10 Dicas para Viver com Entusiasmo e Vender Mais!

Eu e você sabemos que o entusiasmo, na profissão de vendas, é fundamental para contagiarmos positivamente nosso cliente, deixá-lo confortável, desenvolvermos o relacionamento e, consequentemente, vender mais! Mas o que nos deixa entusiasmado? No artigo de hoje, vamos conversar sobre 10 formas de viver com entusiasmo e vender mais!

Entusiasmo, Felicidade e Motivação!

Nos dois últimos artigos do Blog, conversamos sobre as “22 Coisas que Pessoas Felizes Fazem Diferente” e as “9 Frases Proibidas em Vendas”. Ficou claro que a motivação é fundamental na profissão de vendas.

A motivação é a grande responsável pelo entusiasmo no vendedor, ou seja, da energia positiva que exalamos quando trabalhamos felizes. Motivado, eu consigo trabalhar com mais foco, confiança e convicção. Consequentemente, transfiro meu entusiasmo aos meus clientes, fechando mais vendas e ficando extremamente feliz com esses resultados!

Roda da Felicidade, Motivação e Entusiasmo

 10 Dicas para Viver com Entusiasmo e Vender Mais!

Na profissão de vendas, os desafios e as dificuldades que precisamos enfrentar diariamente, às vezes, podem comprometer nosso rendimento. É comum e natural perdermos a motivação e nos auto conduzir para a zona de conforto, certo?

A grande diferença entre um “vendedor” e um PROFISSIONAL DE VENDAS está justamente em reconhecer quando esses efeitos estão dificultando os nossos resultados e quando e como devemos adotar novas medidas para eliminá-los.

1 – Afaste-se de Pessoas e Fatos Negativos

Ninguém quer ficar próximo a uma pessoa negativa. A impressão que dá é que uma nuvem escura paira sobre a cabeça dela e alcança todos ao redor. Geralmente, as pessoas negativas reclamam com frequência dos seguintes itens:

  • Liderança
  • Da própria empresa
  • Dos próprios produtos
  • Dos colegas de trabalho
  • Dos concorrentes
  • Da economia (ou seja, fala-se constantemente em CRISE)

Você conhece alguém assim? Infelizmente são pessoas que não querem mudar, não aceitam opiniões, não gostam de ouvir e estão em suas zonas de conforto. Evite cercar-se de pessoas com essas características.

Com relação aos fatos, evite assistir noticiário logo pela manhã! O nível de “desgraça” é tão grande que acaba contaminando os profissionais mais positivos! Deixe para se atualizar em outro momento.

Afaste-se de pessoas e fatos negativos

2 – Valorize suas Ideias e Intuições! Acredite em VOCÊ!

Sabe aquela sensação de poder e confiança que surge quando estamos em uma negociação com nossos clientes? Acredite nela e mantenha sua posição. Acredite no seu potencial e nas suas habilidades!

Isso quer dizer que quando confiamos nas nossas características, habilidades e atitudes (leia “O que é C.H.A. em vendas”) transmitimos segurança ao cliente e fechamos mais negócios! Alias, a segurança é um dos patamares mais importantes do relacionamento com seu cliente.

Além disso, valorizar suas ideias e acreditar em você vai manter seu entusiasmo elevado e a sua energia positiva vai contagiar todos, desde seus colegas de trabalho até seus clientes.

3 – Não Reclame, e Não Fale Mal dos Outros!

Reclamar da empresa, do produto, dos concorrentes ou do mercado, não deixa de ser uma forma negativa de encarar a vida. Falar mal de colegas de trabalho também é algo que tira o brilho dos olhos.

Sendo assim, evite reclamações e também lamentações. Quando perceber que está deprimido e perdendo o brilho, pare por alguns minutos e ouça uma música que te anime novamente. Abaixo, segue uma lista das minhas preferidas:

  • Eye of the Tiger – Survivor
  • We Are the Champions – Queen
  • I’ve Got the Power – Snap
  • Beautiful Day – U2
  • I Feel Good – James Brown
  • I Will Survive – Gloria Gaynor

De qualquer forma, sempre vai existir uma alternativa para você inverter a sensação negativa em positiva. Acesse o artigo “50 Frases Motivacionais em Vendas” e assista ao vídeo que preparamos para você.

4 – Cultive o Bom Humor, o Sorriso e a Alegria!

Você prefere ser atendido por um vendedor de bem com a vida ou por um vendedor normal, mas que sabe tudo sobre o produto? Pessoas e profissionais que transmitem alegria são mais bem vistas do que pessoas sérias.

Cultive o bom humor

Sendo assim, cultive o hábito de ser uma pessoa simpática! Busque alternativas se você estiver angustiado ou triste naquele dia. Veja algum vídeo de humor ou lembre-se de algum momento bom da sua vida. Com absoluta certeza seu humor vai mudar!

