4 Problemas que Você Evita com um Bom Modelo de Gestão de Pessoas!

Vimos em um post anterior aqui no blog Supervendedores as vantagens de um RH bem estruturado dentro de uma empresa. Uma dessas vantagens, sem dúvidas, é a melhor gestão de pessoas que o departamento de recursos humanos proporciona.

Hoje vamos nos aprofundar neste ponto. Em primeiro lugar, você conhece o que é um modelo de gestão de pessoas?

Gestão de pessoas

Não existe só um modelo de gestão de pessoas. Na verdade, os especialistas dividem em três principais modelos. São eles:

  • Modelo autocrático – É o mais antigo e tem como característica manter o poder de decisão concentrado no alto escalão da empresa. Substitui a comunicação interna por um controle rígido. Por isso, é considerado antiquado.
  • Modelo flexível – Considera essencial a participação do colaborador para a tomada de decisões e crescimento da empresa, valoriza o desempenho pessoal e de equipe. É marcado por delegação de tarefas, feedbacks e reconhecimento a resultados atingidos.
  • Modelo por competência – Foca em resultados atingidos a partir do perfil comportamental dos talentos que estão na equipe alinhados ao modo operacional da empresa. Demanda pesquisa e planejamento intensos, é preciso um procedimento cíclico contínuo de quatro fases: mapeamento, avaliação, desenvolvimento e monitoramento.

Conhecendo os três modelos, então, podemos agora detalhar 4 problemas que você evita com um bom modelo de gestão de pessoas:

1- Aumento de produtividade

Conhecendo os resultados obtidos, o perfil dos colaboradores e o feedback apresentado por eles, o departamento de RH tem de conduzir todas essas características da corporação para o resultado de aumento de produtividade. É possível localizar habilidades que estão faltando na equipe. E, além disso, buscá-las no próximo processo de recrutamento e seleção.

2 – Melhora no clima organizacional

Ao conhecer as características dos colaboradores e estudar o feedback que é passado por eles, o departamento de RH tem as ferramentas necessárias para promover a melhora na dinâmica de trabalho, melhorar o clima no ambiente. Então, como já se sabe, as pessoas rendem mais em ambientes mais saudáveis.

3 – Diminuição da insatisfação e demissão em massa

Funcionário mais satisfeito rende mais e fica mais tempo na casa! Após investir em treinamento, em experiências para o colaborador, deve-se tentar manter esta pessoa por mais tempo na equipe. Por isso, é um bom modelo de gestão de pessoas contribui neste objetivo.

4 – Mais resultados, menos desgaste emocional e físico

É como um círculo virtuoso. Ao melhorar o clima no ambiente de trabalho os colaboradores vão render mais. Com isso, os resultados serão melhores. Com números positivos, há menos desgaste físico e emocional, o que mantém um ótimo ambiente. Cuide deste círculo, mantendo capacitação e feedbacks constantes. Portanto, promova avaliações de desempenho e de satisfação para garantir a eficácia do modelo a longo prazo.

Saiba muito mais

Siga navegando no nosso blog e conheça as funções de um gestor de recursos humanos, saiba o que perguntar em uma entrevista de emprego e muito mais. Além disso, entre em contato conosco e divida as suas experiências. Como é o modelo de gestão de pessoas na sua empresa?

Até a próxima!