Olá Super vendedores e Super vendedoras, tudo bem?
Você sabe porque o LinkedIn é tão utilizado por profissionais de diversas áreas?
Profissionais de vendas têm a possibilidade de desenvolver relacionamentos de longo prazo e se conectar com clientes e compradores de diversos segmentos.
Mas será que os usuários utilizam a plataforma do jeito certo?
Nosso convidado irá indicar muitas dicas para quem quer ter um LinkedIn de alto nível.
Como realizar as postagens? Como editar o resumo, foto e outros detalhes profissionais?
Será que é razoável o usuário utilizar essa rede da mesma forma que o Facebook ou Instagram?
Nosso convidado especial é Roberto Vazquez. Ele é Administrador de Empresas, especialista em venda consultiva e pós-venda B2B, e, desde 2014, orienta pessoas e empresas no uso do LinkedIn!!!
Confira!
Por que o LinkedIn é Importante?
Para o Roberto Vasquez, o LinkedIn é relacionamento e, através do relacionamento, vem as oportunidades!
Para vendedores é fundamental, porque você conhece clientes e consumidores em um relacionamento mais profissional!
Leandro Munhoz exemplifica a importância da plataforma. Atualmente, qualquer profissional que você admira e acompanha pode ser contatado através das suas redes sociais, no entanto, por meio do LinkedIn, é possível acompanhar o histórico profissional dessa referência e, ao mesmo tempo, descobrir como ele ou ela se desenvolveu na carreira e o que compartilha na área de atuação.
Como Usar Essa Rede Social
Por ser uma rede social profissional, é importante perguntar “Como eu me vendo?”, “Como eu me apresento?”, havendo sempre uma coerência entre a foto e a área de atuação.
Depois vem a headline. Uma boa headline para compor a área profissional e os interesses envolvidos nessa área é fundamental.
Por último, o usuário tem que saber escrever um bom resumo.
Roberto ressalta que deve haver síntese. Normalmente, muitas pessoas escrevem a carreira inteira no resumo sem necessidade, apenas empresa e cargo são suficientes, e o algo mais que considere importante.
Configurando o Perfil
Sob o nome do usuário, o Highlight, o profissional pode escrever o que entrega de principal, como no caso de alguma especialização ou funções específicas (especialista em vendas, em atendimento ao cliente ou o segmento etc.)
De acordo com o Roberto, toda vez que você agrega uma função nova na empresa, você pode atualizar a headline e não é preciso repetir uma função que realizou em várias empresas diferentes.
Daniel Mestre relembra que, se a pessoa foi vendedora em várias empresas diferentes, ela não precisa repetir essa informação, basta enfatizar para quais tipos de clientes vendia, o que vendia, se chegou a grandes resultados, metas e prêmios etc.
Detalhes Importantes
Uma informação importante é que o usuário nunca pode colocar valores, que são itens sensíveis e se referem a empresa.
Você pode inserir esses dados no currículo, mas não em rede social!
Usar palavras chaves é fundamental, porque os recrutadores buscam profissionais por palavras específicas, uma palavra que corresponde a uma função, um setor, uma ferramenta, qualquer coisa que se relaciona com a área em questão.
Frequência de Uso
Daniel Mestre recorda que a maioria dos profissionais usam o LinkedIn para procurar vagas, e também não costumam realizar postagens e nem colocar dados de contato.
Mas um bom perfil, que gosta de representar a empresa que trabalha e se mantém engajado, terá muito mais chance de chamar a atenção do que outros perfis.
Há casos em que as pessoas procuram vagas mas se esquecem de manter as notificações. Outras pessoas nem realizam o download do aplicativo, dificultando a observação e as respostas das mensagens quando aparecem.
Leandro destaca que, se a rede é de relacionamento, os dados de contato e foto de perfil são importantes, para haver uma identificação de quem é a pessoa e em qual carreira e segmento ela está inserida!
Sem esses detalhes não há a possibilidade de realizar um networking!
Pecados Capitais
Roberto Vazquez reforça alguns pontos chaves.
