Como contratar um funcionário excelente? Esta é uma dúvida que passa pela cabeça de qualquer gestor em qualquer área de atuação. É claro que quando falamos sobre a área de vendas isso não é diferente! Saiba como contratar um funcionário terceirizado.
O blog SuperVendedores abre hoje uma série de posts justamente em busca desta resposta. E já podemos adiantar: esta não é uma missão das mais fáceis!
É preciso conhecer o processo, identificar talentos (encontrar o perfil), prover capacitação e treinamento.
Enfim, contratar gera trabalho e é preciso dedicação no recrutamento e seleção para que o objetivo seja atingido.
Neste primeiro post vamos falar sobre a contratação de funcionários no modelo terceirizado. Acompanhe!
Como contratar um funcionário terceirizado?
Em primeiro lugar, é necessário entender o conceito de terceirização ou outsourcing, em inglês.
Terceirizar é transferir para outros uma determinada atividade com o objetivo de reduzir custos sem abrir mão da eficiência.
Também é de suma importância conhecer todos os aspectos legais envolvidos neste modelo de contratação.
Essa é uma das funções de um gestor de recursos humanos. O gestor deve tomar todos os cuidados para não criar passivos trabalhistas. Pois podem ter um grande impacto no futuro.
Uma vez que a sua empresa conhece todos os aspectos legais, saiba que a terceirização é uma saída cada vez mais utilizada no mercado, justamente por abrir a possibilidade de redução de custos.
Fica então a questão muito importante: como contratar um funcionário terceirizado e manter a alta eficiência da equipe de vendas?
Processo de seleção para funcionários terceirizados
Ok, já deu para entender que vivemos uma nova fase do mercado de trabalho e, em muitos momentos, as empresas podem se sentir obrigadas a trabalhar com a terceirização para se manterem competitivas dentro do mercado.
Um processo de seleção feito pelo RH da sua empresa tem custos, é necessário investimento financeiro, de tempo e de espaço.
Você precisará de dedicação da sua equipe, de organização (isso leva tempo), de salas para a realização de entrevistas e dinâmicas de grupo.
Ao contratar um vendedor de uma empresa terceirizada, estes investimentos caem bastante, uma vez que ela será a responsável pela seleção e o seu setor de RH estará focado em outras atividades que também são vitais para a empresa.
Outra vantagem é que os gastos com administração de pessoal também serão reduzidos, uma vez que eles também serão absorvidos pela empresa contratada.
Lembre-se ainda de que redução de custos sem eficiência pode acabar sendo um tiro na água. Por isso a escolha da empresa (e dos profissionais) que serão contratados no modelo de terceirização tem que ser feita com a máxima assertividade.
Busque empresas (ou profissionais) que estejam motivados com este tipo de trabalho.
Um funcionário motivado é um profissional que tende a ter um rendimento muito maior, portanto é importante buscar
Saiba muito mais sobre recrutamento e seleção no nosso blog. Postaremos várias outras dicas para que você tenha grande sucesso nesta etapa do dia a dia da sua empresa.
Até a próxima e boas vendas!