10 dicas para eliminar o nervosismo e fazer bonito no processo de recrutamento e seleção de pessoas

O recrutamento e seleção de pessoas gera dor de cabeça em muitos gestores. Em muitas empresas são feitas dezenas de entrevistas em busca do perfil ideal para aquela determinada vaga. E, isso, muitas vezes, pode gerar nervosismo no próprio gestor.

Por isso, o blog SuperVendedores preparou uma lista com dicas para facilitar este processo vital para qualquer empresa ou organização. Vamos a eles!

1 – Aposte no profissional de RH

O conhecimento deste profissional no processo de contratação de funcionários vai reduzir a possibilidade de erro no momento da seleção. E, ainda, no desenvolvimento do funcionário dentro da empresa.

2 –  Saiba o que perguntar em uma entrevista de emprego 

Conheça as perguntas que vão dar melhores condições para que você desvende as características do candidato. Saiba o que as melhores empresas de recrutamento levam em consideração no momento da entrevista e coloque essas informações em suas perguntas na entrevista.

3 – Conheça os tipos de recrutamento e seleção

Existem o recrutamento interno (quando a empresa promove ou muda um funcionário de setor), o recrutamento externo (quando se busca o profissional no mercado), o recrutamento misto (quando se busca o novo colaborador tanto dentro da empresa quanto fora) e o recrutamento online (quando são usadas ferramentas de internet para se encontrar o novo funcionário).

4 – Use e abuse das redes sociais

Ferramentas com o LinkedIn, o Facebook, o Instagram e o Twitter, por exemplo, são excelentes para fazer uma pesquisa sobre o candidato, quais são os seus gostos pessoais e como ele trata sobre assuntos que podem ser relevantes para a empresa.

5 – Cuidado com as redes sociais

Hoje todos somos vigiados pelas redes sociais. Uma palavra mal colocada em um anúncio pode desacreditar todo o seu processo de recrutamento e seleção de pessoas. Anúncios considerados pejorativos, sexistas, homofóbicos tem um alto poder de viralização na web. Por isso, tenha muita cautela em qualquer texto de divulgação. Uma má impressão nas redes sociais, por exemplo, pode anular todas as técnicas de recrutamento que você colocou em prática.

6 – Saiba o que perguntar em uma entrevista de emprego

Saber fazer as perguntas corretas é um passo decisivo para que a contratação do novo funcionário seja feita com a maior possibilidade de acerto. Elas vão guiar o entrevistador a conhecer o perfil do entrevistado, seus conhecimentos técnicos, o seu apetite por conhecimento e ainda se ele se enquadra com as características da empresa.

7 – Conheça os principais testes psicológicos

Se houver possibilidade, conheça e aplique testes psicológicos (sempre com a ajuda de profissionais). Os principais testes são o palográfico, o DISC, o QUATI e o HTM.

8 – Conheça o Gerenciamento de impressão

O Gerenciamento de Impressão (ou GI) é uma estratégia de recrutamento e seleção de pessoas na qual são aferidos os comportamentos de autopromoção e insinuação do candidato à vaga de emprego. Ele auxilia as empresas a encontrarem perfis de candidatos que sejam adequados à cultura operacional.

9 – Use a tecnologia como aliada

O mercado de softwares especialmente desenvolvidos para ajudar na escolha do melhor profissional para a vaga disponível cresceu muito nos últimos anos. Portanto, consulte um especialista na área para indicar qual deles se adapta melhor às necessidades da sua empresa e como usá-lo no processo de seleção.

10 – Teste de conhecimento

Pode ser escrito ou prático, com o objetivo aferir o grau de conhecimento específico do candidato. Por exemplo, as habilidades de escrita, de persuasão aptidões sociais, conhecimento em ética no trabalho, são habilidades que podem ser checadas nestes testes.

Até a próxima!