Vimos em um post anterior aqui no blog Supervendedores as vantagens de um RH bem estruturado dentro de uma empresa.
Uma dessas vantagens, sem dúvidas, é a melhor gestão de pessoas que o departamento de recursos humanos proporciona.
Hoje vamos nos aprofundar neste ponto. Em primeiro lugar, você conhece o que é um modelo de gestão de pessoas?
Gestão de pessoas
Não existe só um modelo de gestão de pessoas. Na verdade, os especialistas dividem em três principais modelos. São eles:
- Modelo autocrático – É o mais antigo e tem como característica manter o poder de decisão concentrado no alto escalão da empresa. Substitui a comunicação interna por um controle rígido. Por isso, é considerado antiquado.
- Modelo flexível – Considera essencial a participação do colaborador para a tomada de decisões e crescimento da empresa, valoriza o desempenho pessoal e de equipe. É marcado por delegação de tarefas, feedbacks e reconhecimento a resultados atingidos.
- Modelo por competência – Foca em resultados atingidos a partir do perfil comportamental dos talentos que estão na equipe alinhados ao modo operacional da empresa. Demanda pesquisa e planejamento intensos, é preciso um procedimento cíclico contínuo de quatro fases: mapeamento, avaliação, desenvolvimento e monitoramento.
Conhecendo os três modelos, então, podemos agora detalhar 4 problemas que você evita com um bom modelo de gestão de pessoas:
1- Aumento de produtividade
Conhecendo os resultados obtidos, o perfil dos colaboradores e o feedback apresentado por eles, o departamento de RH tem de conduzir todas essas características da corporação para o resultado de aumento de produtividade.
É possível localizar habilidades que estão faltando na equipe. E, além disso, buscá-las no próximo processo de recrutamento e seleção.
2 – Melhora no clima organizacional
Ao conhecer as características dos colaboradores e estudar o feedback que é passado por eles, o departamento de RH tem as ferramentas necessárias para promover a melhora na dinâmica de trabalho, melhorar o clima no ambiente.
Então, como já se sabe, as pessoas rendem mais em ambientes mais saudáveis.
3 – Diminuição da insatisfação e demissão em massa
Funcionário mais satisfeito rende mais e fica mais tempo na casa!
Após investir em treinamento, em experiências para o colaborador, deve-se tentar manter esta pessoa por mais tempo na equipe.
Por isso, é um bom modelo de gestão de pessoas contribui neste objetivo.
4 – Mais resultados, menos desgaste emocional e físico
É como um círculo virtuoso. Ao melhorar o clima no ambiente de trabalho os colaboradores vão render mais.
Com isso, os resultados serão melhores. Com números positivos, há menos desgaste físico e emocional, o que mantém um ótimo ambiente.
Cuide deste círculo, mantendo capacitação e feedbacks constantes. Portanto, promova avaliações de desempenho e de satisfação para garantir a eficácia do modelo a longo prazo.
Saiba muito mais
Siga navegando no nosso blog e conheça as funções de um gestor de recursos humanos, saiba o que perguntar em uma entrevista de emprego e muito mais.
Além disso, entre em contato conosco e divida as suas experiências. Como é o modelo de gestão de pessoas na sua empresa?
Até a próxima!