PAPO DE VENDEDOR | EPISÓDIO #27

O que é copy ou copywriting? Entenda porque os Super Vendedores dominam essa técnica!

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Você já ouviu falar de copywriting? 

Assim como o mercado digital trouxe inúmeras ferramentas novas, ele também trouxe técnicas e termos que podem ser aplicados visando maiores resultados no mundo digital.

O copy é uma técnica de texto que chama a atenção e cria a curiosidade no cliente.

E por que isso é importante? O universo digital coloca à disposição dos consumidores diversas opções de anúncios, postagens e textos. 

Cativar o cliente em meio à tanta produção textual e visual não é fácil.

Nosso convidado vai nos contar porque o copy é tão importante para as vendas, a importância de ter roteiros e saber usar os gatilhos do jeito certo e sem exageros.

Randall Neto é escritor, copywriter, produtor de conteúdo e exerceu a advocacia por 20 anos. 

Copywriting: O que é? 

Randall Neto explica que o copy é uma ESCRITA voltada para a venda. 

De acordo com ele, tudo que se vende exige atenção, e isso não muda com o digital.

O marketing digital, marketing de conteúdo e as mídias sociais envolvem vendas de atenção, então, segundo ele, a forma como se escreve é fundamental. 

O copy é capaz de conectar as pessoas através do texto!  

É uma forma de escrita que conecta e chama a atenção do cliente, despertando o interesse e conduzindo ao que importa, a venda.

O poder de Comunicação

As técnicas de comunicação estão presentes em qualquer situação cotidiana.

Randall Neto dá como exemplo o WhatsApp, muitas pessoas acham que esse tipo de mensagem não tem tom, mas não é verdade, a forma como se diz e todos os detalhes da mensagem são importantíssimos para dosar o tom.

Para o Leandro, tudo começa com despertar o interesse do outro.  

O poder de comunicação é básico em vendas, mas como é possível aplicar isso na era digital, que oferece muito mais texto do que voz? 

Cada Detalhe Importa

O Randall descreve situações inusitadas demonstrando a dificuldade das pessoas em usar a escrita.  

Muitos vendedores, sem saberem usar estratégias por texto, mandavam mensagens do tipo “Vamos fechar?“, ou então, “E aí já pensou?“.

O vendedor não percebe que não é porque o WhatsApp é ágil e instantâneo que você deve se descuidar das mensagens escritas ou ser informal demais.

O vendedor não sabe como está a pessoa do outro lado, em que situação ela se encontra e nem se ela pode ou não atender, tudo precisa ter um roteiro para chegar ao momento certo da conversa em tempo real. 

Escrever corretamente é básico! Um cliente simples talvez não se importe com erro ortográfico, mas outros clientes podem até interromper a conversa e o negócio ao lerem mensagens mal escritas.

Roteiros e Scripts

Randall sugere que roteiros são importantes. E ele não precisa ser imenso ou super detalhado.  

Um roteiro de copy pode ser dividido em 4 partes: 

  1. Como começar a conversa;
  2. O que pretende falar;
  3. Como introduzir o final;
  4. Finalização.

 

Um padrão de roteiro, não necessariamente deverá ser seguido à risca, ele pode representar apenas o arroz com feijão, até porque modificar o texto é obrigatório em alguns casos. 

Ter um modelo de email é fundamental, mas a reescrita será necessária de acordo com a mudança de público e cliente.  

O modelo ajuda na velocidade e também para profissionais que estão começando no copy. 

Se houver a possibilidade de acrescentar frases e palavras que possam cativar o leitor, com detalhes de um encontro que ocorreu ou com alguma ideia que faça parte do universo do cliente, é importante ser usado. 

Gatilhos Mentais

Quando Randall começou a conhecer os gatilhos mentais, encarou o assunto com um certo ceticismo. 

Através do estudo do cérebro réptil, também conhecido como cérebro instintivo, Randall percebeu que só existem dois gatilhos básicos, o medo e a ganância, todos os outros derivam desses dois, como o da urgência, o da escassez, etc. 

Os gatilhos são memórias primitivas no sistema biológico que atuam em casos de emergência, como fugir ou lutar para sobreviver. É como se, a partir de um comando, o cérebro começasse a agir ou tomasse uma decisão mais rapidamente. 

