PAPO DE VENDEDOR | EPISÓDIO #21

Mulheres em Vendas – Transforme-se em uma Super Vendedora!

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Mulheres em Vendas – Transforme-se em uma Super Vendedora!

 

Não é segredo que a mulher enfrenta dificuldades em qualquer área profissional. Desde questões culturais e pressões por resultados até à jornada dupla diária. Mas e a mulher vendedora? Quais são as maiores dificuldades e desafios enfrentados por elas? 

Será que as premiações são justas e o ambiente é saudável?

Como a mulher pode se posicionar em um ramo que exige competições diárias com homens? 

Esse é um tema muito especial e nossa convidada é Bia Assumpção, fundadora da “Comunidade Mulheres de Vendas”, do Upsales Group, Mentora e Treinadora. Ela e vai nos contar por que é apaixonada pelo que faz e como encarar questões sobre diferença salarial, machismo e empoderamento em vendas. Acompanhe!

 

Rotina Feminina

Para Bia Assumpção, os desafios das mulheres são inúmeros, não só em vendas, mas em qualquer área profissional. A mulher enfrenta questões salariais, culturais e de responsabilidade e a profissional, no mesmo patamar que um homem, costuma receber 20% a menos. 

Na área de vendas, isso pode ser diferente, porque as vendas comissionadas dependem basicamente da capacidade da profissional vendedora e não de uma média salarial específica. Para ela, é um ponto positivo! 

Por outro lado, a mulher, no mercado de trabalho, terá uma jornada muito mais exaustiva, pois leva consigo responsabilidades além do cargo, por serem mães e donas de casa. 

Alinhar a responsabilidade de uma área de vendas com a rotina doméstica é outro desafio. Mesmo tendo as mulheres como pessoas multitarefas, o gerenciamento de tantas funções contribui para a redução de foco durante a rotina de trabalho. 

 

Imagine uma rotina como a de vendas… 

Entre uma prospecção e outra, uma negociação e outra, a mulher estará coordenando atividades como ficar de olho nas mensagens da escolinha dos filhos, pensando na alimentação da família, marcações de consultas, etc. Devemos lembrar que essas atividades também são realizadas por homens, mas, na mente feminina, elas se tornam incansáveis e automáticas.

A Bia conclui que essa rotina árdua também impede que a mulher se prepare mais e possa se desenvolver na área. Qual o momento ela terá, por exemplo, para aprender mais e realizar cursos especializados? Essa decisão é mais um desafio enfrentado na carreira.

  

Salários e Premiações

A Bia passou por uma situação incômoda. Ela solicitou o aumento das suas premiações e recebeu uma negativa sem explicação. Entretanto, após dois meses, descobriu que um vendedor conseguiu a mesma diferença que ela esperava, e esse profissional tinha sido incentivado por ela a pedir o aumento. 

Ao questionar a empresa, a Bia não recebeu nenhuma explicação que justificasse a diferença de postura. Não havendo outra saída, ela preferiu pedir as contas. Não é uma decisão muito fácil, mas se a profissional não se valorizar e souber se impor, o ambiente de trabalho ficará improdutivo, levando ao desânimo ou à indiferença.

A mudança de cultura depende de todos, colaboradores e empresa. A decisão da Bia pode tê-la afetado profundamente, mas a empresa deve ter aprendido algumas lições ao perder uma vendedora dedicada e determinada como ela.

 

Mulheres em vendas: Vendedora Empoderada

Bia elenca dois fatores que fazem da mulher o perfil perfeito para vendas:

 

1-) A mulher tem uma capacidade de empatia única! É muito fácil para a mulher se colocar no lugar do outro, pela delicadeza e natureza emocional;

 

2-) O segundo fator é a sensibilidade, favorecida pela fisiologia feminina e pela maternidade.

 

Tudo isso cria um grande diferencial em vendas! As vendas resolvem problemas e conectam pessoas e a percepção feminina facilita o processo. 

 

Sensibilidade X Resultados

Daniel Mestre relembra que tem uma característica importante, todo cliente tem um lado “chorão”, e por isso, a profissional de vendas deve se atentar para não aceitar qualquer situação por excesso de empatia. É muito comum um vendedor menos empático ser aquele que dá menos desconto.  

