4 dicas para Estruturar sua Área de Recrutamento e Seleção e Contratar melhor!

Quando falamos sobre uma melhora de resultados dentro de uma empresa é preciso pensar em melhores resultados em cada um dos departamentos que a compõe. Vamos ser mais específicos: quando se quer vender mais, por exemplo, não basta cobrar mais dos colaboradores do departamento de venda. É preciso também entender se o setor de logística atende bem ao cliente. Ou, até mesmo, se o suporte em tecnologia pode agilizar os processos e se o marketing está funcionando bem. E, mais na ponta do processo, o recrutamento e seleção da empresa está contratando as pessoas certas para que os objetivos sejam atingidos?

Não importa área de atuação da empresa, o erro na escolha do pessoal é fundamental para que um resultado não seja atingido. Uma área de recrutamento e seleção bem estruturada vai evitar este erro e deixar a empresa mais próxima da meta. O blog SuperVendedores preparou 4 dicas para que você profissionalize seu recrutamento e seleção. Confira:

Aposte no profissional de RH

Muitos empresários consideram que ter um setor de RH dentro da sua empresa. Mesmo que ele seja composto por apenas uma pessoa, é um investimento e não um gasto. O conhecimento deste profissional de RH no processo de contratação de funcionários vai reduzir a possibilidade de erro no momento da seleção. E, ainda, no desenvolvimento do funcionário dentro da empresa.

Conheça os tipos de recrutamento e seleção

Qual é a melhor maneira de encontrar o perfeito perfil de funcionário que você está buscando? Esta é uma pergunta na qual a resposta depende de uma série de fatores. E, para responde-la, é preciso conhecer os quatro tipos de recrutamento e seleção:

  •         Recrutamento interno – Quando a busca pelo novo funcionário é feita dentro da própria empresa, dando a colaborados a oportunidade de subir de cargo ou de trocar de setor.
  •         Recrutamento externo – Quando se busca os novos funcionários fora da empresa. Tem a vantagem de poder trazer novos talentos para a empresa.
  •         Recrutamento misto – Quando se busca ocupar a vaga em questão tanto com funcionários que já estão no quadro da empresa quanto com profissionais que estão no mercado de trabalho.
  •         Recrutamento online – Quando se usa o meio digital para procurar o candidato ideal. Inclusive as entrevistas podem ser feitas por programas como o Skype ou similares.

Saiba o que perguntar em uma entrevista de emprego

Saber fazer as perguntas corretas é um passo decisivo para que a contratação do novo funcionário seja feita com a maior possibilidade de acerto. Elas vão guiar o entrevistador a conhecer o perfil do entrevistado, seus conhecimentos técnicos, o seu apetite por conhecimento e ainda se ele se enquadra com as características da empresa.

Conheça os principais testes psicológicos

Se houver possibilidade, conheça e aplique testes psicológicos (sempre com a ajuda de profissionais). Eles podem ajudar bastante quando se quer traçar o perfil do candidato e a fazer a melhor escola. Os principais testes são o palográfico, o DISC, o QUATI e o HTM. Um bom profissional de psicologia ou de RH pode mostrar a importância de cada um.

Quer mais dicas de recrutamento e seleção? Então siga navegando no nosso blog e não esqueça de nos mandar dúvidas, crítica e sugestões!

Até a próxima!