A tecnologia é uma realidade na busca por empregos (e por profissionais). Muitas empresas, quando precisam contratar, fazem extensas buscas em um ou outro site de emprego até encontrar os profissionais que podem fazer parte de um processo de seleção.
O problema para quem está à procura de vagas e oportunidades é se destacar em um site de emprego, uma vez que o seu currículo está disputando o mesmo espaço com centenas ou até milhares de outros currículos.
A equipe do blog SuperVendedores preparou este post com seis dicas que podem fazer com que o seu nome pule na frente da concorrência online. Veja como!
Dica 1 – Entenda o que as empresas procuram nos candidatos
Esta é uma dica fundamental não só para o seu currículo, mas para todo o processo de recrutamento e seleção.
Os recrutadores não buscam um nome, mas um pacote de habilidades, competências e atitudes que tornarão este profissional mais completo.
Então, quando falamos sobre a área de vendas, estas características são as seguintes:
Competências: conhecimento técnico, habilidade de negociação, domínio de técnicas de vendas, senso de inovação, rapidez na solução de conflitos e poder de persuasão.
Habilidades: autoconhecimento, comunicação, organização, foco e planejamento.
Atitudes: humildade, busca constante pelo conhecimento, proatividade, iniciativa, resiliência, flexibilidade e bom relacionamento interpessoal.
Dica 2 – Tenha um currículo excelente
O recrutador, ao analisar o seu currículo, precisa identificar essas competências, habilidades e atitudes.
As suas habilidades e competências devem ter um grande destaque para que sejam facilmente encontrados pelo responsável pela seleção.
Dica 3 – Organização de informações
Formatar o currículo de forma clara é fundamental.
Portanto, quando as informações estão dispostas de forma confusa, é bem possível que o recrutador o descarte sem ao menos perder um tempo para tentar entendê-lo.
Cuide bem da divisão de tópicos (informações pessoais, experiência profissional, formação, cursos extracurriculares, etc) para facilitar a leitura.
Dica 4 – Primazia pelo português
Leia o que foi escrito no seu currículo. Depois leia novamente.
E depois faça a mesma coisa muitas outras vezes.
Uma palavra mal escrita pode ser a diferença entre entrar ou não entrar em um processo de seleção.
Por isso, seu português deve estar impecável, neste momento não são admitidos erros!
Dica 5 – Uso de palavras chave
Quando o objetivo do currículo é a busca por emprego e vagas para vendedores, as principais palavras que se referem a essa área precisam estar no currículo, é assim que um responsável pela seleção de uma empresa o encontrará no site de empregos.
Vendas, vendedores, comercial, negociação, comunicação, persuasão e muitas outras que compões as características do candidato devem necessariamente estar no currículo.
Dica 6 – Mensure as conquistas
Se você tem um histórico profissional com boas conquistas, elas devem estar no seu currículo e você deve usar números que mensurem o tamanho destas conquistas.
Bateu a meta? Então, diga no currículo o quanto a mais foi vendido!
Superou um recorde de vendas? Faça a mesma coisa!
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Até a próxima!