5 – Ouça Agressivamente. Dê atenção às Pessoas

No artigo anterior eu comentei do ditado popular “Deus te deu 2 ouvidos e apenas 1 boca!”. Portanto, ouça seus clientes com atenção. É justamente enquanto eles falam que você vai perceber o que realmente eles precisam comprar!

Lembre-se que seu cliente compra os benefícios que ele enxerga no seu produto ou serviço e não aquele que você quer destacar! Quando ouvimos corretamente nossos clientes, dificilmente cometemos erros e faltamos com nossos compromissos.

Aqui vale um alerta! Essa técnica também vale para relacionamentos internos da empresa. Ouça seus colegas de trabalho, inclusive de outros departamentos. Somente assim você vai poder criar empatia e desenvolver um excelente relacionamento.

6 – Estenda a Mão aos Outros! Coopere. Participe!

Ser solidário é uma característica muito apreciada atualmente. Além disso, desenvolver a empatia (habilidade de se colocar no lugar do outro) é fundamental para você ser bem visto na sua equipe comercial, empresa e também no mercado.

Profissionais de vendas que sabem trabalhar em equipe geralmente se destacam, pois possuem características peculiares como, por exemplo

  • A habilidade de ensinar seus colegas de trabalho
  • Força de vontade em auxiliar no resultado da equipe comercial
  • Foco na meta da empresa e não apenas na sua
  • Preocupa-se em desenvolver o C.H.A. em conjunto com a equipe

Procure sempre cooperar e participar. Às vezes, por incrível que pareça, uma simples conversa franca pode ser considerado um ato de bondade. A propósito, uma das formas de fazer caridade é ouvindo quem precisa falar!

Estenda a mão aos Outros! Coopere. Participe!

No artigo “Trabalho em Equipe Aplicado a Vendas” nós conversamos sobre remuneração, competitividade na equipe e ainda como criar uma estratégia vencedora. Vale a pena a leitura.

7 – Comprometa-se! Faça MAIS do que Esperam de Você!

Tornar-se um profissional de vendas comprometido é entender os objetivos da empresa, entender seu papel para o alcance das metas e ainda vender corretamente, ou seja, dentro das políticas de vendas, com prazos corretos e sem ficar “pedindo” desconto.

Um profissional comprometido sempre entrega, seja para seu chefe ou para o cliente, mais do que ele esperava! Você surpreende seu cliente positivamente, aumenta a impressão positiva que ele já tinha de você e ainda tem a oportunidade de vender mais, se fizer um pós-venda correto.

8 – Faça Tudo com Atenção aos Detalhes

Além de ser comprometido, atente-se para os detalhes. Não qualquer um! Atente-se ao que é importante seu cliente e mostre como você se preocupa com ele.

Você fechou uma venda? Envie um email de agradecimento reforçando que aprecia muito sua empresa e a confiança depositada em você. O serviço foi entregue? Entre em contato para certificar-se que ficou tudo conforme combinado. O cliente fechou um grande pedido? Envie um brinde para presenteá-lo.

Atenção aos Detalhes!

Um dos melhores exemplos e cases de sucesso é a atenção aos detalhes que o Steve Jobs tinha com seus produtos. Para você ter uma ideia, ele desenvolvia pessoalmente a embalagem dos produtos, pois acreditava que abrir a caixa de um MAC deveria ser uma experiência única para seus clientes.

9 – Cuide-se! Vista-se bem e Goste da sua Imagem!

Fazer exercícios com frequência, não fumar e ter uma alimentação saudável, são itens indispensáveis para a manutenção da nossa saúde. Além disso, vista-se de forma elegante e, principalmente, goste de QUEM é você!

Cuide da Aparência. Faça Exercícios!

Gostar de você não quer dizer ser arrogante, muito pelo contrário! Gostar de você é preocupar-se com sua imagem e com seu marketing pessoal. Quem não quer ser bem visto quando chega a algum lugar?

10 – Não chore! Decida-se mudar a sua realidade e Aja

Quer sair da zona de conforto? AJA! Faça treinamentos, desenvolva suas habilidades, estude para adquirir novos conhecimentos e tenha a atitude de um campeão. Somente assim você vai conseguir o respeito das pessoas e dos seus clientes.

Não chorar quer dizer não lamentar-se! Todos temos dificuldades e desafios. Todo temos contas a pagar. Isso não é exclusividade sua, portanto saia da zona de conforto e venha para a zona da VITÓRIA!

Resumindo O Que é Viver com Entusiasmo e Vender Mais!

O seu entusiasmo pode contagiar seu cliente e sua equipe. Busque ser um profissional apaixonado pela sua profissão e seja comprometido com o sucesso. Com essa fórmula, tenho certeza que você será um campeão em vendas!

10 Dicas para Viver com Entusiasmo e Vender Mais

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Esses 10 itens foram inspirados em uma aula do Professor Marins, pelo qual temos grande apreço e carinho por tudo que desenvolveu e nos ensinou ao longo de anos de trabalho e dedicação.

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!