PAPO DE VENDEDOR | EPISÓDIO #7

Apresentando uma Proposta Comercial Vencedora

Assista também no Youtube:

Apresentando uma Proposta Comercial Vencedora

   

Olá Super Vendedores e Super Vendedoras, tudo bem?! 

Você conhece as melhores práticas para apresentar uma proposta? 

De que forma você deve apresentá-la, por email, online ou pessoalmente? 

Qual seria o melhor momento para fazer a apresentação? 

A apresentação da proposta é um momento chave, e para descobrir essas respostas, convidamos Alexandre Valente, especialista em Gestão de Equipe de Vendas e Alta Performance, que vai ensinar como é possível apresentar uma proposta comercial matadora!

  

Quando acontece a proposta comercial?

A proposta é um momento que aparece quando o vendedor está pronto para oferecer o que a empresa precisa. Nesse momento, ele já sondou e absorveu todos os detalhes da solução que pode ser apresentada.   

O mais comum, entre os vendedores, é pular a etapa de diagnóstico (investigação e necessidades) e ir direto para a proposta, mas, do outro lado, o cliente consegue notar, com muita facilidade, se a proposta faz sentido ou se é somente uma proposta vazia. 

  

Proposta é Valor

Alexandre Valente determina que uma proposta não pode ser algo banal, ela deve ter valor. Ela deve resolver algo e ser demonstrada com eficiência!  

  

Um cliente sabe muito mais do próprio serviço/produto do que o profissional de vendas, e, para a proposta ser valorizada, ela deve atender às necessidades principais do negócio.  

ESCUTAR e PERGUNTAR é o caminho para chegar à melhor proposta. 

Uma boa proposta não vem do vazio, ela vem de um grande entendimento do cliente, deve-se, portanto, tentar descobrir com muita propriedade e dedicação qual é a melhor maneira de servi-lo. 

Quando você absorve os desafios que o cliente enfrenta, fica muito mais fácil demonstrar os meios para ajudá-lo e conseguir ter a mesma visão que o cliente tem da própria empresa. 

  

Daniel Mestre esclarece que uma reunião presencial não pode ser a única, a apresentação não precisa incluir de cara os preços e descontos, é importante evidenciar as suas intenções em solucionar as dores.

Após a reunião inicial, se o vendedor puder expressar, claramente, que a proposta ainda pode ser aprimorada, o cliente perceberá o real interesse em ajudar. 

Uma proposta não é um ultimato, a própria empresa entende que as soluções podem vir a longo prazo. Os detalhes e a customização da proposta são pontos fundamentais na apresentação, mesmo que seja por email. 

  

Os maiores motivadores

Alexandre Valente percebe que o valor de uma proposta vem tanto pela dor, quanto pelo prazer de ganhos, porém, a dor será sempre mais contundente. 

Um vendedor de alta performance deve provar que consegue resolver o problema principal do cliente. E deve se lembrar que nem sempre um cliente pergunta como o vendedor pode ajudá-lo. 

Em uma proposta escrita, por exemplo, é importantíssimo o vendedor indicar através de links, vídeos e cases a capacidade que ele tem de realizar o que propõe. Só através de muitos exemplos e de um histórico de valor é possível tirar o cliente da sua zona de conforto! 

  

Valores numéricos, relacionados à proposta, representam o valor real da sua solução. No entanto, muitos vendedores se sentem desconfortáveis ao apresentar o preço do que estão vendendo, isso cria insegurança, atrapalhando profundamente a imagem de uma proposta comercial. 

  

Características Principais da Proposta

Para facilitar a apresentação de uma proposta, Leandro Munhoz faz uma lista dos tópicos principais: 

  

1) Motivador de compra; 

2) A solução apresentada (provando a capacidade em solucionar); 

3) Compromisso em levar a proposta até o fechamento (etapas do comprador). 

  

Alexandre Valente entende que um vendedor deve confirmar, a todo momento, como os desafios serão enfrentados pela proposta.  

As provas da proposta podem ser estabelecidas por números. 

Se a proposta puder demonstrar cálculos de ROI (Retorno Sobre o Investimento), ficará muito mais claro para o cliente compreender a solução. Para isso, você deve ter todas as informações suficientes, antecipando ao máximo as objeções da proposta! 

Etapas para uma boa apresentação

1) Entender os desafios do cliente; 

2) Saber quais são as implicações para o enfrentamento desse desafio; 

3) Apresentar Indicadores de resultado (ROI); 

4) Estar preparado para a apresentação. 

  

Alexandre indica que não é uma boa ideia apresentar a proposta por email. A proposta é melhor demonstrada no presencial ou online, com todos os detalhes possíveis. 

Devemos entender que a conversa com o cliente precisa ser iniciada antes mesmo de a proposta ser apresentada. Se for online, é importante manter o cliente informado de todas as formas (cases, vídeos e links) sobre o real valor que você está oferecendo até que o momento da proposta ocorra. 

Da mesma forma, a proposta escrita tem que estar perfeita e completa, porque, normalmente, o vendedor apresenta a proposta ao iniciador ou influenciador de compra, e, o decisor ou comprador, receberá somente a proposta escrita, apenas com alguns dados verbalizados pelos anteriores. 

O comprador tem que estar motivado a ler a sua proposta comercial por inteiro e não apenas pular para a parte de valores e preços. 

  

Essa etapa faz qualquer vendedor suar frio, mas tudo depende do preparo e da capacidade em mostrar o real valor da solução. 

Saber escutar o cliente e compreender as suas implicações e problemas, guiará o vendedor(a) a apresentar a proposta da melhor forma possível. 

É preciso compreender os desafios do cliente e se preparar para poder demonstrar a sua capacidade de forma legítima e honesta.

A melhor proposta vai provocar no cliente a vontade de aderir à sua oferta, fazendo-o acreditar que aceitar a sua solução é o melhor caminho!

Transforme a sua equipe em um grande time de vendas!!!

 

O Super Vendedores realiza consultorias e treinamentos em vendas!!! Venha nos conhecer!!!

 

Conheça o convidado(a)

Alexandre Valente
Programa de Aceleração - Super Vendedores
Programa de Aceleração - Super Vendedores

Aprenda a metodologia de vendas consultivas que está ajudando profissionais a dobrarem suas vendas em até 3 meses

Participe do treinamento online de vendas de 14 encontros que já ajudou mais de 3.000 vendedores a se especializarem em vendas consultivas e dobrarem seus resultados em 3 meses.

Seja o primeiro a receber os próximos episódios

Cadastre-se na nossa newsletter para receber em primeira mão todos os episódios e materiais extras.

Descubra a solução ideal para te ajudar a vender mais

Agende uma reunião estratégica com nossos consultores e descubra como podemos ajudar você, profissional de vendas ou gestor, a como vender mais, melhor e com mais lucro.