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A carreira de vendas apresenta uma série de desafios que não vemos em outras profissões.

Superar essas dificuldades é um esforço diário para alcançar o sucesso e atingir as novas metas do ano que se inicia. 

Mas, apesar de a área comercial ser uma das áreas mais estressantes, temos grandes exemplos para nos inspirar.

Nosso convidado conhece muito bem a relação entre a carreira de vendas e felicidade, Ciro Bottini é um ícone da televendas e, antes mesmo de existir as lives de lançamentos em redes sociais, ele já estava lá, cativando e inspirando clientes e profissionais através da televisão.

Bottini retorna ao Papo de Vendedor para responder a uma provocação: “É possível ser feliz trabalhando com vendas?” 

Ciro Bottini é um ícone de televendas no Brasil, e, após 28 anos de atuação na TV Shoptime, se tornou uma personalidade única no varejo televisivo.

Ciro percorre o Brasil palestrando sobre vendas e produzindo anúncios na Máquina de Propaganda, sua produtora de campanhas digitais.

Como Ser Feliz Na Carreira de Vendas

Trabalhar com vendas pode ser desafiador, mas, para muitos, a felicidade é uma escolha consciente que exige dedicação para tornar a carreira de vendas satisfatória e também gratificante.

Ciro Bottini tem uma vasta experiência em vendas e começou sua carreira como locutor, o que já revelava a sua capacidade de comunicação.

Paixão, Estudo e Diversidade de Experiências

Bottini destaca a importância de amar o trabalho, se dedicar a falar com os clientes e ir além das expectativas. 

Essa é apenas uma parte, porque todo o roteiro de um bom vendedor e de uma boa vendedora exige um estudo profundo para compreender a natureza do negócio do cliente e vivenciar esse estudo em diversos segmentos.

Para ele, essa diversidade enriquece o repertório, alimentando ainda mais a sua paixão.

Ao longo de sua carreira, Botini percebeu o impacto positivo que pôde ter na vida das pessoas, pois ele não busca apenas ensinar, mas inspirar todos a sua volta.

Ele diz que costuma receber mensagens de pessoas que decidiram entrar na área comercial após vê-lo vender na televisão, demonstrando como a sua imagem é representativa. 

Superação, Liberdade e Satisfação Pessoal

Mas e o lado financeiro, também traz a sensação de vitória e realização pessoal?

Bottini destaca a importância de enfrentar desafios, estabelecer metas e superar obstáculos. Ele compreende que a venda não é apenas sobre o dinheiro, mas também sobre a satisfação pessoal.

A autonomia e a liberdade são fatores cruciais, proporcionando a oportunidade de agir da maneira mais produtiva.

A felicidade na carreira de vendas está diretamente ligada à interpretação pessoal do trabalho.

O profissional precisa entender que vender não é incomodar, mas resolver problemas e gerar valor. Se encarada corretamente, a atividade de vendas poderá ser extremamente gratificante.

A gratificação não vem apenas pelo fechamento, mas por ajudar clientes a superar desafios e resolver problemas.

Deve haver uma necessidade de perceber a atividade de vendas como uma oportunidade de gerar valor e ajudar a criar um mundo melhor. 

A superação de obstáculos e o sentimento de alcançar metas são elementos desafiadores e gratificantes da profissão de vendedor. 

Para Bottini, o vendedor tem uma capacidade natural de se adaptar a diferentes situações e encarar a montanha-russa emocional através da resiliência.

O Papel do Ambiente e da Equipe

O ambiente de trabalho também desempenha um papel crucial na felicidade do vendedor.

Ciro Bottini concorda que fazer parte de um ambiente onde as pessoas compartilham valores e objetivos semelhantes é fundamental.

Ele entende que a energia positiva e o empenho de uma equipe tornam o ambiente propício ao sucesso.

Para isso ocorrer, o papel do gestor é fundamental , e deve ter a capacidade de transformar o ambiente de trabalho, e, portanto, a gestão deve ser a primeira a contribuir para a confiança e a colaboração entre os membros da equipe.

Em qualquer profissão, a felicidade também está relacionada à importância de pertencer a um time que busca crescimento conjunto e alinhamento na busca pelo mesmo objetivo.

Para Bottini, o ambiente de trabalho tem um impacto significativo na produtividade e satisfação do vendedor.

O Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional

A mistura entre esses dois aspectos pode ser saudável e natural. Bottini enfatiza que nunca teve problema em misturar trabalho e vida pessoal, enxergando essa integração como algo positivo.

Do mesmo modo, recarregar as energias e saber separar momentos de trabalho e lazer faz toda a diferença para a saúde mental.

Vendas é uma profissão que exige muita energia diariamente, sendo fundamental recarregar da maneira adequada para evitar o estresse e garantir um desempenho sustentável.

