22 Coisas que Pessoas Felizes Fazem Diferente

Quem não quer ser feliz? Mas, minha real pergunta é: você está preparado para ser feliz? Pergunto isso em meus treinamentos de vendas, pois para ser feliz precisamos assumir responsabilidades, transformar nossas atitudes e desenvolver novos hábitos. No artigo de hoje vamos conversar sobre as 22 coisas que pessoas felizes fazem diferente!

Porque ser Feliz?

No artigo anterior, “9 Frases Proibidas em Vendas” eu expliquei detalhadamente o que é motivação e qual a sua importância para nós, profissionais de vendas. A verdade é que ter atitudes que vão nos levar a felicidade está intimamente relacionada com a nossa motivação, ou seja, em nossos motivos para agir!

22 Coisas que Você Vai Fazer a Partir de HOJE!

Se você está lendo esse artigo é porque realmente quer transformar a sua vida e a forma como você encara seus desafios e suas conquistas, não é? Então vamos trabalhar!

1 – Não Guarde Rancor

Isso mesmo! Independente de sua função dentro da empresa ou equipe comercial, não guarde rancor de colegas de trabalho ou de clientes. Guardar rancor é prejudicial e pode causar depressão, ansiedade e estresse. Podendo, inclusive, ser comparado com um câncer, que vai te corroer internamente.

2 – Trate a Todos com Bondade

Os profissionais mais admirados dentro das empresas são os que têm melhor relacionamento interpessoal, ou seja, são educados e elegantes com seus colegas. Frequentemente, se empenham para que o outro seja bem atendido e compreendido.

Em vendas, tratar a todos com bondade não é exclusividade do CLIENTE! Toda sua equipe, desde o faxineiro até o seu presidente, precisa ser tratado com respeito, com carinho e atenção.

3 – Veja os Problemas Como Desafios

Quando encaramos nossos problemas como desafios, retiramos automaticamente a pressão que eles exercem sobre nós. Com isso,  paramos de reclamar e partimos para ação! A melhor forma de encarar um desafio é indo de encontro a ele, sem medo ou desculpas.

Em vendas, como em qualquer outra profissão, temos problemas diários. Quer um exemplo? Seu diretor colocar uma meta de vendas muito grande. E se encararmos esse “problema” como DESAFIO?

Transforme o problema e desafio!

Sabe qual o lado bom do desafio? Sempre temos uma recompensa após vencermos! Pense dessa forma e sua motivação será ainda maior.

4 – Expresse sua Gratidão Pelo Que já Tem:

Ser grato pelas coisas que você conquistou é ser humilde. Além do mais, você consegue medir sua evolução, seja material, espiritual ou profissional e traçar novos objetivos para conquistar!

Em vendas, expressar a gratidão pelo que você já tem é agradecer a cada cliente que você possui em sua carteira, entendendo seus pontos fortes e preocupando-se com o sucesso deles.

Quando seu cliente percebe que você é grato a ele, automaticamente cria-se um elo de confiança entre vocês. Alias, esse é um dos segredos para fidelizar seus clientes com maestria!

Expresse sua Gratidão pelo que você já tem!

5 – Sonhe Grande

Sonhar permite que nos projetemos para um futuro “perfeito”. Quando sonhamos colocamos, intrinsicamente, objetivos em nossa vida que nos motivam a continuar a crescer profissionalmente e a buscar alternativas para conquistá-los!

Em vendas, sonhar grande pode ser resumido em ser o melhor vendedor da sua empresa ou ganhar fortunas com nossa profissão. No artigo “Alcançar a Independência Financeira Trabalhando com Vendas é Possível?”, descrevemos como nossos sonhos podem tornar-se realidade através da nossa profissão.

6 – Não se Preocupe com as Pequenas Coisas

Sabe aquela pessoa que se preocupa tanto com os detalhes que acabam não fazendo nada? É justamente por ser tão focada nos detalhes que as impedem de ver como o “todo” é magnifico. Feito é melhor que perfeito.

Em vendas, não foque seus esforços em atividades que não vão dar resultado como, por exemplo, checar a cada 1 hora suas atualizações no Facebook ou verificar se alguém te ligou. Mantenha o foco no todo, como em bater sua meta e ser um profissional melhor, dia após dia.

Não se Preocupe com as Pequenas Coisas

7 – Fale Bem dos Outros

Elogie seus amigos e companheiros de trabalho. Enalteça seus pontos fortes e seja sincero, falando com o coração. Você vai se surpreender com a forma que essas pessoas vão enxergar você a partir desses pensamentos!

8 – Não Procure Culpados!

Não procurar culpados é ter foco na SOLUÇÃO! Se um problema já aconteceu na sua empresa, porque preocupar-se em apontar quem errou? É mais produtivo você preocupar-se em resolver esses problemas e aprender com a experiência do que gastar tempo e energia apontando quem está errado.

9 – Viva o Presente!

Viver o presente é não ficar atrelado ao passado. Como dizia meu primeiro chefe: “a sala de troféus da empresa está trancada e só abre uma vez por mês!”. Sendo assim, foco no PRESENTE e nos resultados que você pode conquistar!

Em vendas, o mais importante do passado é enxergar a curva de aprendizado e de desenvolvimento que você tem como profissional:

  • Suas habilidades em vendas aumentaram?
  • Suas metas foram alcançadas?
  • Seu relacionamento com os clientes melhorou?
  • Participou de treinamentos?
  • Qual foi sua evolução?

Essas respostas são importantes para projetar o seu futuro! Pense nisso!

10 – Acorde no Mesmo Horário Todos os Dias

Acordar no mesmo horário todos os dias quer dizer ter DISCIPLINA! A melhor forma de desenvolvermos disciplina é pela repetição constante.  Esse exemplo vale para TUDO na sua vida!