Primeiro ele pontua que a visualização ou personalização de convites pode ser diferente na versão desktop e na do celular.
Ele dá como dica o pitch de elevador!
Realizar o pitch de elevador é ter a capacidade de dizer, em poucas palavras, quem você é, o que você faz e o que você quer do seu investidor.
Após o pitch ser realizado e o convite ser aceito, você não deve partir pra cima, dizendo o que vende e mostrando o catálogo etc. Para o Roberto, isso é um tiro no pé!
Cultivar o relacionamento é fundamental.
Além de agradecer pelo convite, é importante você mostrar o que tem feito, perguntar sobre o segmento que a pessoa atua, sobre as perspectivas de mercado e desenvolver um assunto de parceria saudável.
Jogue o protagonismo para o outro e dê atenção!!!
Impactos de uma Boa Publicação
Uma boa publicação sempre gera bons resultados. Não será de imediato, mas de médio e longo prazo, com certeza.
Demonstrar grandes resultados e celebrações são importantes, isso irá atrair potenciais contratantes.
Saiba dar um enfoque sempre na sua entrega, evitando comentários desnecessários relacionados a polêmicas e assuntos que, a longo prazo, serão irrelevantes.
1-) Hashtags
No LinkedIn, as hashtags também são diferentes, elas servem para criar comunidades. As pessoas podem seguir hashtags como se fossem comunidades, sempre relacionadas a assuntos específicos, os quais você tem um conhecimento diferenciado.
2-) Postagens
Tornar as postagens um hábito é fundamental, mantendo uma consistência de longo prazo.
De acordo com Leandro, as postagens no LinkedIn devem ser mais estruturadas, com foco profissional e assuntos relevantes.
3-) Quem Eu Devo Seguir
Daniel Mestre indica que, se o foco não for a carreira, tudo bem seguir recrutadores de diferentes empresas, mas, se a ideia é o desenvolvimento de relacionamentos, você pode se conectar com compradores, possíveis influenciadores de compra, usuários do seu serviço e etc.
O objetivo deve ser sempre de longa duração.
O relacionamento deve ser o foco principal, e não uma plataforma de vendas ou de emprego.
Leandro resume que o melhor impacto é ser interessante sem ser interesseiro!!!
Grupos na Plataforma
Seguir os pares e acompanhar os temas relacionados que estão em discussão serão muito produtivos. Da mesma forma, seguir concorrentes também te ajuda a realizar o benchmarking.
Para o Roberto, fazer parte de grupos dos seus clientes é vital.
Fazer parte de grupos de segmentos industriais ou outras áreas que possuem uma entrega de alta especificidade contribui para a sua visão de mercado, pois os seguidores podem declarar, em postagens, as necessidades específicas, facilitando a sua percepção do cliente e, também, conduzindo a uma possível conexão dessa necessidade com um solucionador conhecido.
Grupos e Reputação
Um relacionamento que é desenvolvido na plataforma, colabora para a construção de reputação. Ele cita, como exemplo, o funcionamento dos fóruns de discussão, onde usuários especialistas em algum assunto ajudavam diversas pessoas a responder perguntas variadas.
Roberto conclui que esse exemplo nada mais é do que realizar um bom atendimento, uma boa abordagem e conseguir a proeza de ser relembrado!
Confira o nosso conteúdo sobre “Social Selling, Como Aumentar as Vendas através do LinkedIn“.
Pergunta final – O que o Roberto falaria para ele se pudesse voltar no tempo?
O Roberto aconselharia o jovem a aprender a digerir sapos! Porque engolir ele já será obrigado, mas nem sempre será bem digerido!
O LinkedIn é uma rede social muito interessante para networking, para realizar pesquisas e criar grandes relacionamentos, mas, para alcançar essa eficiência, é fundamental utilizá-la da forma certa, com consistência e honestidade!
Gostou de conhecer mais sobre como os profissionais de vendas podem utilizar a rede? Comente e compartilhe!!
O Super Vendedores realiza consultorias para empresas (B2B) e treinamentos em vendas para vendedores! Entre em contato conosco para entender como podemos trabalhar juntos.