Os gatilhos ficaram  conhecidos porque eles realmente funcionam, mas, para o Randall, a chance de você cair no ridículo é muito grande.

Gatilhos Insanos

Daniel Mestre cita o exemplo do caso de um autor que usou o gatilho da escassez para vender ebook, sendo que o ebook é um infoproduto e não sofre de escassez…

O autor usou a frase “Últimos ebooks disponíveis”…

Também acontece de usarem o gatilho da autoridade sem fundamento, através da frase “Você vai me agradecer por ler esse email”…

Randall completa que o seu produto tem que ter algo que provoque um gancho para o gatilho e, se não for bem sutil, é melhor não utilizá-lo.

Um email com gatilhos exagerados são imediatamente percebidos pelo leitor, que poderá devolver uma resposta à altura!

Os gatilhos, como qualquer chavão, viram clichês e contribuem para aquela velha expressão “É tudo conversa fiada”, ou…”É papo de vendedor”.  

Conseguir demonstrar que o seu produto é bom e o que ele pode oferecer de valor é a melhor estratégia!  

Como Utilizar Gatilhos

Os gatilhos de Medo e Ganância costumam ser muito mais eficientes, exatamente por facilitar a construção da copy em apenas duas estratégias: o medo de perder ou a vontade de ganhar. Bem mais fácil do que tentar utilizar todos os gatilhos de uma vez! 

Além disso, muita gente acredita que o gatilho é como uma arma, o vendedor aciona e pronto, o cliente está apto a comprar…mas isso é uma grande mentira!!! 

Qualquer pessoa que realiza as técnicas do gatilho dessa forma será ignorada pelos clientes.

Livros sobre o Tema

Há muitos livros sobre gatilhos e o mais citado deles é o “Armas da Persuasão” do autor e psicólogo americano Robert B. Cialdini, no entanto, este livro é muito científico e complexo. 

Daniel Mestre sugere que este livro é anti-vendedor, pois o autor explica como usar a persuasão e, também, como identificar se alguém está usando essa arma com você.

No segundo livro do autor, “Pré-suasão”, essa ideia do mau uso dos gatilhos é explicada, sugerindo que, para vender, é preciso preparar o terreno antes!

Daniel indica que, na internet, você não sabe quem é o cliente e nem o momento de compra dele, portanto, não faz sentido algum usar gatilhos sem medida. 

Por outro lado, há gatilhos que são construídos de forma bem genuína, quando se usa a escassez em relação a virada de mês por exemplo:

  • “A tabela pode sofrer um reajuste”;
  •  “Hoje o meu sistema fecha para pedido”.

 

São formas de criar uma urgência na medida certa.

Randall alerta apenas para o caso de crises econômicas generalizadas, como na pandemia, pois utilizar os gatilhos de urgência, nesses casos, seria imprudente e leviano. 

Como Fazer Uma Boa Copy

Randall Neto sugere que ler é fundamental, não tem como aprender copywriting sem muita leitura e muita prática.

Alguns títulos são indicados por ele, como “Falando Com Estranhos”, do autor Malcolm Gladwell, e os livros, “Vender é humano” e “Vender é da Natureza Humana” do autor Daniel Pink.

Neste último título, o autor explica que o ato de vender está em tudo: em convencer o filho a comer uma salada, em escolher um filme, em todas as tarefas cotidianas da vida.

Modele os Mentores

Uma outra dica é guardar aquelas copy’s que você admira: de emails, anúncios, postagens, em todos os formatos. E estar continuamente lendo e praticando.

Ele relembra que praticar só trará resultados se houver repertório e vocabulário!!!

Daniel Mestre ressalta que o melhor feedback é de alguém que você conheça, peça para algum familiar ler e perguntar se o texto criou curiosidade e despertou interesse, e então, comece a praticar mais!

Pergunta final: O que o Randall falaria para si mesmo se pudesse voltar no tempo?

Randall diz que aconselharia o jovem Randall a voar mais, a sair do país.

Ele saiu de Goiânia, quando jovem, para ir à São Paulo, mas percebeu que se colocar em movimento e tentar ir o mais longe que puder dá uma bagagem e uma vontade de crescer muito maior.

O desafio de mudar de carreira, de emprego ou de cidade amplia a perspectiva e nos move a se desenvolver cada vez mais!!

 

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Conheça o convidado(a)

Randall Neto
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