Entrevista com Anderson Tamborim – Micro Expressões Faciais – Parte 1

Hoje o blog do SuperVendedores teve o prazer em conversar com Anderson Tamborim, profissional especializado em micro expressões faciais. Anderson Tamborim é fundador do Social Intelligence Group e Chief Executive Hacking Officer da NextLayer Information Security Solutions. Anderson Tamborim também conta com algumas publicações na área de TI e ciências da computação, além de ser reconhecido com alguns prêmios pelo Brasil.

Formado em Matemática pela UNESP e pós graduado na área de Segurança da Informação pelas University of Washington e Royal Holloway University of London, Anderson fala nesta entrevista tudo sobre as Micro Expressões faciais, área que hoje tem grande conhecimento. Dividida em duas partes, a entrevista abordar temas relevantes para você usar em suas próximas visitas ao cliente, podendo perceber, de fato, o que quer e o que não quer o seu cliente! Ficou curioso para saber como? NÃO PERCA ESSA SUPER ENTREVISTA!

Assista a 1ª Parte da Entrevista:

O Que São Micro Expressões Faciais?

Por definição, Micro Expressões Faciais são movimentos dos músculos faciais que acontecem muito rapidamente, de forma involuntária. Por isso, uma pessoa não tem como controlar tais movimentos. Anderson Tamborim comenta que geralmente as micro expressões ocorrem no momento de “Aposta Alta” onde uma pessoa vai ganhar ou perder algo!

Muitas vezes as micro expressões demonstram que a pessoa não sabe o que ela está sentindo de fato. Quando ocorre uma micro expressão é natural que a pessoa não perceba. Também pode ocorrer da pessoa, na ilusão de que tem pleno controle das expressões, tente esconder o sentimento com uma outra expressão. Na prática, isso quer dizer que em algumas situações do dia a dia as pessoas, por algum motivo, escondem o real sentimento daquele momento.

Sabe quando você vê um colega de trabalho sendo promovido e da um sorriso desconcertado? Mas na verdade você está indignado que ele tenha sido promovido e você não, ai já é tarde, isso ficou estampado nas suas micros expressões faciais.

As Micro Expressões Faciais são Controláveis?

Como Anderson comenta, as micro expressões faciais não são controláveis, são expressões naturais e que acontecem sem a pessoa perceber, como dito anteriormente. O que pode ser feito é a “administração” dessas expressões, mas leva tempo, prática e muito estudo.

As 7 Emoções Universais

Com o intuito de testar as pesquisas existentes sobre as expressões faciais e emoções, uma nova pesquisa foi realizada, desta vez com uma tribo de Papua, Nova Guiné. Os pesquisadores identificaram 7 emoções comuns entre o povo da tribo e a sociedade ocidental da época, que são:

As-Emoções-Universais

Sendo emoções universais, em qualquer lugar do mundo que você for negociar ou vender o seu projeto, você vai encontrar essas mesmas micro expressões/emoções.

A Primeira Impressão:

Como diz o ditado: “A primeira impressão é a que fica”. A primeira impressão acontece quando você está frente a frente com uma pessoa que nunca viu, nunca conversou ou só ouviu falar, talvez meio por cima. Então você cria uma pequena expectativa sobre àquela pessoa.

Podemos imaginar a seguinte situação, você se encontra com essa pessoa, no entanto, ela não faz nenhum contato visual. Ela demonstra, a partir das linguagens visual, insegurança. Por mais que ela seja eloquente perante o interlocutor e tente, a partir de atitudes e sinais, demonstrar positividade e segurança, essas atitudes não são reais. Agora, suponhamos que você seja o cliente nesta história, mesmo após tentar entender o vendedor e tudo o que foi dito, alguma coisa ainda não bate e você fica com dúvidas, meio desconfiado daquele vendedor, isso porque a primeira impressão não foi muito boa.

3 Dicas Rápidas para Analisar as Micro Expressões

Primeiro: O QUE EU PRECISO VER?

Segundo: QUANDO ISSO VAI ACONTECER?

Terceiro: O QUE ISSO QUER DIZER EXATAMENTE? ou QUAIS SÃO AS INTERPRETAÇÕES?

“Você saber se a pessoa está mentindo ou não, é importante! Porém, não mais importante do que saber porque ela está mentindo!”

Macro Expressões Faciais e Micro Expressões Faciais

Na entrevista, Anderson Tamborim comenta um pouco sobre as macro e micro expressões. A diferença entre as duas está na forma de se expressar. Enquanto na macro é totalmente perceptível o gesto, como por exemplo: sono, felicidade, tristeza, raiva; as expressões nesses casos são notórias através de um sorriso, uma cara de tristeza etc. Elas podem durar até 4 segundos, mesmo assim são notadas.

Já na micro expressão, a expressão facial acontece muito rápido, podendo ser quase imperceptível. Neste caso, a expressão pode se dar através de uma levantada na sobrancelha discretamente, podendo durar menos de 2 segundos.

O Sorriso Verdadeiro!

Nessa primeira parte da entrevista contamos com alguns exemplos práticos bem legais! Você saberia identificar um sorriso realmente verdadeiro na expressão de alguém? Anderson Tamborim traz uma série de exemplos e comenta como podemos identificar cada micro expressão de forma efetiva!

Veja as imagens abaixo:

Micro-expressoes

Micro-Expressões

Micro-Expressões

Após ter visto todas as imagens e analisando bem todas elas, qual você diria, em cada foto, que está com o sorriso sincero e verdadeiro? A foto da esquerda ou da direita? Será que você acertou? Na entrevista o Anderson Tamborim dá a resposta correta e comenta como podemos identificar o sorriso verdadeiro! As explicações são incríveis e você não pode deixar de conferir!

Resumindo as Micro Expressões Faciais.

Tivemos a chance de aprender o que são as micro expressões faciais, que são expressões rápidas e quase imperceptíveis em primeiro momento. Se bem treinada e desenvolvida, essa habilidade pode ajudar em muito a identificar o real sentimento e desejo de uma pessoa.

Devemos nos atentar para a diferença de micro expressão e macro expressão! Não devemos confundir um sorriso largo com a verdadeira emoção, este pode estar mascarado. Lembra do exemplo do amigo promovido?

Precisamos desenvolver as habilidades necessárias para observar e interpretar as micro expressões, essas sim são excelentes indicadores do real sentimento do nosso cliente!

Nossa entrevista não termina por aqui! Você pode conferir mais conteúdo e dicas sobre micro expressões, esse tema incrível e instigante, na parte 2 da nossa entrevista!

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!