11 – Não se Compare aos Outros!

Essa dica é importantíssima, porque quando você se compara aos outros, você perde a referência de quem era e de quem você é hoje. A melhor forma de evoluir constantemente é medir seu desempenho de HOJE com seu desempenho de ONTEM!

Em vendas, não podemos nos comparar com nossos colegas de trabalho! Temos que nos comparar com nós mesmos e com a forma que evoluímos e crescemos profissionalmente. Não fique de olho em quanto seu colega de trabalho ganhou de comissão, ao invés disso, veja se o que você ganhou esse mês é maior que o mês anterior! Ai sim você evoluiu!

Não se Compare aos Outros!

12 – Escolha seus Amigos Sabiamente

Existe um ditado milenar: “diga-me com quem andas e te direi quem és!”. Se você é uma pessoa comprometida com o sucesso, que estuda, quer crescer profissionalmente e aumentar seus resultados financeiros, por que andar com pessoas que não valorizam essas características?

Em vendas, procure andar com os campeões de vendas! Ande com quem bate a meta e continua vendendo! Ande com profissionais que sabem valorizar seus conhecimentos, suas habilidades e atitudes (leia “O que é C.H.A. em vendas”). Não perca tempo com quem só te coloca para baixo!

13 – Não Busque a Aprovação dos Outros

Mais uma vez, preocupe-se com VOCÊ! Faça as coisas consciente dos resultados para você e sua família, e não se preocupe com o que os outros vão achar ou pensar a respeito!

Em vendas, não buscar aprovação dos outros está relacionado com a inovação, ou seja, com o fato de não fazer as mesmas coisas que seus colegas de trabalho fazem para não ter os mesmos resultados que eles têm. Inove! Busque alternativas para vender mais e melhor!

14 – Aproveite o seu Tempo para Ouvir

Mais um ditado popular: “Deus te deu 2 ouvidos e apenas 1 boca!”. Portanto, ouça mais e fale menos. Ouvir o próximo também é uma forma de solicitude. Ouça, compreenda e fale!

Em vendas, ouvir é muito mais importante do que falar. É justamente quando seu cliente fala (e você ouve) que as melhores ferramentas de fechamento são descobertas, pois seu cliente está demonstrando claramente o que é importante para ele.

15 – Cultive Relacionamentos Sociais

Ser um profissional bem relacionado vai muito além do que ter mil amigos no Facebook. Ser bem relacionado é ter amigos e poder contar com eles quando você precisar. Cultive bons relacionamentos e bons resultados sempre existirão.

Em vendas, relacionamento é a chave para o sucesso! Profissionais de vendas que se relacionam com seus clientes e se preocupam com o sucesso deles, são os mais rentáveis em longo prazo. Pense nisso!

16 – Medite

Meditar é ter um minuto para si mesmo! É desenvolver a habilidade de reflexão e descobrir onde estão as oportunidades para crescer profissionalmente. Meditar é a melhor forma de estabelecer objetivos para sua vida

17 – Coma bem

Comer bem é ser saudável. Preocupe-se com sua saúde e não a coloque em risco, mesmo se for necessário para você aumentar seus resultados. Lembre-se que com saúde, podemos conquistar o mundo, mas sem ela, não conseguimos dar um passo a frente!

18 – Faça Exercícios

Fazer exercícios é manter-se em movimento e ter energia para o dia a dia pesado do mundo das vendas! Fazer exercícios também pode ser uma ótima maneira de ter um tempo livre apenas para você.

Pratique Exercicios

19 – Viva com o que é Realmente Importante

Será que aquele carro novo é realmente importante para você ter mais resultado em suas vendas? Será que é preciso um notebook novo para você tirar mais pedidos? Viver com o que realmente importa é não desperdiçar energia com coisas que não vão te levar a lugar algum!

20 – Diga a Verdade

Seja sincero e objetivo. Dizer a verdade faz com que você seja um profissional ético e que, no final do dia, possa deitar sua cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente. Não minta para seus clientes e colegas de trabalho.

21 – Estabeleça o Controle Pessoal

Os profissionais de sucesso desenvolvem a capacidade de escolher seus próprios destinos! Não deixe essa tarefa para seu líder. Estar no controle completo de sua própria vida e de sua profissão traz sentimentos positivos e aumenta a sua autoestima.

22 – Aceite o que Não Pode Ser Alterado

Nem sempre você vai fechar o negócio! Nem sempre você vai ser o vendedor número 1 da sua empresa. Nem sempre seu cliente vai entender que você não pode dar desconto! Aceite que algumas coisas, infelizmente, não podem ser mudadas. Portanto, concentre-se apenas no que você pode controlar.

Eu Quero Ser Feliz, e Você?

Gostaria, nesse momento, de convidar você a fazer uma reflexão:

VOCÊ QUER SER FELIZ OU QUER TER RAZÃO?

Quando você descobre a resposta dessa pergunta, sua vida profissional e pessoal fica mais fácil e as coisas acontecem com mais naturalidade. Sempre que ouvir uma briga, discussão ou mesmo impasse, faça essa pergunta! Ela vai esclarecer a sua resposta!

10 Dicas para Viver com Entusiasmo e Vender Mais

Clique AQUI para baixar esta imagem!

Esses 22 itens de como ser uma pessoa mais feliz foram inspiradas no texto do site http://agorasim.blog.br/ que, por sua vez, fez a tradução do texto da Chiara Fucarino. Você pode acessar o texto original aqui: http://successify.net/2012/10/31/22-things-happy-people-do-differently/

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!