Bia confirma que isso ocorre, principalmente, quando a vendedora é iniciante e ainda não absorveu o processo comercial como um todo. Em contrapartida, um profissional menos empático tem mais dificuldade no início da venda, sem muita habilidade para criar a conexão. 

No treinamento aplicado pela Bia, ela orienta as vendedoras a pensarem que é preciso resolver os problemas do cliente com sensibilidade, mas também trazer lucro para a empresa, o equilíbrio é fundamental!  

  

Como Se Posicionar No Mercado

A vendedora deve se lembrar sempre que é ela que comanda a venda!!! A partir daí, é possível direcionar o processo de forma eficiente. Bia recorda que, em alguns momentos, as vendedoras sentem uma dificuldade de serem agressivas, sobretudo, quando chega a hora de fechar o contrato. 

O vendedor bonzinho não vende“, Bia cita a frase do Thiago Concer (Líder do Movimento Orgulho de Ser Vendedor). 

Resolver problemas e usar a empatia não é ser boazinha, o resultado deve ser o objetivo principal. 

Acima de tudo, o principal fator para as mulheres é buscar o protagonismo. Conhecer o processo e aprender o que é preciso pode fazer a vendedora alcançar resultados extraordinários. 

  

Os Melhores Mercados

A mulher foi inserida no mercado de trabalho, principalmente no comércio, por ser mão de obra barata. Mas há alguns mercados que são favorecidos pela atuação feminina, como o da moda e outros produtos estéticos. Mas isso depende mais do perfil do que do gênero.

Muitas mulheres podem ter dificuldade com a moda, da mesma forma que há alguns homens que não gostam de assuntos relacionados a veículos, normalmente categorizados como masculinos. 

Uma aluna da Bia, por exemplo, vende pneus para caminhão e é a melhor vendedora da concessionária. Gostar do mercado em que atua é a base para realizar bem a função.

Para Leandro Munhoz, tudo depende da capacidade de entender a técnica e o processo comercial, independente do ramo em que a profissional atua. A dedicação feminina é evidente, não só na área de vendas, mas em qualquer área profissional. 

  

Comprometimento

Para falar de Comprometimento, a Bia cita a autora Sally Helgesen, especialista em liderança feminina e autora do livro “Como as Mulheres chegam ao topo“. 

A partir de uma pesquisa da autora, ela verificou que o nível de comprometimento das mulheres líderes era muito superior ao dos homens. Sendo mais focadas com resultados e autodesenvolvimento. 

A pesquisa revela que a mulher líder atravessa as etapas e os níveis com muito mais responsabilidade que um homem que chegou ao mesmo patamar. Ela ainda acrescenta que há muito preconceito e desconfiança quando a mulher chega ao topo.

  

E o Machismo?

Homens vendedores também tem responsabilidade no ambiente em que atuam. Todo profissional de vendas deve compreender que o gênero não define ninguém. 

Mulheres que entregam resultados têm todo o direito de serem premiadas na mesma altura. É uma busca pela igualdade e não pela dianteira, homens e mulheres são complementares e devem se respeitar em qualquer cargo e área de atuação. 

Em muitas empresas, de acordo com o Daniel Mestre, as mulheres  entregam muito mais exatamente para serem vistas com alguma consideração. Elas se entregam ao máximo, como uma forma de compensação, pressupondo a realidade da questão cultural. Enquanto muitos homens, acabam entregando o mínimo, por não vivenciarem essa pressão e, para as empresas, tá tudo bem!  

Esses e outros obstáculos são enfrentados pelas mulheres em vendas diariamente. A pressão profissional, a preocupação com a família e a sensibilidade podem dificultar o caminho profissional, mas toda dedicação feminina compensa e muito, tornando as vendedoras capazes de assumir o comando e alcançar os maiores resultados em sua carreira profissional. 

  

 

E você, já se tornou uma Super Vendedora? Conhece alguma vendedora que vai amar esse conteúdo? 

Conte pra gente! 

O Super Vendedores realiza consultorias e treinamentos em vendas!!! Venha nos conhecer!!!

 

Conheça o convidado(a)

Bia Assumpção
Programa de Aceleração - Super Vendedores
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