Ideias para Vender Mais – 8 Técnicas Matadoras

Ser criativo no mundo das vendas é fator chave para qualquer profissional ter sucesso. Cada mercado possui suas particularidades, mas podemos vender mais através de um conjunto padrão de técnicas, adaptadas (corretamente) para o seu segmento e forma de trabalho. Nosso artigo de hoje vai abordar 10 técnicas para você vender mais!

Importância das vendas

A partir do momento que uma empresa desenvolve qualquer tipo de produto ou serviço, a área comercial é responsável por prospectar novos clientes, apresentar de forma estratégica seus produtos e reforçar seus pontos positivos, nunca esquecendo os diferenciais.

O foco deve ser SEMPRE o cliente, mais especificamente, atender todas as necessidades que ele apresentar no momento da prospecção e posteriormente, na negociação.

No entanto, isso pode ser uma tarefa mais difícil do que parece, tanto é que muitas empresas fecham suas portas porque simplesmente não conseguem vender aquilo que pretendiam.

Empresas fecham suas portas

Este tipo de fracasso pode ser uma consequência de inúmeras falhas de planejamento. Por incrível que pareça, muitos gestores esquecem de pensar no seu público-alvo e acabam não conseguindo agregar valor ao seu produto.

Dicas para Aumentar as Vendas

As dicas apresentadas abaixo têm como objetivo principal gerar ideias para que você, amigo vendedor ou empreendedor, possa desenvolver uma estratégia eficaz para o seu negócio. Vamos a elas:

1 – Capacitação de Vendedores

Os profissionais que você escolher para trabalhar diretamente em vendas, têm a obrigação de ter domínio absoluto sobre o produto ou serviço que vendem. Além disso, precisam conhecer o mercado, os concorrentes e as principais necessidades do seu público-alvo.

A melhor forma para isso é a capacitação e treinamento constante. Se você quer ter os melhores profissionais, deve ajudá-los a desenvolver as características de um excelente vendedor.

2 – Facilite o Pagamento

Uma das melhores formas de vender mais é facilitar a forma de pagamento. Inúmeras pesquisas apontam que a facilidade no pagamento de uma compra é uma das melhores ferramentas de vendas.

Isso ocorre porque o brasileiro está acostumado a comprar parcelado e acaba “encaixando” o valor da parcela no seu orçamento mensal! É claro que isso depende muito do seu segmento de mercado, e a forma como você compra os produtos nos seus fornecedores.

3 – Conheça seus Clientes

Cada tipo de produto ou serviço tem um público específico e, para vender mais, você precisa saber exatamente com quem você está trabalhando. A arte de prospectar nada mais é do que ENTENDER quem precisa dos seus produtos e ONDE eles estão!

A melhor forma de você descobrir seu público-alvo é conversando com seus atuais clientes. A melhor forma de você descobrir seu público-alvo é conversando com seus atuais clientes. Enumere o que eles possuem em comum e quais são (ou eram) as principais dificuldades, entendendo como você os ajudou.

Com essas informações, desenvolva uma estratégia comercial, cruzando as características que você descobriu, com os locais onde esses clientes podem estar. Assim, você consegue prospectar de forma mais eficiente e consegue vender mais com o mesmo esforço que teria sem essa estratégia.

4 – Divulgue

Um produto pode ser excelente, mas isso de nada servirá se ele não tiver visibilidade. Por isso, utilize todas as ferramentas de publicidade, sem esquecer a internet! Aqui, podemos separar essa dica em dois pontos estratégicos:

  1. Divulgação dos Produtos: Invista corretamente em publicidade, ou seja, mostre seus produtos para quem realmente vai comprá-los. Às vezes um panfleto distribuído em uma região da cidade pode trazer mais resultado do que um outdoor na mesma região. Entender essas diferenças do seu mercado é FUNDAMENTAL para o sucesso de qualquer campanha, além de se obter um mais retorno sobre o seu investimento.
  2. Mantenha uma Estratégia Digital: Ter um site, um perfil no Facebook ou mesmo estar presente em grupos de discussão (fóruns) na internet, é fundamental para você ser visto como formador de opinião. A melhor forma de conseguir isso é ouvir seus clientes e obter depoimentos sobre o que eles acharam da sua empresa. No artigo “5 Dicas práticas de Como Vender Pela Internet”, nós pontuamos várias estratégias digitais para você vender mais e com um custo baixíssimo. Além disso, a internet é de graça e existem excelentes estratégias para você aumentar o faturamento da sua empresa!

