O que Fazer em um Almoço de Negócios

Para alguns vendedores, o horário do almoço é apenas reservado para recuperar as energias e voltar ao trabalho. Porém, para muitos profissionais, este ritual vira um almoço de negócios para atender clientes e fechar acordos importantes. No artigo de hoje, vamos passar 5 dias básicas de como fazer um almoço de negócios campeão e obter a oportunidade de vender mais e, por que não, fidelizar aquele cliente que você tanto deseja pelo estômago!

Como Funciona um Almoço de Negócios em Vendas:

O almoço de negócios funciona como uma reunião corporativa, porém você não tem a pressão de estar em uma sala de reunião ou na empresa do cliente, afinal você está em um restaurante agradável e em um clima mais descontraído. Sendo assim, aproveite para não apenas falar sobre seus produtos e serviços, mas para estabelecer um relacionamento com o cliente baseado nos gostos pessoais dele.

Fique atento ao prato que ele pede ou ao tipo de comida que serve-se (caso seja um restaurante self-service). Se for um cliente mais natural e pedir um prato leve, acompanhe-o. Vários especialistas aconselham a não pedir bebidas alcóolicas, pois vocês não estão em um “happy-hour” e ambos retornaram ao trabalho. Mesmo se ele pedir, NÃO tome com ele, pois você tem outras contas para atender e ele esta observando isso.

O que Fazer em um Almoço de Negócios para Vender:

Inicie um bate-papo antes de pedir a comida, o ideal é que vocês conversem por aproximadamente 20 minutos, para que todos fiquem a vontade com o ambiente. Aproveite para pedir as bebidas e conversar a respeito de diversos assuntos. Vamos as dicas:

PLANEJE:

Não pense que só porque você esta almoçando com ele seu tempo está “livre”. Planeje com antecedência o que você deseja fazer! Qual o valor do negócio que deseja fechar? Qual é o acordo comercial que precisa estabelecer? Estar preparado é a melhor forma de vencer qualquer negociação, mesmo que seja em um almoço de negócios!

EVITE TECNOLOGIAS:

Durante seu almoço de negócios, foque no seu cliente! Fique longe do seu IPhone, IPad ou Blackberry. Dê total atenção ao seu cliente e ao que ele esta dizendo. É extremamente desagradável falar com uma pessoa enquanto ela olha o celular, certo?

ESTABELEÇA RAPPORT:

Mesmo em um almoço de negócios, qualquer hábil SUPERVENDEDOR sabe que é perfeitamente possível estabelecer RAPPORT com seu cliente. Como vocês estão em um ambiente mais descontraído, ele fica mais a vontade e essa fantástica técnica de persuasão de vendas fica ainda mais fácil de ser aplicada. Dessa forma, use e abuse, sempre com foco no relacionamento a longo prazo!

FALE SOBRE SEU PRODUTO OU SERVIÇO:

Como vocês estão conversando sobre seus produtos ou serviços, aproveite para colher informações sobre a opinião do cliente. Tente entender o que ele acha de interessante no seu produto, o que ele mudaria e o que o diferencia do seu concorrente. Na verdade, ele esta dando a você argumentos que ELE concorda para você aplicar em uma próxima negociação.

FECHE A VENDA!

Fechando Vendas em Almoço de Negócios!
No final do almoço, quando ambos já tiverem terminado de almoçar, solicite ao garçom que limpe a mesa e peça um café (se você não gosta, peça chá, um suco, uma água) para que você estenda o tempo de vocês sobre a mesa. É nesse momento que você, após ter conversado sobre o assunto durante a refeição, feche efetivamente a venda!

Feche a venda sem o cliente perceber, usando perguntas fechadas como “o Sr. Prefere pagar através de boleto ou cheque” ou “prefere que eu entregue na sua empresa ou no centro de distribuição”, porque você já está enfatizando que está concluindo a negociação.

E claro, dependendo do volume do pedido: PAGUE A CONTA!

Se você gostou desse post, CURTA no Facebook e divulgue para sua equipe de vendas! Comente o que você achou do artigo. Sua opinião é bastante importante!

Boas vendas e SUCESSO!