Como encarar a temível entrevista de emprego com tranquilidade? Confira 5 dicas

O nervosismo é certamente um dos piores inimigos do bom desempenho em uma entrevista de emprego. Isso porque as pessoas que estão sendo entrevistadas muitas vezes não estão preparadas para passar por aquele processo e ficam com medo de não conseguir expressar as suas habilidades durante uma conversa que dura uns poucos minutos e, e em geral, é feita com um entrevistar que ela não conhece.

No entanto, o blog SuperVendedores alerta: a entrevista de emprego não precisa ser encarada com o um evento temível. Com um pouco de conhecimento e preparação, qualquer um pode se dar bem neste momento primordial em busca de uma vaga de trabalho. Confira 5 dicas:

1 – Pesquise

Muito do nervosismo que a pessoa sente antes de submeter a uma entrevista de emprego se deve ao fato de ela não estar preparada para este passo fundamental de um processo de seleção. Então a nossa primeira dica é para o dia anterior à entrevista. Assim, reserve algumas horas de seu tempo para fazer uma pesquisa profunda sobre a empresa que está oferecendo a vaga e sobre o cargo que está em disputa.

Saiba que o entrevistador estará em procura de características que sejam fundamentais para este cargo. Antes da entrevista, entenda quais são estas características!

2 – Relaxe

Antes da entrevista, invista um tempo em você mesmo, fazendo uma atividade que lhe relaxe. Tem quem goste de fazer uma corrida, tem quem prefira ouvir uma música. Seja qual for a atividade que lhe traz prazer, reserve um tempo a ela antes de se submeter à entrevista.

3 – Chegue com calma

Nada de correria nos momentos que antecedem a entrevista. Portanto, planeje o seu deslocamento para chegar ao local com tranquilidades. Sem grandes dores de cabeça com o tempo ou com o trânsito. Em geral, quem chega até 15 minutos antes de se reunir com o entrevistador tem muito mais calma para levar o processo de forma tranquila.  

4 – Saiba ouvir

Não entenda o entrevistador como um oponente seu, isso não é verdade! Ele é um profissional que busca a melhor escolha para preencher a vaga que está em disputa e você pode usar isso a seu favor. Na sua pesquisa (item 1 deste post) você já conheceu a vaga e sabe as qualidades que o entrevistador busca. Então, ouça com atenção o que ele disser e responda de modo a mostrar que você é a pessoa que ele está procurando.

5 – Prepare-se

Conhecer o processo, saber o que falar em uma entrevista de emprego e estar preparado para as perguntas que virão, com todo o cuidado para não cair em armadilhas que muitas vezes aparecem durante um processo de seleção e recrutamento é um grande passo rumo ao novo emprego. Por isso, o blog SuperVendedores tem uma série de posts que vai te ajudar nesta missão. Não deixe de ler pelo menos estes três:

Boa sorte na entrevista e até a próxima!