5 – Faça Promoções

A estratégia de promoção vai variar muito conforme seu mercado, mas o que gosto de afirmar é: todas as empresas podem usar essa ferramenta de vendas, seja em uma promoção pontual ou uma ação prolongada.

A promoção pontual é aquela que tem início e fim. Geralmente, o comércio utiliza muito essa ferramenta para trazer novos clientes para a loja. Isso ajuda a atingir, principalmente, as pessoas que ainda não conhecem os seus produtos, e que podem se tornar clientes muito fiéis depois do primeiro contato.

A promoção prolongada tem como objetivo aumentar o ticket médio da venda. No mesmo exemplo anterior, a loja poderia oferecer aos clientes um desconto progressivo, conforme o número de peças que o cliente compra, entende?

A estratégia de promoção vai variar muito conforme seu mercado

A diferença principal entre elas é que uma tem o objetivo de trazer novos clientes para aproveitar o preço baixo, e a outra tem como objetivo aumentar o faturamento de cada cliente, vendendo mais na mesma negociação!

6 – Nunca Abandone o Cliente

Investir em um pós-venda campeão é o principal fator para se gerar relacionamento de longo prazo. Para que isso aconteça, você precisa ter todos os dados do cliente disponíveis, facilitando os contatos.

O cliente comprou? Agende um horário do seu dia apenas para verificar se ele está satisfeito, se o produto atendeu suas necessidades e se ele tem alguma dúvida. Ajudar o cliente a usufruir do seu produto é um DIFERENCIAL, e pouquíssimos profissionais fazem isso!

Para investir no relacionamento e vender mais, mantenha contato por email ou telefone, para que ele lembre-se de você e da sua empresa quando for necessário comprar novamente seus produtos.

7 – Local/Ambiente de Vendas

Se você atende seus clientes em um local próprio, ele deve ser bem localizado, bastante limpo, com clima (temperatura) agradável e sem ruídos externos. Ruídos externos são os fatores que pode tirar a atenção do cliente, seja o barulho em excesso ou mesmo uma música alta.

8 – Criatividade

Pense em maneiras diferentes de oferecer e apresentar seu produto, para chamar a atenção das pessoas. Uma boa apresentação é aquela que mostra TODOS os detalhes do produto e serviço, mas com foco no CLIENTE (e não na meta).

Nos dias atuais, é muito difícil encontrarmos profissionais que façam esse tipo de trabalho. Se você está buscando informações de como ser um profissional melhor, já saiu em vantagem!

Para auxiliar você a aumentar as vendas de forma criativa, leia nosso artigo “Como Vender Mais e Melhor – 5 Ideias Criativas” para ter inspirações e aplicar as técnicas em sua empresa.

BÔNUS GRÁTIS – Fidelização

Fidelizar um cliente é a melhor forma de vender mais. Clientes fiéis não apenas compram, mas indicam sua empresa e produto para amigos. E para fidelizar o cliente afinal?

Simples: NUNCA engane ou ofereça aquilo que não pode cumprir. Além disso, seja direto e entenda o que o cliente precisa comprar. Invista no relacionamento, entrando em contato frequentemente e trazendo novidades.

Além disso, você pode oferecer vantagens aos seus clientes, para que permaneçam com você e lembrem-se da sua empresa quando precisarem do seu produto. No marketing, existe um chavão: “quem não é visto, não é lembrado”.

quem não é visto, não é lembrado

Conclusão Sobre Como Vender Mais

Vender mais é um misto de estratégias que vai desde a escolha do produto até o último contato com o cliente, exigindo muito planejamento e estratégias eficientes da empresa ou do vendedor.

E o que você acha? Concorda com os pontos listados? Quais as particularidades do seu mercado?

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!