Atendimento Humano ou Robotizado?

Quem gosta de falar com a secretária eletrônica? Eu odeio. Principalmente quando preciso resolver alguma situação com urgência e sou obrigada a ouvir a famosa secretária eletrônica: digite 1 para isso, digite 2 para aquilo, digite 3… Até chegar na tecla 9! Qual é o propósito desse atendimento? Ele só serve para deixar o cliente mais irritado e isso é péssimo! Será que as empresas não pensam que nosso tempo está cada vez mais escasso? Empresas, porque vocês não pensam em nós e não facilitam a nossa vida?

Lembro-me de uma vez que estava passando mal e fui ao hospital do convênio que pago desde criança. Ao falar com a recepcionista, ela disse que eu deveria acessar o terminal ao lado, e que depois disso poderia entrar na sala para ser atendida. O que ela estava fazendo lá, afinal? Conversando com as outras funcionárias! Concordo que a tecnologia facilita muito as nossas vidas, no entanto, discordo que podemos ROBOTIZAR o que é mais importante em uma empresa: o ATENDIMENTO.

Autoatendimento

Atualmente, os médicos mal olham para a cara do paciente e já saem solicitando um monte de exames sem ao menos examinar.

Outro exemplo são as máquinas que encontramos em shoppings, nas quais inserimos as cédulas ou passamos o cartão de débito. Será que o shopping, antes de colocar as máquinas, se preocupou em fazer uma pesquisa para saber a opinião dos clientes? Será que os clientes não prefeririam ser atendidos por recepcionistas educadas e simpáticas?

E quando recebemos ligações de bancos e empresas de telefonia, em que os atendentes seguem uma espécie de script?! Se perguntarmos algo diferente eles certamente não saberão responder, é como se fossemos abordados por robôs. Isso acontece em outros segmentos, acontece que os funcionários estão habituados a responder apenas  o cliente pergunta.

Fica a dica para as empresas: “HUMANIZEM” seus funcionários! Por isso o treinamento é tão importante.

Clientes Gostam de ser Atendidos por PESSOAS!

Pessoas precisam umas das outras. Nada substitui o contato humano.

Atendimento

Percebo que as empresas estão cada vez mais investindo em novas tecnologias, algo que considero importante, mas o problema é que elas se esquecem de investir quando se trata de treinamento para aqueles que trabalham no “Atendimento ao Cliente”. Ao meu ver, mesmo com a crise, o atendimento ao cliente deixa muito a desejar!