O processo de vendas pode ser muito complicado em alguns casos, sobretudo quando há momentos de instabilidade econômica.
Quem é deste ramo sabe que por mais que estejamos preparados, a recessão faz com que os clientes sejam muito mais cautelosos em seus investimentos e, por isso, técnicas de negociação e argumentação são fundamentais para manter as vendas altas.
Pensando justamente nestes momentos, a equipe do blog SuperVendedores separou cinco técnicas para serem usadas durante as fases no processo de negociação e superar as dificuldades. Confira! 😀
Seja especialista no seu produto
Esta dica vale para quaisquer negociações, mas tem maior peso quando há momentos de dificuldades.
Você precisa ser expert no seu produto para que possa provar para o seu cliente todos os benefícios e vantagens que ele apresenta.
Uma boa forma de vendê-lo é usar as técnicas de negociação e argumentação de forma que crie o estado ideal de compra, ou seja, fazer com que o seu cliente acredite que o produto em questão é fundamental para ele neste momento.
Pesque a atenção do seu cliente
É muito comum que o cliente tente encontrar formas de dispensar o vendedor logo nos primeiros minutos de conversa e você deve estar preparado para isso.
Tenha soluções para as principais objeções que ele pode colocar logo no início da negociação.
Inicie a conversa mostrando grandes benefícios logo nos primeiros momentos, prendendo a atenção do seu interlocutor.
Não aceite um “não tenho dinheiro neste momento” ou um “não estou interessado” como obstáculo de venda.
Conduza a conversa
Em uma venda difícil, existem formas de negociação que ajudam a superar os obstáculos.
Levar a conversa para um caminho no qual o cliente deixe bem clara qual é a principal objeção que o está impedindo de fazer a compra é uma destas formas.
Quando você souber qual é a principal objeção, poderá argumentar de forma a derrubar o veto que ela impõe.
Venda valor e não o objeto
Essa é uma das mais importantes técnicas de negociação e argumentação. Ao vender um produto, nunca o trate como apenas um objeto.
Tenha em mente (e argumente a favor disso) que o seu produto na verdade é um conjunto de benefícios.
Desta forma, ao adquiri-lo, o comprador não estará tendo um gasto, mas sim fazendo um investimento.
Seu cliente deve enxergar o produto como uma fonte de aumento de produtividade, ou de redução de custos de produção, por exemplo.
Confie na sua capacidade
Uma pessoa bem preparada e confiante está muito mais perto de realizar uma venda do que alguém sem segurança.
Olhe nos olhos de seu cliente e argumente com firmeza durante as negociações.
O cliente deve sentir durante todo o processo de vendas que você é uma pessoa que realmente acredita no que está dizendo, gerando credibilidade.
Siga navegando no blog Supervendedores e conheça muitas outras técnicas de vendas.
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Até a próxima!