguém melhor que eles para vender os produtos para os clientes finais que podem pagar.

E a logística é muito simples! O próprio dono da loja faz um coquetel, convidando os arquitetos da região a prestigiarem os móveis da sua marca em um pequeno workshop sobre o tema “Decoração com Elegância”. Eles adoram essas pequenas reuniões e, de quebra, você vai entrar em um circulo bastante influente e aumentar sues resultados!

Técnicas de Vendas de Móveis - eventos para arquitetos e decoradores

6-) Participe de Feiras Moveleiras:

Essa dica quem deu foi meu grande amigo, Treinador e Palestrante Marcelo Baratella! Nada melhor que participar de feiras e congressos do seu segmento de mercado, pois você vai estar em contato direto com seu público-alvo. Aproveite para fazer contato e mapear, novamente, o mercado de atuação.

7-) Mantenha Contato e Faça FollowUps:

Mais importante do que adotar as estratégias acima é você manter-se sempre na mente do seu cliente! Portanto, esteja sempre em contato com ele, enviando informações interessantes, novidades do mercado, tendências e até futuros lançamentos que ele vai receber em primeira mão.

Esses contatos podem ser feito presencialmente, por telefone, e-mail, WhatsApp ou Redes Sociais. O mais importante é que seja feito e que você seja visto como um ESPECIALISTA nessa área. Ganhar a confiança do cliente não é tarefa fácil, mas não é uma missão impossível!

Resumindo as 6 Dicas de Como Vender Móveis de Luxo!

Trabalhar com Móveis de luxo é um grande desafio! Antes de tudo, entenda que você já atende grandes clientes e isso precisa ser valorizado. Além disso, mapeie esses clientes e entenda as características que eles possuem em comum.

Encontre clientes potenciais com essas mesmas características. Entre em contato com eles e faça uma breve apresentação. Agende uma visita para apresentar seus móveis de luxo e, depois, seja mais que um vendedor: ofereça um treinamento para a equipe comercial do cliente.

Nunca deixe de manter contato com seus PROSPECTS e CLIENTES! Seja visitando, por e-mail ou telefone, é muito importante que você esteja presente e seja visto como um especialista em móveis de luxo!

Lembre-se: Ganhar a confiança do cliente não é tarefa fácil, mas não é uma missão impossível!

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!