Vendas

O Que Motiva o Vendedor? Qual é o Segredo?

Keldner Pedreira
Escrito por Keldner Pedreira em 17 de junho de 2017
O Que Motiva o Vendedor? Qual é o Segredo?
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Motivação! Sem duvida alguma, esta palavra é o combustível da paixão para um vendedor chegar ao sucesso batendo suas metas.

Mas, como se motivar? Como motivar os seus vendedores? :O

No artigo de hoje iremos conversar como é importante o vendedor estar motivado.

Também vamos listar 5 dicas de como motivar o vendedor e 5 dicas que a gestão não deve fazer para desmotivar o seu vendedor.

Consequências de um Vendedor Motivado!

Digamos que a principal atribuição de um gestor de vendas é motivar o seu liderado, é de suma importância a manutenção da motivação dos vendedores.

A motivação é um impulso que leva os vendedores a trabalhar com entusiasmo, vontade, garra e a fazer realizações que jamais haviam feito como pegar um projeto muito importante para a sua empresa.

Por mais que a motivação seja interna, pessoal e compulsiva, o gerente pode e deve criar condições para que isso aconteça.

Ele tem de tornar o trabalho o mais interessante possível, delegar responsabilidade, proporcionar chances de progresso e crescimento.

Fatores que Proporcionam a Motivação

1. Remuneração e Benefícios

Este é o principal motivador!

Além do salário pleno, o vendedor deve receber uma comissão boa, que crie forte ligação entre recompensa (e muitas vezes reconhecimento) e esforço despendido (através de resultados reais de vendas).

Todo vendedor sonha com aquela empresa que lhe ofereça benefícios indiretos, tais como: plano de saúde, previdência privada, cobertura de despesas com transporte, dentre outras.

2. Tarefas Claras

As pessoas gostam de trabalhar em organizações que estabelecem claramente o que se espera delas em termos de resultados.

Uma empresa desorganizada tem grandes chances de ter em seu quadro de funcionários muitos vendedores desmotivados.

3. Necessidade de Realização

É uma característica adquirida pelo indivíduo que, por alguma razão, estabelece como objetivos para vencer na vida, alcançar os mais altos degraus do sucesso.

Cabe ao gestor ter a sensibilidade para detectar e trabalhar esta necessidade motivando assim o seu liderado.

4. Recursos Necessários

Para vender melhor, o vendedor precisa ter em mãos os melhores e mais modernos recursos, para o auxílio nas vendas e, condições excelentes para desenvolver o trabalho gerando resultados extraordinários

5. Feedback

O objetivo do feedback é ser construtivo, por isso evite críticas que não sejam proveitosas e dê opiniões sinceras que farão o vendedor crescer.

Destaque os pontos positivos. O gestor jamais deve rebaixar ou ridicularizar o seu vendedor! Isto é dos erros mais graves e digo até que é um tiro no próprio pé.

Fatores que Proporcionam a Desmotivação

Além dos fatores apresentados acima, os gestores comerciais devem estar preocupados também com os fatores que desmotivam suas equipes comerciais.

1. Falta de Confiança na Administração

Pode ocorrer nos casos de alguns gerentes recém-contratado que não conhecem bem o seu ramo de atuação, incompatibilidade de gênios, antipatias pessoais, dentre outros.

2. Condições de Trabalho

Estruturas confusas em que são mal distribuídas as funções ou inexistem lideranças, criam um clima desorganizado resultando em frustração.

3. Características do Cargo

Em algumas empresas, os vendedores são tratados como funcionários de nível inferior por puro preconceito.

Em outras eles recebem outras atribuições como cobrança, preenchimento de relatórios, etc.

4. Falta de reconhecimento por bom desempenho

Muitas vezes o dinheiro não é a chave da motivação, nem recompensa de um bom desempenho.

É claro que pode ser estimulante, mas os efeitos são de pouca duração.

O simples reconhecimento é uma motivação muito importante e poderá, além disso, ocorrer todos os dias.

Elogiar o seu vendedor pode fazer toda a diferença (e não custa dinheiro algum), pois todos nós gostamos de ver trabalho sendo reconhecido.

5. Falta de confiança no produto: a grande pergunta é:

Os seus vendedores indicariam o produto / serviço para os seus familiares?

Se a resposta for negativa é porque o vendedor não compra a ideia e consequentemente não irá vender e, não vendendo, não irá receber comissão – ficando desmotivado.

Concluindo a Motivação em Vendas:

Para o gestor manter sua equipe motivada, gosto de destacar uma única técnica: coloque-se no lugar do seu vendedor.

O que te motiva? O que você gostaria de ouvir? Como gostaria de ser tratado? A remuneração é suficiente? Temos metas reais ou irreais?

Respondendo essas questões você vai ter uma excelente direção de como motivar sua equipe!

Boas vendas e SUCESSO!

E ae? Terminou a leitura? ;)

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