Recrutamento e Seleção

7 Vantagens de um RH bem estruturado!

Leandro Munhoz Moreira
Escrito por Leandro Munhoz Moreira em 3 de setembro de 2018
7 Vantagens de um RH bem estruturado!
Faça como mais de 42.975 Super Vendedores

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Muitos empresários, ao se depararem com a necessidade de contratação de funcionário, têm uma enorme dor de cabeça e precisam de um RH bem estruturado. E, temos que reconhecer, o processo de recrutamento e de seleção não é algo simples. Até mesmo por isso, há profissionais que dedicam conhecimento a esta área.

Acompanhe sete vantagens de um RH bem estruturado!

Acompanhe o nosso post e entenda porque vale a pena ter um departamento de RH bem estruturado dentro da sua organização!

1 – Recrutamento e seleção

Um bom profissional de RH tem a expertise necessária nesta área. Ele sabe bem como é o processo e conhece as técnicas de recrutamento necessárias.

Com um profissional destes ao seu lado você pode se concentrar na operação da sua empresa e ainda ter a possibilidade de acerto na contratação ampliada.

2 – Assertividade na definição de salários e benefícios

A função do RH, no entanto, vai muito além do conhecimento de como contratar um funcionário.

O setor pode, por exemplo, desenvolver um plano de remuneração que irá auxiliar no planejamento de se manter os talentos dentro da casa sem prejudicar os rendimentos.

3 – Gerenciamento de informações

Os funcionários são humanos e têm críticas, reclamações, propostas e até mesmo elogios sobre as operações do dia a dia. Mas, em muitos momentos podem não ter a liberdade necessária para passar essas informações aos seus superiores hierárquicos.

Um bom setor de recursos humanos pode receber estas informações e estabelecer um melhor canal de comunicação entre as partes.

4 – Gerenciamento burocrático

Quem já contratou ou já demitiu colaboradores sabe que isso não é exatamente simples do ponto de vista burocrático.

O setor de RH tem como função administrar toda a papelada relacionada a estes momentos. Isso deixará outras pessoas livres para cuidar dos aspectos operacionais da empresa.

5 – Gerenciamento de desempenho

Quais são os melhores instrumentos do mercado quando falamos sobre análise de desempenho, tanto dos colaboradores quanto da empresa como um todo?

Conhecer e aplicar essas tecnologias é mais uma vantagem de um departamento de RH bem estruturado.

6 – Gestão de pessoas

Conflitos em ambientes de trabalho vão aparecer cedo ou tarde.

Descontentamentos com o ambiente de trabalho e com o escopo de cargo podem fazer com que a sua empresa perca talentos que poderiam atuar por muito mais tempo em busca dos objetivos traçados.

Uma boa gestão de pessoas reduz, então, o turn over e mantém o time unido por mais tempo, o que facilita o alcance das metas.

7 – Cabe em qualquer empresa

É claro que uma empresa grande tem mais recursos de investimento. Além de conseguir, com mais facilidade, estruturar um departamento de RH.

Mas saiba que mesmo pequenas empresas podem fazer uso deste setor, mesmo que ele tenha apenas uma pessoa.

Portanto, se você tem uma empresa com poucos funcionários, converse com profissionais desta área e entenda quais soluções de RH podem ser adequadas para o seu empreendimento.

Saiba muito mais

Se por algum motivo você acha que não deve estruturar um departamento de recursos humanos na sua empresa, há ainda a possibilidade de ter um funcionário terceirizado. Acompanhe as vantagens e desvantagens desta manobra aqui no nosso blog!

Até a próxima!

E ae? Terminou a leitura? ;)

O que você achou desse conteúdo? Conte pra nós, logo abaixo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 42.975 Super Vendedores! :D