Os 15 maiores Erros em Vendas no Natal

Nada melhor que o Natal para aumentar as vendas, as comissões, conquistar novos clientes e começar o ano novo com o pé direito! O grande problema é que muitos profissionais cometem “pequenos” erros e acabam não aproveitando o momento da forma correta. No artigo de hoje, vamos conversar sobre os 15 maiores erros em vendas no natal!

A Relação de Vendas e o Natal

Nessa época do ano, os clientes ficam mais tranquilos, relaxados e propensos a gastar mais. As vendas aumentam porque o impulso e a vontade de comprar é muito grande, gerando uma demanda que você, amigo leitor, vai atender!

Os Principais Erros

Analisando diversos amigos que trabalham com vendas no varejo, pude listar 15 erros que são cometidos constantemente, atrapalhando o processo comercial e, muitas vezes, fazendo com que o cliente não compre!

Erro 1 – Falta de Planejamento

Planejamento é fundamental! Analise o histórico de vendas da sua empresa (e o seu, claro) no mesmo período do ano passado e prepare-se para crescer profissionalmente. Somente com informação você pode planejar ações que resultem em aumento de vendas.

Erro 2 – Não estar Comprometido com a Empresa

Acredito que não estar comprometido com a empresa seja sinônimo de egoísmo. Analise sua empresa com carinho e atenção.

O que ela precisa vender mais ou qual produto ou serviço dá mais margem, por exemplo? Comprometer-se com a empresa é assumir a responsabilidade pelos resultados!

Você tem que estar comprometido com a sua empresa

Erro 3 – Não Definir Metas de Vendas para o Natal

Dentro do seu planejamento (erro 1), estabeleça metas de vendas para você ou para sua equipe. Somente com números a frente, os profissionais de vendas conseguem ter parâmetros para saber o que está bom e o que não está!

Erro 4 – Não focar o MIX de Produtos

Vendedor competente é aquele que trabalha o mix de produtos e não apenas vende o que o cliente quer comprar. Se você trabalha com tecnologia, venda a garantia estendida do produto. Trabalha com sapatos masculinos? Venda o cinto e as meias que combinam com o modelo que o seu cliente está comprando!

Erro 5 – Não Criar Promoções

O brasileiro adora promoções! Crie combos de produtos adicionais e que agreguem valor ao cliente, e lucratividade a sua empresa. Desenvolva mecanismos que funcionarão como alavanca de vendas como, por exemplo, kits prontos e já embalados para presente.

Promoções

Erro 6 – Não criar Campanhas Internas de Vendas

Se você é gerente ou coordenador de uma equipe comercial, sabe que é muito importante criar estímulos para os vendedores baterem a meta. Faça promoções por linha de produtos, por faturamento e/ou lucratividade da sua empresa!

Erro 7 – Não Ajudar o Cliente a Comprar!

Pode parecer redundante, mas é algo que eu vejo acontecer muito! Os vendedores estão preocupados com o que ocorre em volta, menos com o que acontece com o cliente. Ou pior, atendem 2 ou 3 clientes ao mesmo tempo!

Ajudar o cliente a comprar é prover a solução para o problema dele. Se ele quer um tênis de corrida, entenda tudo sobre o assunto e ajude ele a comprar a melhor opção que existe na sua loja!

Erro 8 – Não Estimular a Antecipação de Compras por Parte de Clientes

Se o cliente já está na sua loja, porque não ajuda-lo a comprar outros produtos para dar de presente? Sempre pergunte ao cliente: “posso ajudar você a escolher outro presente?” e veja suas vendas serem turbinadas!

Erro 9 – Não usar as Redes Sociais para Vender mais

Usar as redes sociais é fundamental para avisar os clientes sobre as novidades da sua empresa e reforçar que eles devem procurar você. Use as redes sociais para mostrar dicas sobre seu mercado, e sempre mantenha contato com os clientes.

Utilize as redes sociais para vender mais!

Erro 10 – Não utilizar o Email-marketing para Vender Mais

Se você possui o hábito de pegar os dados dos clientes (como eu sempre reforço aqui no Blog SuperVendedores), essa é a hora de enviar um bom email-marketing para estimular que seus clientes comprem seus produtos!

Erro 11 – Não estar Preparado para o Fluxo de Clientes

O natal é a data comercial em que os shoppings e centros comerciais registram maior frequência de clientes. Não estar preparado para atender essa demanda, ou seja, com estoques baixos, poucos profissionais (vendas, embalagem, caixa, etc) é um dos principais erros cometidos pelos comércios.

Erro 12 – Não ter Agilidade

Ninguém gosta de vendedor lento. Ainda mais em uma época corrida, em que você precisa fazer diversas tarefas em um curto espaço de tempo. Economizar o tempo do cliente é uma excelente forma de vender mais, acredite!

Erro 13 – Não Cadastrar os Clientes Novos

Você fechou inúmeras vendas e…. não sabe pra quem! É muito comum isso acontecer, mas um profissional de vendas de sucesso aproveita os minutos finais da venda para anotar os dados do cliente e manter o contato.

Lembre-se de cadastrar os novos clientes

Erro 14 – Não fazer Pós-venda

Exatamente por não ter os dados do cliente (erro 13), não conseguem fazer um pós-venda, iniciando uma nova conversa e, porque não, uma nova venda! Lembre-se que o segredo do relacionamento em vendas é sempre manter contato com o cliente, estimulando a compra!

Erro 15 – Não Fazer um Comparativo

Lembra-se do planejamento? Lembra-se das análises com relação às vendas do ano anterior? É fundamental que você pegue as informações do “antes” e compare com os resultados do “hoje”!

Bater a meta é muito bom, mas saber para onde está indo, como está indo e porque está indo é fundamental para um crescimento contínuo e prolongado na profissão de vendas!

Um forte abraço, boas vendas e FELIZ NATAL!