Entrevista com Anderson Tamborim – Micro Expressões Faciais – Parte 1

Hoje o blog SuperVendedores tem a honra de conversar com o Anderson Tamborim, profissional especializado em micro expressões faciais. Anderson Tamborim é fundador do Social Intelligence Group e Chief Executive Hacking Officer da NextLayer Information Security Solutions. Anderson Tamborim também conta com algumas publicações na área de TI e Ciências da Computação. Além de ser reconhecido com alguns prêmios pelo Brasil.

Formado em Matemática pela UNESP e Pós graduado na área de Segurança da Informação pelas University of Washington e Royal Holloway University of London, Anderson fala nesta entrevista tudo sobre as Micro Expressões faciais, área que hoje tem grande conhecimento. Dividida em duas partes a entrevista abordar temas relevantes para você, vendedor, usar nas suas próximas visitas ao cliente, podendo perceber, de fato, o que quer e o que não quer o seu cliente! Ficou curioso para saber como? NÃO PERCA ESSA SUPER ENTREVISTA!

Assista a 1ª Parte da Entrevista:

O Que São Micro Expressões Faciais?

Por definição Micro Expressões Faciais são movimentos dos músculos faciais que acontecem muito rapidamente, de forma involuntária, por isso, uma pessoa não tem como controlar tais movimentos. Anderson Tamborim comenta que geralmente as Micro Expressões ocorrem no momento de “Aposta Alta” onde uma pessoa vai ganhar ou perder algo!

Muitas vezes as Micro Expressões demonstram que a pessoa não sabe o que ela está sentindo de fato. Quando ocorre uma Micro Expressão é tão natural que a pessoa nem percebe que ocorreu. E também pode ocorrer de a pessoa, na ilusão que tem pleno controle das expressões, tenta esconder o sentimento com uma outra expressão, isso quer dizer, na prática, que em algumas situações do dia a dia as pessoas, por algum motivo, escondem o real sentimento daquele momento.

Sabe quando você vê um colega de trabalho sendo promovido e da um sorriso desconcertado? Mas na verdade você está indignado que ele tenha sido promovido e você não, ai já é tarde, isso ficou estampado nas suas micros expressões faciais.

As Micro Expressões Faciais são Controláveis?

Como Anderson comenta, as micro expressões faciais não são controláveis, são expressões naturais e que acontecem sem a pessoa perceber, como dito anteriormente. O que pode ser feito é a “administração” dessas expressões, porém leva tempo, prática e muito estudo.

As 7 Emoções Universais

Foi realizado uma pesquisa, feita com uma tribo de Papua, nova guiné, sobre o tema com o intuito de testar as pesquisas existentes sobre as expressões faciais e emoções. Os pesquisadores identificaram 7 Emoções em comum entre o povo da tribo e a sociedade ocidental, da época. Que são:

As-Emoções-Universais

Sendo emoções universais, em qualquer lugar do mundo que você for negociar ou vender o seu projeto, você vai encontrar essas mesmas Micro Expressões/Emoções.

A Primeira Impressão:

Como já diz o ditado “A primeira impressão é a que fica”. Essa primeira impressão acontece quando você está frente a frente com uma pessoa que você nunca viu, nunca conversou ou só ouviu falar dessa pessoa, talvez meio por cima. Então você cria uma pequena expectativa sobre àquela pessoa.

Podemos imaginar a seguinte situação, você se encontra com essa pessoa que você criou uma expectativa, porém ela não faz nenhum contato visual. Ela demonstra, a partir das linguagens visual, insegurança ou que ela não sabe o que está fazendo, por mais que ela seja eloquente perante o interlocutor, tentando, a partir de atitudes e sinais, demonstrar positividade e segurança que não são reais. Então mesmo que você, sendo o cliente, tenha tentado entender o que foi dito e compreender a posição dela, alguma coisa não bate e você fica com uma dúvida, meio desconfiado daquela pessoa, daquele vendedor, isso porque a primeira impressão não foi muito boa!

3 Dicas Rápidas para Analisar as Micro Expressões:

Primeiro: O QUE EU PRECISO VER?

Segundo: QUANDO ISSO VAI ACONTECER?

Terceiro: O QUE ISSO QUER DIZER EXATAMENTE? ou QUAIS SÃO AS INTERPRETAÇÕES?

“Você saber se a pessoa está mentindo ou não, é importante! Porém, não mais importante do que saber porque ela está mentindo!”

Macro Expressões Faciais e Micro Expressões Faciais:

Na entrevista, Anderson Tamborim comenta um pouco sobre as Macro e Micro Expressões. A diferença entre as duas é na forma de se expressar mesmo, enquanto na Macro é totalmente perceptível o gesto, como por exemplo: sono, felicidade, tristeza, raiva; as expressões nesses casos são notórias através de um sorriso, uma cara de tristeza etc. Elas podem durar até 4 segundos, mesmo assim são notadas.

Já na micro expressão, a expressão facial acontece muito rápido enquanto na macro expressão quando alguém está surpreso, podemos notar pela cara de felicidade ou um sorriso grande. Na Micro, essa expressão pode se dar através de uma levantada na sobrancelha discretamente que pode acorrer em menos de 2 segundos.

O Sorriso Verdadeiro!

Nessa primeira parte da entrevista contamos com alguns exemplos práticos bem legais! Você saberia identificar um sorriso realmente verdadeiro na expressão de alguém? Anderson Tamborim traz uma série de exemplos e comenta como podemos identificar cada micro expressão de forma efetiva!

Veja as imagens abaixo:

Micro-expressoes

Micro-Expressões

Micro-Expressões

Após ter visto todas as imagens e analisando bem todas elas, qual você diria, em cada foto, que está com o sorriso sincero e verdadeiro? A foto da esquerda ou da direita? Será que você acertou? Na entrevista o Anderson Tamborim dá a resposta correta e comenta como podemos identificar o sorriso verdadeiro! As explicações são incríveis e você não pode deixar de conferir, por exemplo, sabia que muitas vezes o sorriso verdadeiro não está na boca! Sabia disso?

Resumindo as Micro Expressões Faciais.

Tivemos a chance de aprender o que são as Micro Expressões Faciais, que são expressões rápidas e quase imperceptíveis em primeiro momento, mas que, se treinado e desenvolvido, essa habilidade pode ajudar, e muito, a identificar o real sentimento e desejo de uma pessoa para com o vendedor, cliente e demais situações que requer mais atenção aos gestos de quem estamos negociando.

Devemos nos atentar na diferença de Micro Expressão e Macro Expressão! Pois, não devemos confundir um sorriso largo com a verdadeira emoção da pessoa, pois, isso é uma Macro expressão! E pode estar “mascarada”. Lembra do exemplo do amigo promovido?

Precisamos desenvolver as habilidades necessárias para observar e interpretar as Micro Expressões, essas sim são excelentes indicadores do real sentimento do nosso cliente! Pois ela vai mostrar coisa que nem mesmo ele sabe que esta fazendo!

E não termina por aqui essa entrevista, você pode conferir mais conteúdo e dicas sobre Micro Expressões, esse tema incrível e instigante, na parte 2 da nossa entrevista!

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!