A arte de ser feliz na carreira de vendas envolve paixão pelo trabalho, busca constante por conhecimento, enfrentamento de desafios com resiliência e encontrar satisfação não apenas na recompensa financeira, mas também na realização pessoal. 

Alta Performance em Vendas

O conceito de alta performance é retratado como o ápice da carreira comercial, mas como alcançar a alta performance sem sacrificar a saúde e a felicidade? 

Para Ciro Bottini, o primeiro passo é encontrar alegria na atividade diária. Ser um vendedor de alta performance não significa trabalhar incessantemente 24 horas por dia.

A felicidade no que fazemos é crucial.

O próximo elemento fundamental para a alta performance é a taxa de conversão elevada.

Para atingir esse objetivo, devemos estar preparados para falar com o cliente a qualquer momento.

Bottini, embora seja muito requisitado, ele próprio atende ao WhatsApp de contato, nunca pensou em terceirizar essa comunicação. 

A comunicação direta, sem intermediários, contribui para um relacionamento mais próximo favorecendo diretamente a taxa de conversão. 

Outra métrica fundamental apresentada é o fechamento de contratos com qualidade. O vendedor de alta performance não busca apenas volume, mas uma margem sólida, qualidade na venda e um relacionamento duradouro com o cliente. 

Evitar descontos excessivos é um princípio defendido por Bottini, que destaca a importância de agregar valor ao invés de simplesmente baixar os preços.

Como vendedor de televendas, Bottini sabia a importância do encantamento para relacionamentos de longo prazo e a construção de clientes fiéis em verdadeiros fãs.

Esse relacionamento mais profundo proporciona uma base sólida para o sucesso contínuo.

Constância, Treinamento e Evolução Contínua

A alta performance depende de resultados acima da média que também são sustentados ao longo do tempo.

A constância e a evolução contínua são fundamentais, mas sempre evitando sacrificar relacionamentos pessoais e saúde.

O último ponto, e prioritário para Bottini, é o treinamento diário, pois, assim como vemos as histórias de grandes atletas, que treinam durante 4 anos para participar das Olimpíadas, os vendedores também precisam manter a técnica afiada, bem como, manter a atualização de conhecimentos em economia, mercado, o segmento que atua e sobre a concorrência. 

Como Ter o Melhor Ano Comercial da sua Vida

Ao refletir sobre o como atuar para ter um ótimo ano na carreira, Ciro Bottini compartilha que uma das estratégias principais é a lição número um dos vendedores: a prospecção. 

Prospectar: O Primeiro Passo

Bottini reforça que, mesmo com uma demanda espontânea considerável, a prospecção continua sendo um elemento fundamental para o aumento de conversões.

O empresário encoraja os profissionais a identificarem oportunidades, conectarem-se com potenciais clientes e persistirem na busca por novos negócios.

Ele conta que, quando descobriu o Mercado Livre, após a saída da Shoptime, ele mesmo pesquisou a diretora da empresa, por meio do LinkedIn, e entrou em contato para se conectar e oferecer uma proposta para “live commerce”.

Se até o Ciro Bottini já usa as redes sociais para prospectar, qual é a sua desculpa para não fazer o mesmo?

O contrato com o Mercado Livre durou um ano e a experiência foi muito bem-sucedida.

Construindo o Melhor Ano

Para ter um ano de alto nível é essencial assumir o controle do que está ao alcance e evitar depender de fatores externos, focando na prospecção, aprendendo com os erros passados e adotando uma mentalidade de abundância.

Comunicação 

Comunicação na carreira de vendas é estratégia básica, é por ela que o cliente percebe seu entusiasmo, sua crença no produto e na proposta, além de ser o principal instrumento de conexão e de prazer no trabalho.

Quando um profissional de vendas tem prazer no que faz, isto fica visível no som da voz, aliás, Bottini é conhecido por ensinar os vendedores a terem o “sorriso na voz”, que é uma das suas marcas de vendas. 

Ele também compartilha sua perspectiva sobre a leveza no ambiente de trabalho, incentivando os profissionais a se divertirem enquanto realizam suas tarefas.

A comunicação eficaz, alegre e séria, é um  dos pilares essenciais para o sucesso.

Por último e não menos importante, Ciro Bottini destaca a necessidade de mudar os hábitos, aprender com os erros anteriores e enfrentar desafios com coragem.

A ideia é que repetir os mesmos padrões não resultará em um ano com novas perspectivas. 

A proposta é clara: construir, plantar e prosperar, quer dizer, prospectar, criando um ano de verdadeiras mudanças e realizações.

Aproveite e confira a primeira participação do Ciro Bottini no Papo de Vendedor: COMUNICAÇÃO! Como ser assertivo na venda! feat Ciro Bottini

 

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Conheça o convidado(a)

Ciro Bottini

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