Entrevista com Silvio Acherboim – Como Desenvolver o Otimismo e a Simplicidade

Silvio Acherboim é especialista em treinamentos empresariais e desenvolvimento de pessoas. Utiliza metodologia lúdica com base no design thinking e atuou no setor de vendas como executivo de empresas líderes nos seus segmentos. Nessa entrevista ele fala um pouco sobre otimismo e simplicidade e a importância dessas características na vida dos vendedores. Confira!

Entrevista com Silvio Acherboim:

Na sua visão, o que é OTIMISMO?

Otimismo para mim é um hábito diário, são pequenas coisas que vão deixando seu dia mais alegre, solto e divertido. Na área das vendas, um SuperVendedor tem que estar preparado e se preparar na noite anterior, uma dica é parar cinco minutos antes de dormir e escrever todas as coisas boas, assim você mentaliza que precisa fazer coisas melhores no dia seguinte e simplesmente vai acordar melhor pronto para um novo dia.

A Importância de Escrever

É assim que você assina um contrato entre você e o universo que as coisas vão funcionar, quando você escreve você está materializando aquilo que é a vontade do fazer acontecer.

Lembre-se que o mais importante para que isso aconteça é ter uma caneta sempre por perto e escreva sempre!

Quer Alimentar as Boas Ideias. Escreva em um Papel Sempre que Tiver uma!

Quando você fala de SIMPLICIDADE, o Que Você Quer Dizer?

Seja quem você é! Simplicidade é um conjunto de ações que vão fazer seu dia fluir, aja de forma natural, treine para não fugir da sua essência, pessoas simples vivem melhor e isso não tem nada a ver com status, nível de conhecimento ou classe social, isso tem a ver com ser quem você é.

Uma grande dica para simplificar as coisas é ouvir o que as pessoas estão falando. Geralmente, as pessoas falam que temos dois ouvidos e uma boca para que possamos falar menos ou metade e ouvir o dobro, isso é um equívoco, temos dois ouvidos para podermos escutar em qualquer direção e a boca eu só posso falar olhando para você, escute tudo!

Temos que parar para ouvir as árvores, os pássaros, o rio. Estamos confundindo conexão digital com conexão humana. Conexão digital é estar transferindo dados a uma certa velocidade e conexão humana é estar transferindo valores na velocidade da vida.

Como Ser Mais Humano Onde Tudo Converge para o Digital?

O ideal sempre vai ser o olho no olho, então matar saudade no digital ou fazer reunião no digital não é bom e não será eficaz, nós usamos o mundo digital para tirarmos dúvidas, mas não para resolver os desafios do dia a dia.

Os SuperVendedores conseguem ser OTIMISTAS e manter a SIMPLICIDADE?

Para isso as pessoas têm que criar um filtro, do tipo: para onde você olha, o que você lê, o que você escuta, assim você consegue ser otimista, ser simples e conviver sem que o mundo externo te tire do foco. Então filtre as coisas, filtre o que você lê, ouve, escuta só faça essas coisas se forem te acrescentar algo.

Um profissional de vendas de SUCESSO só conseguirá se manter otimista e com simplicidade se fizer esse filtro.

Partindo para uma Parte Mais PRÁTICA, Você Pode dar 3 DICAS?

1 – Escute Mais e Fale Menos

Como já falamos, isso é o essencial para qualquer negociação, temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

2 – Tempo e a Venda

Entenda a relação entre o tempo e a venda, por exemplo, não existe a pessoa que diz: ‘’só estou dando uma olhadinha’’ ela entrou para comprar! Só que não necessariamente naquele momento, ela pode só estar criando o desejo da compra, então o SuperVendedor tem que atender excelentemente bem aquela pessoa para que ela volte e a venda vai acontecer no tempo que deve, entenda que trabalhamos com relações humanas, são pessoas.

3 – Conheça

Conhecimento não é só estudar em uma boa faculdade ou estar em uma, conhecimento é falar com muita gente, conhecer muita gente, se apresentar para muitas coisas, fazer ações sociais, assistir muitos filmes. Traga conhecimento para sua vida, seja curioso, repare como as coisas funcionam, desmonte coisas.

Pessoas não são descartáveis, não são substituíveis e vender é um esforço em você transformar objetos e serviços em real valor para as pessoas, e isso só vai acontecer quando você chegar no coração delas.

Resumindo – Otimismo e Simplicidade

Entendemos um pouco sobre o que é otimismo e simplicidade e como essas práticas podem mudar sua vida e as pessoas a sua volta. Seja quem você é, busque sempre mais conhecimento, escreva suas ideias, uma dica é sempre deixar uma caneta e um bloquinho com você, fale coisas boas para si mesmo, você verá que aos poucos sua vida estará mais simples e você será mais otimista.

Um forte abraço, boas vendas e SUCESSO!